Os custos com o combustível, sem dúvida, representam uma importante parcela dos gastos operacionais das empresas. É fundamental estar atento e adotar medidas e informações sobre como economizar gasolina dos veículos corporativos. De acordo com a 12ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia nos Pequenos Negócios, realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os gastos com combustíveis, junto a insumos e mercadorias, foram citados como os que mais impactam os negócios por 63% dos microempreendedores individuais (MEI) e por 61% das micro e pequenas empresas. Por isso, definir critérios de controle fará com que sua empresa se torne mais produtiva, rentável e competitiva no mercado.
Além disso, quando falamos em gestão de frota, informações sobre como economizar gasolina podem ser uma importante chave para reduzir os custos com o seu negócio. É importante que esse assunto seja sempre lembrado e discutido dentro da empresa. O que percebemos é que, muitas vezes, o desperdício ocorre apenas por falta de orientação e informação. Promover palestras sobre como os motoristas podem tirar o máximo dos veículos em que trabalham ou, ainda, dar exemplos de ações simples que podem ser realizadas diariamente, como desligar o carro quando ele estiver parado e trocar as marchas nos tempos certos podem fazer a diferença no final. Outro fator importantíssimo é a adoção de cartões para o abastecimento da frota e a adoção de sistemas de gestão e monitoramento. Eles ajudam o gestor de frota a entender como economizar gasolina por meio do controle dos gastos em tempo real.
Você quer dicas práticas sobre como economizar gasolina e reduzir os custos de operação na sua empresa. Então continue lendo nosso artigo!
Investir em treinamento e programas de incentivo pode estimular sua equipe a buscar a economia de combustível
1- Incentive e ensine como economizar gasolina
Como falamos há pouco, muitas vezes, atitudes simples dos motoristas podem fazer aumentar o consumo de combustível nos veículos. É importante que sua empresa invista em treinamentos periódicos para que os motoristas da frota aprendam como economizar gasolina e reduzir o desperdício. Palestras, cursos, dicas de especialistas são fundamentais. Investir no incentivo também pode ajudar muito: crie um programa de incentivos e ofereça uma bonificação para o motorista que conseguir diminuir os seus gastos no fim do mês. Esse bônus pode ser em dinheiro, cartões-presente ou prêmios físicos.
Porém, fique atento: antes de criar metas de consumo de gasolina, é preciso oferecer uma estrutura que dê as condições necessárias para que o motorista consiga economizar. Se o interesse da empresa é encontrar meios de economizar gasolina e melhorar o quilômetro rodado dos veículos, também é fundamental acompanhar os resultados de perto. Lembre-se de que o motorista é o principal responsável pelos custos da frota, incluindo manutenção, multas e acidentes.
2- Mantenha os pneus sempre calibrados
Mesmo que muitos não se atentem para isso, a calibragem dos pneus é um item fundamental para reduzir o consumo de combustível dos veículos. Rodar sem a calibragem certa, causa alta no consumo de combustível, maior desgaste dos pneus e mais esforço do motor. Calibrar os pneus é fundamental para a segurança, para uma ter uma boa dirigibilidade, boa condição de rodagem, menor desgaste, menor consumo de combustível e como consequência menor emissão de poluentes.
Há pesquisas que indicam que os motoristas desperdiçam anualmente 100 milhões de litros de combustível. Os números também refletem na emissão extra de 236 milhões de kg de CO2 na atmosfera. É importante verificar o manual do seu veículo, seguindo sempre o indicado pelo fabricante. A checagem deve ser feita sempre com o pneu frio.
Caso seu veículo seja mais antigo, essas informações de calibragem podem não estar disponíveis. Neste caso, vale a calibragem máxima que está gravada no flanco dos pneus. Dica: use uma graduação menor que a informada para que o pneu não fique muito duro.
3- Otimize as rotas
Um planejamento de rota bem feito ajuda, e muito, a reduzir os gastos da frota. Mas como economizar gasolina? O planejamento deve ser feito de forma minuciosa pelo gestor de frota, avaliando pontos como a possibilidade de engarrafamentos, a quantidade de sinais de trânsito, a prioridade para as vias principais e os horários de saída de cada veículo.
4- Fique de olho nos abastecimentos
Abastecer os carros em postos confiáveis é fundamental na hora de traçar estratégias que possibilitem formas de como economizar gasolina. Um combustível de qualidade, e o uso de bombas verificadas garantem um melhor custo-benefício. O sistema de gestão de frotas Trio Card Plus Frota permite o abastecimento apenas naqueles postos que fazem parte da rede credenciada, evitando os riscos de fraudes e possibilitando as melhores negociações. Além disso, o sistema possibilita ao gestor de frota o acompanhamento em tempo real de cada utilização, garantindo um maior controle com previsão de custos e avaliação de pontos sensíveis que carecem de modificação.
LEIA MAIS: Cinco tendências para gestão de frota em 2023
5- Mantenha a manutenção sempre em dia
Como economizar gasolina por meio da manutenção do motor? Mantendo um calendário de revisões sempre em dia. Deixar o veículo em boas condições de uso, realizando avaliações periódicas, pode evitar o desperdício e, consequentemente, gastos desnecessários. Há vários defeitos que podem influenciar diretamente no desempenho do veículo e também aumentar o consumo, como falta de manutenção adequada dos filtros. Outro ponto que deve ser observado é a capacidade de carga de cada veículo da frota. O excesso de peso é outro vilão quando o assunto é como economizar gasolina.
Invista em um sistema completo de gestão de frotas!
Já pensou em economizar gasolina e todos os outros combustíveis utilizados em sua frota? Então você precisa conhecer o Trio Card Plus Frota e seu módulo de gestão de abastecimento.
Ele permite que o gestor tenha controle em tempo real dos abastecimentos realizados pelos veículos, recebendo relatórios automáticos de desempenho com alertas. Com todos os dados reunidos e ao alcance é possível garantir mais fluidez para o controle da frota, ajudando a tornar a empresa mais competitiva por meio de uma operação mais fluida. Com o software é possível acompanhar em um só painel gráficos comparativos de diferentes dados, permitindo uma fácil visualização de todo o processo logístico e ajudando a identificar com mais facilidade falhas, acertos e necessidades para uma prestação de serviços de excelência e maior viabilidade. Ficou interessado? Então clique aqui e converse com um dos nossos consultores.