Quem é gestor de frota sabe o quanto é importante manter a manutenção preventiva e corretiva dos veículos em dia, não é mesmo? O cuidado com os carros e caminhões é fundamental para uma logística perfeita com motoristas em segurança, com menor risco de quebras e acidentes, e um menor custo operacional, com economia de combustível. Sempre ouvimos falar sobre a manutenção corretiva e preventiva, mas você sabe qual a diferença e a importância de cada uma delas? Nesse artigo nós vamos explicar tudo para você!
A manutenção preventiva e corretiva possibilita tirar a máxima eficiência da sua frota e deve ser planejada de forma estratégica pelos gestores. Cada detalhe precisa de atenção, desde a qualidade dos combustíveis utilizados, até a manutenção dos pneus; esses cuidados garantem uma maior vida útil para os equipamentos. Existem diferentes tipos de manutenção, cada qual com a sua importância.
Manutenção preventiva e corretiva: entenda os detalhes
Ainda há muita confusão entre manutenção preventiva e corretiva, e para ajudar você a diferenciar, trouxemos o conceito de cada uma delas. A NBR 5462 define a manutenção corretiva como: manutenção realizada após a ocorrência de defeitos, com o objetivo de restabelecer um item que precisa ser mantido em funcionamento. Já a manutenção preventiva é aquela realizada em intervalos preestabelecidos, com a finalidade de reduzir a probabilidade de ocorrência de falhas ou degradação e mau funcionamento de um item. Ou seja, a manutenção preventiva serve para evitar possíveis avarias e a manutenção corretiva é empregada quando o dano já for existente e o objetivo for a reparação do mesmo. Vamos aos detalhes da manutenção corretiva e preventiva?
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Manutenção preventiva
Ainda que manutenção preventiva e corretiva tenham o seu grau de importância, a manutenção preventiva tem como objetivo manter os veículos da frota nas melhores condições possíveis de trabalho. Como o nome já diz, o plano aqui é prevenir problemas, fazendo um trabalho com o objetivo de evitar o surgimento de falhas no veículo. Ela é fundamental para garantir o bom funcionamento de cada equipamento, reduzindo gastos desnecessários no futuro. Independente do ramo de atividade da empresa, a manutenção preventiva possibilita otimizar os processos e reduzir os altos investimentos com o conserto de equipamentos danificados e interrupções desnecessárias.
A ideia da manutenção de frota preventiva é realizar um diagnóstico preciso do estado dos veículos e definir quais medidas precisam ser tomadas para impedir prejuízos ou acidentes. Antecipar possibilidades de problemas evita despesas não esperadas e a perda de tempo com carros ociosos. Veículos fora de operação e estacionados nos pátios das empresas significam perdas para o bom funcionamento da cadeia logística.
A melhor forma de realizar a manutenção preventiva é por meio de um calendário fixo de conservação. Nas datas determinadas pelo cronograma, deve ser realizada a inspeção de itens como: o estado dos pneus, a suspensão, freios, fluidos, motor, escapamento, sistema elétrico e as baterias.
No momento de definir essa manutenção, há alguns pontos que devem ser observados:
- O tempo de utilização do veículo;
- A quantidade de horas de funcionamento;
- A produtividade.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva visa corrigir os problemas na frota depois que eles surgem. A intenção de sua adoção é fazer com que as falhas em veículos sejam corrigidas quando elas surgem. Isso significa que, ao invés de antecipar a possibilidade de falhas, elas são esperadas para, só então, serem solucionadas.
Possuir um sistema de manutenção corretiva como o principal meio de manutenção, mostra falhas na gestão de frotas. Embora seja o primeiro tipo surgido no meio mecânico, ela não é a mais segura, muito menos econômica. É fundamental pensar nas duas — manutenção preventiva e corretiva.
Podemos dividir esse tipo de manutenção em categorias. As principais são:
- Emergencial: esta é a categoria mais comum. Nela, as soluções e consertos são sempre circunstanciais. Ou seja, quando o equipamento para, a manutenção é aplicada. Isso quer dizer que, ou o objeto da necessidade falhou antes do esperado, ou não teve um acompanhamento efetivo de seu desempenho.
- Planejada: na manutenção corretiva planejada, a intervenção acontece quando se percebe alterações no desempenho do veículo. Neste caso, o reparo não é, necessariamente, emergencial, podendo ser agendado. Um dos grandes problemas dessa modalidade é o fator surpresa. Quando se agenda a solução apenas após sinais de falhas, há sempre a expectativa de quebra efetiva a qualquer momento.
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Quais são os erros mais comuns na manutenção preventiva e corretiva?
Um gestor de frotas informado e bem preparado consegue otimizar a manutenção se ficar atento a alguns detalhes relevantes:
- Levar em conta as rotas e estradas utilizadas pelos veículos: devido à precariedade de alguns trechos, é interessante escolher com antecedência aqueles que serão mais benéficos para seu negócio. Leve em consideração as distâncias, qualidade da estrada, tipo de carga e veículo. É indicado também o uso de sistemas de monitoramento e rastreamento de carga, capaz de fornecer dados e informações precisas e ajudar a planejar manutenção preventiva e corretiva.
- Usar mão de obra qualificada: escolher as oficinas de qualidade é sempre um item a ser observado. Muitas vezes, economizar nesse quesito pode acarretar um custo maior, pois a manutenção pode não durar o esperado. Busque agentes especializados em manutenção preventiva e corretiva.
Controle sua frota e mantenha a manutenção preventiva e corretiva em dia com o sistema Plus Frota
O sistema Trio Card Plus Frota permite ao gestor colher os principais dados sobre os veículos, possibilitando a identificação de falhas operacionais, além de aumento de consumo de combustíveis e necessidade e frequência de manutenção preventiva e corretiva.
Por meio do sistema é possível:
- Acompanhar o histórico de todas as manutenções realizadas com as devidas garantias e avisos de revisão e substituição de peças;
- Registrar o plano de manutenção preventiva, incluindo controle periódico;
- Estabelecer uma comunicação direta com as oficinas para aprovação de compras e serviços;
- Realizar cotações e orçamentos nas oficinas credenciadas;
No entanto, o Plus Frota não é uma apenas uma ferramenta de gerenciamento de manutenções. É um software de gestão de frota completo, dividido em módulos, sendo eles:
gestão de abastecimento, gestão de manutenção, tag pedágio e recolhimento de notas fiscais.
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