Você acompanha com cautela os indicadores de desempenho da frota? Sabe exatamente como ela se comporta e como realmente é? Acompanhar esses dados com precisão é a maneira mais eficiente de conhecer as operações que envolvem os veículos corporativos. Isso é indispensável para que se tenha uma gestão mais eficiente e uma visão realista do funcionamento do setor. A análise dessas informações é o que possibilita que os gestores possam identificar os gargalos. Com o intuito de aplicar as melhores práticas que colaborem para a redução dos custos e o aumento da produtividade.
Aliás, como o próprio estatístico William Edwards Deming nos ensinou: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.”
Portanto, é fundamental ter acesso aos indicadores de desempenho da frota e saber como analisá-los para garantir uma gestão eficaz e completa.
Porque os indicadores de desempenho da frota são fundamentais
Os indicadores de desempenho, ou KPIs (sigla do termo em inglês Key Performance Indicator), são fundamentais para o sucesso do negócio. Dizemos isso por serem esses os dados que, quando bem monitorados, ajudam na definição das metas e dos objetivos do departamento.
Sempre visando a redução dos custos e a melhora do desempenho da frota. Afinal de contas, qualquer que seja o ramo do negócio, isso é uma necessidade em comum.
Mas, isso só se torna real quando existe um planejamento sólido e amparado por dados realistas. Como um gestor pode pensar em reduzir os custos com combustível, por exemplo, se não souber o consumo? E saber, não quer dizer ter lido o manual do veículo que apresenta a média de combustível por litro. É entender realmente como cada um deles se comporta.
Até porque, mesmo que você tenha 50 carros iguais, não quer dizer que todos tenham a mesma performance. Isso varia muito com o estado de conservação, com a periodicidade das revisões e em como o motorista dirige.
Então, mesmo que sejam exatamente os mesmos modelos, não significa que se comportam da mesma maneira.
Mas, essa percepção e esse entendimento só é possível quando existe um acompanhamento detalhado e minucioso de todas as informações que são importantes para algumas definições.
Tendo acesso aos dados corretos, é possível criar um controle de frota assertivo e que traga bons resultados para a empresa.
E como é possível acompanhar e mensurar esses indicadores?
Uma das melhores alternativas para isso, é investir em um sistema que centralize essas informações. Quando o controle dos indicadores de desempenho de frota são feitos de forma manual, há maior dificuldade em ter acesso aos dados.
Contudo, hoje em dia existem ferramentas capazes de facilitar o acompanhamento dos principais KPIs. Como é o caso do Plus Frota, nosso software. Ele foi desenvolvido para que os gestores tenham maior tranquilidade ao analisar os indicadores essenciais, como:
Quilômetro por litro de cada veículo: esses números são muito importantes para identificar quais os automóveis mais econômicos e os que gastam mais combustível. Tendo esses parâmetros, é possível, então, descobrir o que interfere negativamente na performance de alguns modelos. Pode ser desde um problema mecânico ou até mesmo a conduta do motorista ao dirigir. Portanto, avaliar as diferenças entre um funcionário e outro é indispensável para aplicar as melhorias necessárias.
Custo do km rodado: esse é um dos indicadores de desempenho de frota que precisa ser controlado. Quando o gestor consegue mensurar esse resultado, passa a ter uma visão ampla sobre os custos da sua operação. Assim, pode avaliar se está sendo rentável manter a frota de acordo com os valores cobrados pela entrega ou prestação do serviço.
Desempenho por motorista: mais acima citamos o fato do maior consumo de combustível poder estar relacionado a maneira como os motoristas dirigem. O Plus Frota possibilita acompanhar a variação do desempenho de cada veículo de acordo com o condutor. Assim, os gestores podem alternar os motoristas e avaliar se fará diferença no gasto de combustível. Descartando a hipótese, podem partir para outras análises.
Preço do combustível: uma das funcionalidades do nosso sistema online de gestão de frota, é oportunizar a consulta dos valores praticados pelos postos de gasolina. Existe variação de um local para outro, pesquisar os melhores preços permite que os motoristas sejam direcionados para esses estabelecimentos. Assim, automaticamente contribui para a redução de custos provenientes do combustível.
Esses são alguns dos indicadores de desempenho de frota fundamentais para uma gestão eficaz. Mas, existem outros e eles também estão disponíveis no Plus Frota. Além das informações ficarem armazenadas no sistema, tem como emitir relatórios baseados nos resultados desses indicadores de desempenho de frota.
Fale com nossos consultores e solicite mais informações sobre o software, você certamente desfrutará de uma gestão mais tranquila, efetiva e assertiva.