Como fazer a coleta e análise de dados da frota com eficiência

Como fazer a coleta e análise de dados da frota com eficiência

Entre as tantas tarefas de um gestor de frota, certamente, aqui está uma importante: cuidar de tudo para que a empresa tenha a maior produtividade possível gastando menos. E sabe o que pode ser uma grande aliada nesse objetivo? A tecnologia. Com o sistema adequado, o gestor pode realizar a coleta e análise de dados que indicarão onde estão os melhores e os piores desempenhos da empresa.

Isso porque, ao rodar uma frota, automaticamente, os veículos e os motoristas geram uma infinidade de dados, prontos para serem capturados e transformados em informação relevante. No entanto, é claro que, para que a coleta e análise de dados seja assertiva e, realmente, traga resultados eficientes, além da tecnologia certa, é preciso saber como fazer o melhor estudo para cada objetivo, pois, existem várias formas de olhar para uma mesma informação.

Por isso, neste artigo, vamos te ajudar a entender todos os dados que você pode estar deixando passar e que, certamente, auxiliarão para aumentar o desempenho de seus veículos e motoristas. Além disso, até o final do conteúdo, você saberá como realizar a coleta e análise de dados e qual é a mais adequada para o seu objetivo.

Boa leitura!

O que é e por que fazer a coleta e análise de dados da frota?

coleta e análise de dados

A coleta e análise de dados é uma prática que pode melhorar o dia a dia da empresa e aumentar a produtividade de veículos e colaboradores.

Basicamente, ela consiste em armazenar dados naturalmente gerados a partir da rotina da frota em sistemas capazes de transformá-las em informações relevantes para mudar o que for preciso na dinâmica do trabalho.

Mas afinal, por que fazer isso? Bem, realizar a coleta e análise de dados possibilita uma série de vantagens para os gestores de frota, como:

  • Visão geral de todos os processos da frota;
  • Identificação dos principais gargalos;
  • Insights de soluções;
  • Acompanhamento e controle gerencial;
  • Possibilidade de recompensar os motoristas com melhor desempenho;
  • Entre outras.

É que, com um sistema automatizado e especializado, como o da Plus Frota, é possível colher as seguintes informações:

1. Custo por KM rodado

Saber o real custo por KM rodado é indispensável para que a empresa possa considerar se está tendo lucro ou prejuízo ao realizar suas atividades. Nesse relatório, estão incluídas outras despesas relacionadas aos veículos, que podem ser escolhidas de acordo com os indicadores preestabelecidos no sistema. Mas, claro, tendo como um dos principais custos a serem analisados, o gasto com os abastecimentos. 

2. Desempenho (KM/L)

Esse é um dos relatórios principais do Plus Frota, visto que, saber o desempenho (KM/L) auxilia o gestor a analisar quais dos seus veículos corporativos são os mais econômicos. Além disso, embora em muitos casos o problema esteja no automóvel, a causa do prejuízo pode estar na falta de preparo do motorista. Logo, nessa situação, uma capacitação sobre boas práticas de direção pode resolver.

3. Valores praticados nos postos de combustíveis credenciados

Com o Plus Frota, você tem total controle sobre uma das despesas essenciais que mais pesam no orçamento: o combustível! E sabemos que o combustível está cada vez mais caro. Por isso, com tecnologia, é viável ter um relatório completo sobre todos os abastecimentos realizados pela frota: data, horário, local, quantidade de combustível, preço pago por litro, etc. Esses dados mostram onde estão os melhores preços de combustível, fazendo com que você possa orientar os condutores antes das viagens.

4. Fechamento financeiro

Esse relatório promove um controle de frota bem preciso. Pois, é possível extraí-lo no modelo sintético, sintético por centro de custo, analítico por centro de custo e analítico por veículo. Com o Plus Frota, portanto, todas as despesas ficam centralizadas e dispostas de maneira visualmente fácil e intuitiva.

5. Possibilidade de um relatório específico que atenda, exatamente, a necessidade da empresa

Deixamos o melhor para o final! O Plus Frota, enquanto um sistema de gestão de frota, sabe quais são os tópicos gerais necessários para se obter os melhores resultados. Apesar disso, ninguém conhece melhor a sua empresa do que você mesmo! Em virtude dessa realidade, prezamos muito por um atendimento personalizado, do início ao fim do processo. Assim, oferecemos a possibilidade de criar relatórios, exatamente de acordo com a necessidade do negócio.

A partir desses relatórios extraídos, o gestor pode identificar quais os melhores veículos e motoristas, bem como saber quais os postos de abastecimento que possibilitam os descontos no combustível. Assim, na hora de realizar a roteirização da frota, o gestor pode recomendar os trajetos com os estabelecimentos mais baratos que, certamente, contribuirão para um fluxo de caixa mais saudável.

LEIA TAMBÉM: Vantagens de contar com um software para controle de frota

Quais são os principais tipos de análise?

coleta e análise de dados

Com os dados em mão, qual é o melhor tipo de análise? Isso depende, é claro, dos seus objetivos. Porém, existem, basicamente, quatro tipos de análise:

  1. Análise Descritiva: ajuda a compreender, com clareza, a sua realidade atual, mostrando as principais tendências e flutuações;
  2. Análise Diagnóstica: aqui o objetivo é entender por que os dados se comportam de determinado modo;
  3. Análise Prescritiva: Sugere insights que podem virar práticas para mudar o curso da situação e suas consequências;
  4. Análise Preditiva: tem por objetivo prever uma situação com base em dados, antes que ela chegue a ocorrer.

Como fazer coleta e análise de dados de forma eficiente e assertiva?

Planejamento: O primeiro passo é planejar e entender exatamente o que se busca com a coleta e análise de dados. Isso porque, sem um objetivo claro, os dados não dizem nada. É preciso, portanto, saber procurar.

Armazenamento: O armazenamento é tão importante quanto o planejamento, uma vez que, se feito de maneira manual, pode comprometer a interpretação, já que aumenta riscos e os dados podem ser extraviados.

Interpretação: Essa é a etapa mais importante para uma coleta e análise de dados assertiva. Afinal, de nada adianta uma quantidade enorme de dados, se eles não forem bem interpretados, dificilmente apontarão caminhos para solucionar os principais gargalos da frota. 

Tecnologia: Sistemas mais automatizados, modernos e eficientes aumentam as chances de uma análise assertiva, pois, conferem veracidade às informações coletadas e relatórios completos sobre os indicadores de frota.

LEIA TAMBÉM: Segurança da frota: principais riscos e como evitá-los

Conte com o Plus Frota para coleta e análise de dados

Agora que você já conhece todos os benefícios da coleta e análise de dados, sabia que a Plus Frota fornece todos os relatórios que você precisa para aumentar o desempenho e a produtividade da sua equipe, baseando-se em informação de qualidade?

É isso mesmo! Não importa qual abordagem você queira realizar, para saber como fazer a análise de dados de forma assertiva para o seu objetivo, você precisará ter um conjunto de informações sólidas capazes de te indicarem os melhores caminhos.

Com os benefícios da Plus Frota, você, gestor, acompanha em tempo real os gastos com abastecimento, o desempenho dos seus motoristas, a condição dos veículos e o custo por KM rodado.

Além disso, você também conta com uma ampla rede de lojas credenciadas e possui liberdade para criar os seus parâmetros de acordo com as suas necessidades, bem como tem acesso a relatórios completos que te ajudam a entender o comportamento de veículos e colaboradores.

Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais sobre nossos benefícios.

sistema de controle para frotas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *