O uso de indicadores de frota pode ajudar a sua empresa a melhorar o desempenho e reduzir custos. Mas o que são esses indicadores e como usá-los?
Ter indicadores de performance, ou KPIs, é essencial para a gestão de qualquer empresa e tamanho de frota de veículos. Com os indicadores de frota corretos, é possível acompanhar o desempenho dos veículos e identificar melhorias constantes. Assim, é possível garantir melhores resultados de gastos e trabalhar sempre pela redução de custos.
Os indicadores de frota também facilitam a comunicação com a equipe. Assim, o gestor pode apresentar metas e soluções, envolvendo todos com a missão da empresa, independente de nível hierárquico.
Com tantas variáveis para levar em conta, é importante focar em dados que sejam relevantes. Alguns indicadores de frota fazem a diferença no aprimoramento dos processos. Mas como identificá-los?
Para ajudar que você consiga considerar os mais importantes, listamos cinco indicadores que entendemos como ideais para qualquer gestão de frota.
Cinco principais indicadores de frota
Para que um gerenciamento aconteça com eficiência e assertividade, aposte nos cinco KPIs de frota a seguir:
1 – KM/L de cada veículo
Descobrir qual o consumo por quilômetro de cada veículo é importante para descobrir quais os modelos mais econômicos e os que apresentam problemas na performance, sejam eles defeitos mecânicos ou de operação. Além disso, é possível prever as soluções mais econômicas para o abastecimento, e até mesmo o comportamento dos motoristas ao volante.
O mais importante é que o motorista ou a empresa consigam aferir exatamente a quilometragem no odômetro sempre quando realiza o abastecimento. Assim, será possível fazer o acompanhamento da litragem abastecida e a quilometragem percorrida até a próxima ida ao posto de combustível.
Para calcular a média em quilômetros por litro, basta dividir os quilômetros percorridos pela quantidade de litros que a bomba marca no segundo abastecimento. Mas isso nem sempre é uma tarefa simples quando se trata de processo manuais, por isso opte por sistemas informatizado de abastecimento para melhor controle.
2 – Custo por KM rodado
O cálculo de custo é essencial para uma boa gestão financeira e deve fazer parte dos indicadores de frota. Nas empresas em que há gestão de frota, uma das questões fundamentais é como calcular o custo do KM rodado. Para a empresa, a precisão desse cálculo é essencial para garantir uma boa gestão, fornecer dados para verificar a viabilidade do serviço prestado, e possibilitar a otimização da gestão financeira e rentabilidade da operação a curto e longo prazo.
O cálculo do reembolso de quilometragem consiste em multiplicar o total rodado pelo veículo durante um determinado período pelo valor das despesas geradas do mesmo. Cada empresa poderá incluir todas ou algumas despesas do veículo, porém o mínimo a ser considerado para custo de KM rodado será o combustível e a partir dele poderão ser incluídas outras despesas como seguro, manutenção, depreciação entre outros.
3 – Consumo por veículo e motorista
Uma das práticas administrativas mais importantes, em se tratando de controle de frota, é a construção de um bom acompanhamento orçamentário. Portanto, estabelecer limites mensais de gastos por veículos, centros de custo, filiais e acompanhar e controlar esse orçamento evitará dores de cabeça ao gestor.
Não estabelecer parâmetros de limites de gastos dos abastecimentos poderá gerar surpresas desagradáveis, tendo em vista que este poderá atuar apenas de forma reativa quando o orçamento já tiver sido ultrapassado. Portanto, acompanhar e parametrizar orçamentos e limites mensais de gastos com abastecimento, acompanhando o consumo veículo a veículo auxiliará o gestor a trabalhar de forma estratégica e antecipada.
4 – Veículos fora de média
Um dos indicadores de frota mais importantes para o gestor analisar é o de média de consumo de combustível. Isso porque, o gasto com combustível chega a ser de até 50% do custo total de uma frota. Por ser um dos mais onerosos, é preciso ter um controle minucioso.
É possível conseguir a média de consumo semanal, quinzenal, mensal etc. Fica a critério do gestor determinar o intervalo de tempo.
O levantamento pode ser feito comparando resultados entre motoristas, mas deve-se cruzar informações e analisar o custo por tipo de veículo, modelos e avaliar os melhores e piores veículos em se tratando de média. O gestor deve atuar de forma estratégica e verificar os veículos e motoristas com pior desempenho.
5 – Acompanhamento dos preços praticados pelos Postos
Existe uma grande variação de preços de combustíveis entre postos. Alguns fatores como variação de ICMS entre estados podem interferir no preço final. Porém, muitas vezes dentro da mesma cidade e bairro há variação de preços. Aliás, em uma frota, qualquer variação de centavos pode fazer uma grande diferença no volume de gastos total.
Por isso, é importante ter uma ferramenta para constante pesquisa de preços entre os postos da região de circulação da frota e sempre realizar o direcionamento para aqueles que ofereçam a melhor condição.
Indicadores de frota são essenciais para o sucesso do negócio
Utilizar KPIs na gestão da frota pode ser um diferencial importantíssimo para o sucesso do seu negócio. Isso porque frotas que possuem um monitoramento constante sobre seus resultados têm mais chance de alcançar suas metas e objetivos, com redução de custos e melhor desempenho da frota.
Através de um planejamento sólido e de uma execução baseada em ações previamente estabelecidas é possível criar uma gestão de frotas única, dinâmica, produtiva e, acima de tudo, segura.
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Através do sistema, todas as informações dos abastecimentos são auditadas e verificadas. Assim, todos os dados são automaticamente transformados Indicadores de frota precisos para gestão.
Além disso, esses indicadores podem ser acessados online através de nosso sistema que conta um dashboard para mensuração de resultados e identificação de melhorias.
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