Ferramentas para otimizar o abastecimento de frota?

Ferramentas para otimizar o abastecimento de frota?

Um dos grandes objetivos que qualquer empresa que possua uma frota de veículos é reduzir o consumo de combustível e otimizar o abastecimento de frota primeiro para controle de custos e segundo como fator de responsabilidade sócio ambiental. Neste cenário não é possível imaginar que não haja a utilização de um software de acompanhamento e controle da operação de abastecimento.

Quais são as vantagens da utilização de um sistema de gestão de abastecimento de frota?

LANÇAMENTOS MANUAIS

Evite métodos de lançamento dos seus abastecimentos de frota que não ocorram on-line. Sua operação deve ser acompanhada em tempo real para que possíveis problemas causados por fugas dos processos sejam evitados. 

Estabeleça regras e monitore via sistema, caso algum abastecimento ocorra fora dos padrões estabelecidos pela empresa intervenha em tempo real e faça as correções necessárias. Se você estiver off-line no máximo poderá identificar o problema após o ocorrido. 

>> Conheça o Plus Frota, gerencie o abastecimento da sua frota e ainda reduza custos.

TENHA OPÇÕES DE POSTOS

Há uma variação de preços entre redes de postos. Não esteja atrelado apenas a uma rede de postos, utilize o fator liberdade de escolha e aproveite o livre mercado e abasteça nos melhores preços. 

Existem inúmeras ferramentas on-line de pesquisa de preços que irão te ajudar a direcionar sua frota para os melhores preços. No final do mês qualquer diferença de centavos no litro se torna uma grande economia. 

Para ganhar tempo na busca do melhor custo benefício, centralize suas buscas de postos em um único fornecedor.  Ele quem irá lhe dar uma rede de postos disponíveis para realizar o abastecimento da sua frota onde ela estiver. 

>> Saiba como funciona o Vale Combustível

TRABALHE COM INDICADORES EM TEMPO REAL

Tenha um sistema que armazene os dados de abastecimento de frota e tenha um histórico de informações. Com base em relatórios e métricas de controle estabeleça sua tomada de decisão. Tenha sempre disponível essas informações:

  1. Custos de KM/L por veículo, modelo e da frota;
  2. Consumo total de litros por tipo de combustível;
  3. Preço médio pago por litro e tipo de combustível;
  4. Média de gasto mensal.

IDENTIFIQUE CADA MOTORISTA E VEÍCULO

Opte por um sistema que a cada abastecimento realizado sempre seja identificado o motorista, o veículo, o tipo de combustível, a litragem e o hodômetro do veículo no momento do abastecimento. Com base nessas informações monitore sempre:

  1. motoristas que mais gastam combustível;
  2. relação entre local de abastecimento do motorista e o consumo;
  3. motoristas mais econômicos ou menos econômicos;
  4. identificação de grandes distorções de consumo;
  5. veículos que mais consomem;

A análise desses dados ajuda a identificar fraudes de motoristas e postos que possuem combustível de má qualidade.

ACOMPANHE A OPERAÇÃO

São inúmeras as decisões que o gestor tem que tomar diariamente quando é preciso gerir a frota de uma empresa. E essas decisões podem otimizar ou promover um gasto não previsto no orçamento da empresa. 

É muito importante monitorar e manter as informações da sua frota atualizadas. Sempre utilize os sistemas de gestão para verificar as informações e garantir que as escolhas sejam tomadas de forma estratégica.

Dados e informações ricas podem auxiliar na tomada de decisão, como por exemplo manter determinado modelo de veículo, alterar rotas ou mesmo substituir motoristas com mal desempenho.

Sistemas de gestão de frotas

A Trio Card vem ajudando muitas empresas a contarem com sistema de gestão de abastecimento de frota. Tenha todas essas soluções para otimizar sua gestão através de nosso serviço (Trio Card Plus Frota). 

Com o Trio Card Plus Frota Por, é possível ter um controle on-line em tempo real da operação de abastecimento de frota e ter todas as informações e relatório em um único lugar. 

Com essas informações, a empresa consegue pensar em diferentes medidas com o objetivo de melhorar o controle e reduzir custos, o que levará a sua empresa a ganhar eficiência e maior competitividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *