Por que promover campanhas de incentivo para colaboradores?

Por que promover campanhas de incentivo para colaboradores?

Hoje em dia, na hora de motivar a equipe, as campanhas de incentivo para colaboradores podem ser uma ótima estratégia. Isso porque elas colocam os times para trabalhar em busca de um único objetivo, geralmente relacionado a metas ou melhorias nos processos internos da empresa.

No entanto, muitos líderes de RH ainda não consideram as campanhas de incentivo para colaboradores como parte da rotina, por não saberem qual a melhor maneira de colocá-las em prática, nem como premiar os funcionários quando estes alcançam tudo que foi proposto, deixando, assim, de aumentar a produtividade e o engajamento do time.

Para mudar essa realidade e ajudar os gestores a criarem campanhas de incentivo para colaboradores verdadeiramente eficazes, separamos algumas dicas preciosas, como a utilização de cartão presente, e quais as principais vantagens da estratégia. Confira!

O que são as campanhas de incentivo para colaboradores?

O conceito de campanha pode parecer complexo, certo? Mas, na verdade, uma campanha de incentivo para colaboradores não passa de um conjunto de ações que visam incentivar os funcionários e melhorar o ambiente organizacional. 

Antes focadas em empresas da área comercial, as campanhas, atualmente, são muito efetivas independentemente da natureza da organização, pois o foco é trazer resultados positivos e bem-estar ao time. 

Além disso, essa estratégia é muito importante para momentos de pressão ou crise, quando o simples trabalho não é o suficiente para engajar os colaboradores.

Se você tem alguma dúvida de por que adotar as campanhas de incentivo para colaboradores na sua empresa, nós citamos a seguir as principais vantagens:

  • Aumento da produtividade;
  • Integração da equipe;
  • Crescimento pessoal dos colaboradores;
  • Torna a empresa mais competitiva e dinâmica.

Além disso, outra vantagem das campanhas de incentivo é a capacidade de personalização. Diferentemente do salário ou dos outros benefícios corporativos, a campanha pode oferecer premiações variadas e de acordo com o perfil de cada colaborador. 

Como criar campanhas de incentivo para colaboradores?

Campanhas de incentivo para colaboradores

Para ter uma estratégia eficiente quando o assunto é campanhas de incentivo para colaboradores, acima de tudo, é preciso conhecer os três pilares da ação. Com eles em mente, fica mais fácil construir um planejamento, e os erros são minimizados. 

Como já se sabe, o principal objetivo da campanha é motivar os funcionários. Apesar disso, a motivação pode ser para diferentes metas. Assim, é preciso, em primeiro lugar, conhecer exatamente o que se busca com a ação. 

Depois, é necessário entender que a motivação gerada passa pela possibilidade de reconhecimento. Certamente, ninguém vai gastar energia se não ver o seu esforço valorizado.

Por fim, para completar o tripé, temos a recompensa. Ela completa o ciclo, gera a motivação e reconhece o esforço. Dessa maneira é viável estabelecer um engajamento baseado na meritocracia e na transparência de processo.

Mas como, afinal, criar campanhas de incentivo para colaboradores? Vejamos a seguir as principais dicas:

1- Estabeleça objetivos claros

O objetivo da sua campanha de incentivo para colaboradores pode ser vender mais. Porém, saiba que existem outras finalidades para a estratégia, como integração da equipe e comemoração de datas especiais, bem como campanhas que projetam a imagem da empresa para o mercado.

Para aumentar as vendas, você pode, por exemplo:

  • Promover premiação e bonificação para os melhores vendedores;
  • Fazer eventos anuais de reconhecimento;
  • Oferecer cartão presente.

Para gerar integração para resolver problemas frequentes, como responder as dúvidas dos clientes nas redes sociais, você pode:

  • Oferecer ingressos para cinema;
  • Fazer um happy hour;
  • Proporcionar day off.

Para comemorar datas importantes e projetar a imagem da empresa no mercado, você pode:

  • Criar campanhas de solidariedade;
  • Realizar pesquisa de satisfação, como a do Great Place to Work;
  • Reconhecer a equipe mais engajada com uma viagem, por exemplo. 

2- Mensure os resultados

Depois de realizar as campanhas de incentivo para os colaboradores, é importante analisar e fazer um balanço geral dos resultados. Assim como qualquer outra rotina, alguns processos precisam ser otimizados no futuro. 

Nessa etapa é igualmente crucial entregar feedback aos funcionários, principalmente àqueles que não foram premiados. Dessa maneira, eles saberão que caminhos trilhar para melhorar seu desempenho nas próximas campanhas. 

3- Determine as recompensas

Escolher as melhores recompensas para as campanhas de incentivo para colaboradores deve ser baseada em pesquisas, uma vez que, de nada adianta decidir, de cima para baixo, qual a melhor premiação para os funcionários. 

Então, opte por presentes flexíveis que podem se adaptar à realidade dos diversos perfis de colaboradores: estado civil, filhos, educação, projetos pessoais etc.

Algumas opções de recompensa

1- Viagens

Ofereça um pacote ao melhor vendedor do ano ou do semestre. Geralmente, os colaboradores querem viver uma experiência diferente. Se o pacote for bancado pela empresa, o colaborador certamente ficará mais motivado para atingir metas.

2- Prêmio em dinheiro

O prêmio em dinheiro é, sim, uma opção viável. Acontece que ele pode parecer impessoal e, quase sempre, as pessoas se motivam quando possuem um objeto concreto para se inspirar.

3- Ofereça folgas

Todo mundo quer um dia a mais para descansar ou passar um tempo com a família, certo? Então, aposte no day off e nas folgas extras para engajar o time.

4- Cartão benefício

Os cartões são ótimos para premiar funcionários em campanhas. Eles podem ser facilmente controlados pelos gestores e ainda oferecem uma gama de possibilidades para os colaboradores, que contam com lojas, supermercados e muitas outras opções para se sentirem reconhecidos e engajados com a empresa.

LEIA MAIS: Cartões de benefícios: conheça 6 que toda empresa deveria implementar

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