Afinal, quais são as responsabilidades do gestor de frota?

Afinal, quais são as responsabilidades do gestor de frota?

Um gestor de frota desempenha uma série de tarefas no escritório, não é? Mas a verdade é que ele também precisa estar por dentro de tudo que acontece na estrada. Em outras palavras, a principal função do gestor de frota é ter controle sobre tudo que diz respeito aos colaboradores, veículos e produtos transportados. 

Essa função gerencial maior se divide, é claro, em outros cinco grandes grupos de atribuição, sendo:  

  • Gerenciamento financeiro;
  • Gestão de manutenção;
  • Controle dos abastecimentos;
  • Gestão dos motoristas;
  • Controle dos documentos da frota.

Mas como fazer tudo isso, se não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo? A resposta está na tecnologia. Centralizando as informações e obtendo relatórios completos a partir de dados gerados nas operações, fica muito mais simples ter uma visão geral sobre cada etapa do processo de transporte rodoviário. 

Nesse sentido, apostar em uma plataforma de gestão automatizada e moderna, como a Plus Frota, pode ser a solução para uma gestão bem aplicada e efetiva sobre todas as responsabilidades.

Se você é gestor de frota e quer saber se está desenvolvendo todos os pilares da sua gestão da melhor forma possível, continue a leitura deste artigo! Ao longo do texto, você também receberá dicas para incrementar o seu trabalho e otimizar os seus processos de operação. 

Vamos nessa?

Quais são os encargos de um gestor de frota?   

A principal responsabilidade de um gestor de frota é garantir que tudo ocorrerá com tranquilidade e segurança durante o trajeto de entrega de um produto, desde o momento em que há o carregamento até o destino final, na casa do consumidor ou das empresas contratantes. 

Colocar isso em prática, no entanto, nem sempre é tão simples, pois existem muitos fatores os quais deve-se ficar atento e ter um acompanhamento real, transparente e efetivo, sob o risco de, se não cumpridos, acarretarem prejuízos financeiros e humanos para a empresa. 

LEIA TAMBÉM: Vantagens de contar com um software para controle de frota

Confira agora as cinco principais responsabilidades de um gestor de frota 360!

Gerenciamento financeiro

Esse é um assunto delicado e de extrema importância para o gestor de frota. Afinal, sem um controle absoluto sobre as finanças, a empresa não consegue crescer e as chances de endividamento aumentam exponencialmente. 

O setor é um dos que mais necessita do auxílio da tecnologia e de mecanismos de controle e vigilância, pois o gestor precisa registrar todas as movimentações envolvendo combustíveis, pessoas, pneus, pedágios, manutenção, etc.

Gestão de manutenção

Para garantir a vida útil máxima dos veículos e assegurar os motoristas de que a viagem será tranquila, o gestor tem que estar à frente de um plano de manutenção adequado e preventivo. 

Ele deve saber quando foi a última visita do caminhão à oficina, por exemplo, e planejar um cronograma para cada veículo da frota. Além do mais, o gestor de frota também deve realizar o registro das manutenções corretivas que foram realizadas, analisar a frequência com que essas manutenções estão ocorrendo e planejar ações que reduzam o desgaste dos veículos, como treinamentos para direção econômica e segura.

Controle dos abastecimentos

Este mês, o diesel teve uma alta considerável de 15% no reajuste do seu preço pela Petrobras. Os aumentos frequentes do preço do combustível são devido a uma série de fatores internos e externos. 

Estar atento a isso e prever estratégias que minimizem os prejuízos com o combustível faz parte das responsabilidades do gestor de frota. Por isso, ele deve sempre priorizar rotas com postos de abastecimentos mais em conta, bem como acompanhar em tempo real quanto do insumo está sendo consumido por veículo e motorista.

Gestão dos motoristas

gestor de frota

A gestão de pessoas é possivelmente o maior desafio do gestor de frota. Isso porque cada colaborador tem um contexto e objetivo diferente. Assim, garantir um time qualificado e engajado, que cumprirá as melhores práticas para a preservação da vida e da carga carregada é uma responsabilidade e tanto. 

O modo de dirigir, como conduzir com RPM elevado, padrão de troca de marchas, velocidade excessiva, aceleração, curvas e frenagens bruscas, impactam diretamente no consumo de combustível e no desgaste do veículo, além das multas e acidentes que podem trazer perdas irreparáveis.

O gestor de frotas precisa ser um líder para a sua equipe e dar o exemplo, além de promover capacitações constantes para o time de colaboradores.

LEIA TAMBÉM: Conheça 4 motivos para investir na roteirização da frota

Controle dos documentos da frota

As cargas e os veículos precisam de diversos documentos para circularem dentro da legalidade no país, como o CIOT e o Vale Pedágio Obrigatório – VPO, de acordo com a ANTT. Além disso, os motoristas também precisam estar com a carteira de condução e exame toxicológico em dia, a fim de evitar multas e apreensões. 

Checar a disponibilidade e garantir a veracidade de todos esses documentos também é uma das grandes preocupações do gestor de frota, pois, sem eles, a marca da empresa pode ficar com o “nome sujo”, comprometendo futuros negócios e atrapalhando o crescimento da empresa. 

Gestor de frota: Conte com o Plus Frota para realizar as tarefas do setor

Bastante coisa para cuidar, não é mesmo? Se você é gestor de frota, saiba que não precisa lidar com tudo isso sozinho. Hoje em dia, com sistemas de gestão automatizados e completos, como o da Plus Frota, é possível ter o controle absoluto de todas essas etapas sem nenhum esforço. 

Além de acompanhar abastecimentos e rastreamento dos veículos em tempo real, você consegue ter um cronograma de manutenção preventivo, que te alertará quando o carro precisar de um check up na mecânica (sem contar a lista de oficinas de qualidade credenciadas disponíveis).

Você também tem todo o suporte para promover capacitação de motoristas e garantir um balanço das contas no azul, já que consegue ter uma visualização centralizada de todas as operações. 

Legal demais, né? Faça como as maiores empresas do setor: use Plus Frota, gere mais eficiência e lucratividade e torne-se o gestor de frota que você sempre sonhou. Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e conheça todos os nossos benefícios! 

sistema de controle para frotas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *