Saber como calcular o consumo de combustível da frota se tornou uma iniciativa que reduz custos da empresa. A sua adesão em meio a crises é mais do que indicada, principalmente por conta da alta dos combustíveis que tem tirado o sono de muitos brasileiros. Para os gestores de frota essa situação é bem mais complicada e pede atenção redobrada.
São tantos reajustes no preço da matéria prima, que sem o devido controle a surpresa no final do mês é grande e das mais desagradáveis. Só nos últimos reajustes da Petrobras o litro da gasolina aumentou 6,3% e os reajustes no diesel chegaram a 3,7% a mais do último valor registrado.
Iniciativas financeiras eficientes podem diminuir os danos dessas variações e reduzir os gastos de combustíveis da frota. Portanto, ter em mente que é preciso entender como calcular o consumo de combustível é fundamental para manter a empresa. Inclusive, contar com a ajuda de sistemas de gestão de frota nessa missão pode ser uma excelente alternativa.
Para te ajudar a fazer isso pela empresa, separamos os principais motivos pelos quais um bom gestor deve fazer esse cálculo, como fazê-lo e como se aproveitar do sistema de frota garantindo mais facilidade ao processo. Confira.
Os principais motivos para calcular o consumo de combustível
A essa altura do campeonato não restam dúvidas que controlar as despesas com os abastecimentos da frota mantém a empresa mais estável. O preço do combustível está cada vez mais alto, o litro da gasolina chegou a R$6,0 e deve continuar subindo. A alteração foi feita pela política da Petrobrás em acompanhar preços internacionais, ou seja, a crise é mundial. Sobretudo, o consumo de combustível ainda representa 70% dos gastos de uma frota, podendo aumentar com esses novos valores.
Além disso, são muitas as fraudes que ocorrem em postos de natureza duvidosa. Várias ações policiais descobriram esquemas de “Fraude na Bomba”, onde os postos deixam de abastecer de 7 a 15% do valor mostrado. Isso, infelizmente, pode ocasionar desequilíbrio orçamentário. Portanto, saber como calcular o consumo de combustível da frota contribui para que os gestores tenham ciência sobre todas as movimentações referente aos abastecimentos.
Com isso, a frota também estará evitando desperdício de combustível. Afinal, ele também pode ser ocasionado por imprudência do motorista ao conduzir os veículos. Quando se faz a apuração dos gastos, as informações possibilitam verificar se está havendo desperdício da matéria prima. Garantindo, assim, mais controle de gastos na empresa.
Dentre os principais motivos pelos quais os gestores devem saber como calcular o consumo de combustível destacamos:
- alta no preço praticado pelos postos;
- identificação de fraudes;
- evitar desperdício de combustível;
- maior controle de gastos.
Como calcular o consumo de combustível da frota?
Há diversas formas de como calcular o consumo de combustível. Mas como ter noção de quantos litros estão sendo gastos pelo automóvel por quilômetro rodado?
Para fazer o cálculo, o gestor deve anotar a quilometragem do veículo antes de abastecê-lo. Depois, completar o tanque de combustível e rodar até chegar na reserva. Por último, é necessário verificar a quilometragem sempre que precisar reabastecer.
Assim que obter essas informações, o gestor de frota poderá descobrir o consumo da equipe em média. Para isso, é preciso achar quantos quilômetros foram rodados de acordo com o abastecimento, tendo essas referências:
- a média de quilometragem (MQ);
- quilometragem depois do reabastecimento (QD);
- quilometragem anterior ao reabastecimento (QA);
Com isso, você faz o seguinte cálculo: MQ = QD – QA
Depois de fazer esse cálculo, o valor da subtração deve ser dividido pela quantidade de litros abastecidos (QL), para encontrar a média de consumo (MC), ficando assim a conta:
MC = MQ ÷ QL
Exemplo: Um caminhão pequeno com um tanque com capacidade de 200 litros de gasolina registra um abastecimento com 1.500 km. Após esvaziar o tanque a quilometragem do veículo chega a 1.838 km. Assim se faz o cálculo:
MQ= 1.838 – 1.500
MQ= 338 km
Assim, a média de quilômetros rodados é de 338 km, que rodou com o tanque de 200 litros chegando a média de consumo de:
MC= 338 ÷ 200
MC= 1,69 Km/L
Dessa forma, o consumo do veículo é de 1,69 Km/l.
Com esse cálculo o gestor tem a informação completa e correta, conseguindo elaborar estratégias de redução de custos com o insumo. Pronto, agora você sabe como calcular o consumo de combustível dos veículos, mas isso não é tudo.
Utilizando o sistema de gestão de frota para fazer o cálculo
Um sistema de gestão de frota eficiente oferece ao responsável da frota a automatização de informações que antes seriam coletadas manualmente. Já pensou em poder contar com todas as informações necessárias para o cálculo, com apenas um clique, sem se preocupar com o trabalho árduo de coleta?
Esses são os principais benefícios de contar com essa inovação, um sistema de gestão de frota de qualidade oferece ao gestor um controle de combustíveis autorizados, valor do intervalo de quilometragem ou tempo entre abastecimentos, preço máximo permitido por combustível, quantidade permitida em determinado período e a capacidade do tanque.
Faça o cálculo com mais facilidade com o sistema Trio Card Plus Frota
Saber como calcular o consumo de combustível do setor fica mais fácil com um sistema que forneça todas as informações necessárias e atualizadas em tempo real. O que antes era um trabalho que levava muito tempo, agora só leva alguns minutos e pode ser feito de forma simplificada.
Com o Trio Card Plus Frota além de fazer o cálculo de consumo da sua frota de maneira facilitada, o gestor ainda pode definir parâmetros e regras por veículos, controlar em tempo real os abastecimentos realizados e ter acesso ao registro de todas as transações por hora, local, odômetro, litros, tipo de combustível e motorista. É muita autonomia! Fale agora com um dos nossos especialistas e faça já o seu orçamento.