Alguma vez você já pensou o quanto a logística e o marketing estão diretamente relacionados? Quando as estratégias desses departamentos são pensados juntas e de maneira correta, essa integração desempenha um papel muito importante para a satisfação dos clientes e melhora do desempenho da empresa.
Primeiro, vamos entender a importância do setor de logística
A logística é o setor responsável pela aquisição, movimentação, armazenamento, entrega de mercadorias e controle de pedidos. Para que seja eficiente é necessário que o planejamento do setor seja direcionado para melhorar o fluxo e garantir que o cliente possa ter acesso aos produtos e serviços no momento que precisam, em condições adequadas e sem nenhum tipo de contratempo.
Por isso, inclusive é válido dizer que o setor é imprescindível para o sucesso – ou não – do cliente.
Diferente do que muitos pensam, as atividades envolvidas na logística já fazem parte do cotidiano corporativo há tempos! O grande diferencial é que agora há maior preocupação em que os processos que antecedem a chegada do produto ao cliente sejam otimizados e garanta que todo o esforço do marketing e do time de vendas faça sentido.
De um modo mais amplo as atividades da logística podem ser subdivididas em:
Primárias: transporte, manutenção de estoque, controle de pedidos. Todas elas são fundamentais para o funcionamento da operação de forma completa e tendem a ser as principais para o custo total do setor.
E de Apoio: são essas as atividades que proporcionam que as primárias tenham sua continuidade garantida. As funções de apoio estão relacionadas a armazenagem, controle, movimentação de materiais, suprimentos, manutenção de informações, demandas, devoluções, vendas de resíduos da produção, layout de fábricas e de armazéns.
Além dessas, existem outras operações provenientes das atividades de primárias e de apoio, como o próprio gerenciamento de frota, por exemplo. Se o funcionamento de todos esses processos ocorrer conforme o planejado é possível agregar valores importantes para a empresa. Esse, por sua vez, devem ser vistos como um grande diferencial competitivo que coloca seu negócio frente a outros. Conquistando assim, a tão esperada satisfação do cliente.
E qual a importância de atrelar logística e marketing?
Assim como um fluxo bem desenhado traz benefícios, por outro lado, se essas tarefas não fluem como deveriam pode haver prejuízos. Principalmente quanto ao esforço dedicado por outros setores, como o próprio marketing.
Afinal de contas, o empenho para conquistar sucesso nas vendas está atrelado a uma série de outras atividades de extrema importância para a produtividade do negócio. Até mesmo encantar o cliente e fazer com que ele acredite no potencial de determinado produto ou serviço.
Como a logística é responsável pelo recebimento das mercadorias, preparação para venda, armazenamento e distribuição existe uma relação direta entre os departamentos.
Se logística e marketing conseguirem integrar suas estratégias, o aumento da produtividade será cada vez mais tangível. Já que desse modo é possível alcançar melhores resultados entregando um produto com valor agregado. Afinal, não é muito difícil identificar quando um produto ou serviço recebe o devido cuidado e atenção que merecem, em todo o seu processo.
Satisfazer o cliente engloba o fechamento do ciclo de vendas realizado pelas estratégias do marketing, juntamente à capacidade da logística em proporcionar a melhor experiência quanto à mercadoria propriamente dita.
Portanto, cabe então ao marketing identificar quais são os produtos e serviços que irão satisfazer o consumidor, descobrir seu público alvo, desenvolver essas ideias, decidir sobre um preço adequado, elaborar estratégias promocionais e criar um canal de distribuição. Bastante coisa, não é mesmo?
Agora imagine se todo esse processo for afetado pelo “simples” fato de que o produto ou serviço não pode ser entregue em um tempo hábil que garanta a satisfação do cliente. É o mesmo que colocar toda a estratégia de marketing e vendas a perder!
Investir na integração entre logística e marketing é a chave do sucesso
Com o que vimos até aqui é possível perceber que é fundamental que logística e marketing estejam em sinergia, já que ambos setores estão interligados. Um departamento complementa o outro e faz a roda girar no sentido correto. As ações de marketing despertam o interesse pelo produto, o que interfere no fluxo das vendas e, assim, movimenta a logística.
Sendo negativa ou positiva, a estratégia de marketing influenciará diretamente no fluxo da logística. Bem como as estratégias de logística influirão diretamente nos resultados de marketing.
É essencial que os gestores dessas áreas interajam a fim de encontrar de forma colaborativa mecanismos que possibilitem alcançar o principal alvo de qualquer negócio: satisfazer o seu consumidor.
É necessário que haja coerência entre aquilo que o marketing divulga e o que de fato é entregue ao cliente. Se isso não acontecer, há uma enorme probabilidade de que seu público alvo tenha expectativas frustradas em relação à corporação.
Todo o movimento gerado pela integração entre logística e marketing demonstra que a empresa está conectada e engajada em promover a otimização de seus processos internos para realizar a melhor entrega de seu produto ou serviço.