Qual a relação entre logística e marketing?

Qual a relação entre logística e marketing?

Alguma vez você já pensou o quanto a logística e o marketing estão diretamente relacionados? Quando as estratégias desses departamentos são pensados juntas e de maneira correta, essa integração desempenha um papel muito importante para a satisfação dos clientes e melhora do desempenho da empresa. 

Primeiro, vamos entender a importância do setor de logística 

A logística é o setor responsável pela aquisição, movimentação, armazenamento, entrega de mercadorias e controle de pedidos. Para que seja eficiente é necessário que o planejamento do setor seja direcionado para melhorar o fluxo e garantir que o cliente possa ter acesso aos produtos e serviços no momento que precisam, em condições adequadas e sem nenhum tipo de contratempo.

Por isso, inclusive é válido dizer que o setor é imprescindível para o sucesso – ou não – do cliente.

Diferente do que muitos pensam, as atividades envolvidas na logística já fazem parte do cotidiano corporativo há tempos! O grande diferencial é que agora há maior preocupação em que os processos que antecedem a chegada do produto ao cliente sejam otimizados e garanta que todo o esforço do marketing e do time de vendas faça sentido. 

De um modo mais amplo as atividades da logística podem ser subdivididas em:  

Primárias: transporte, manutenção de estoque, controle de pedidos. Todas elas são fundamentais para o funcionamento da operação de forma completa e tendem a ser as principais para o custo total do setor. 

E de Apoio: são essas as atividades que proporcionam que as primárias tenham sua continuidade garantida. As funções de apoio estão relacionadas a armazenagem, controle, movimentação de materiais, suprimentos, manutenção de informações, demandas, devoluções, vendas de resíduos da produção,  layout de fábricas e de armazéns. 

Além dessas, existem outras operações provenientes das atividades de primárias e de apoio, como o próprio gerenciamento de frota, por exemplo. Se o funcionamento de todos esses processos ocorrer conforme o planejado é possível agregar valores importantes para a empresa. Esse, por sua vez, devem ser vistos como um grande diferencial competitivo que coloca seu negócio frente a outros. Conquistando assim, a tão esperada satisfação do cliente. 

E qual a importância de atrelar logística e marketing? 

logística e marketing são importantes para a satisfação do cliente

Assim como um fluxo bem desenhado traz benefícios, por outro lado, se essas tarefas não fluem como deveriam pode haver prejuízos. Principalmente quanto ao esforço dedicado por outros setores, como o próprio marketing. 

Afinal de contas, o empenho para conquistar sucesso nas vendas está atrelado a uma série de outras atividades de extrema importância para a produtividade do negócio. Até mesmo encantar o cliente e fazer com que ele acredite no potencial de determinado produto ou serviço. 

Como a logística é responsável pelo recebimento das mercadorias, preparação para venda, armazenamento e distribuição existe uma relação direta entre os departamentos.   

Se logística e marketing conseguirem integrar suas estratégias, o aumento da produtividade será cada vez mais tangível. Já que desse modo é possível alcançar melhores resultados entregando um produto com valor agregado. Afinal, não é muito difícil identificar quando um produto ou serviço recebe o devido cuidado e atenção que merecem, em todo o seu processo. 

Satisfazer o cliente engloba o fechamento do ciclo de vendas realizado pelas estratégias do marketing, juntamente à capacidade da logística em proporcionar a melhor experiência quanto à mercadoria propriamente dita. 

Portanto, cabe então ao marketing identificar quais são os produtos e serviços que irão satisfazer o consumidor, descobrir seu público alvo, desenvolver essas ideias, decidir sobre um preço adequado, elaborar estratégias promocionais e criar um canal de distribuição. Bastante coisa, não é mesmo? 

Agora imagine se todo esse processo for afetado pelo “simples” fato de que o produto ou serviço não pode ser entregue em um tempo hábil que garanta a satisfação do cliente. É o mesmo que colocar toda a estratégia de marketing e vendas a perder! 

Investir na integração entre logística e marketing é a chave do sucesso 

logística e marketing devem andar juntos

Com o que vimos até aqui é possível perceber que é fundamental que logística e marketing estejam em sinergia, já que ambos setores estão interligados. Um departamento complementa o outro e faz a roda girar no sentido correto. As ações de marketing despertam o interesse pelo produto, o que interfere no fluxo das vendas e, assim, movimenta a logística. 

Sendo negativa ou positiva, a estratégia de marketing influenciará diretamente no fluxo da logística. Bem como as estratégias de logística influirão diretamente nos resultados de marketing.

É essencial que os gestores dessas áreas interajam a fim de encontrar de forma colaborativa mecanismos que possibilitem alcançar o principal alvo de qualquer negócio: satisfazer o seu consumidor. 

É necessário que haja coerência entre aquilo que o marketing divulga e o que de fato é entregue ao cliente. Se isso não acontecer, há uma enorme probabilidade de que seu público alvo tenha expectativas frustradas em relação à corporação

Todo o movimento gerado pela integração entre logística e marketing demonstra que a empresa está conectada e engajada em promover a otimização de seus processos internos para realizar a melhor entrega de seu produto ou serviço. 

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