Com uma geração de trabalhadores cada vez mais focada em crescimento profissional, reconhecimento e aquisição de novas habilidades, a conquista e retenção de talentos se tornaram grandes desafios para as empresas. Como transformar a sua corporação atrativa o suficiente a ponto de ela ser reconhecida — e desejada — como um ótimo local para trabalhar por uma geração que não se prende por muito tempo em um mesmo local? Termos como “Employer Branding”, “People Experience” e “Employee Value Proposition” estão cada vez mais em alta e todos estão relacionados à valorização profissional e experiência da equipe.
Depois de dois anos sabáticos de distanciamento social, em 2020 e 2021, o ano de 2022 foi marcado por uma volta gradativa e diferenciada, com novos modelos de jornada de trabalho e um foco ainda maior na gestão de pessoas e bem-estar das equipes.
Na área de Recursos Humanos, 2023 é visto como um ano de consolidação de estratégias. Cada vez mais, as empresas vêm percebendo a importância de manter o seu foco nos colaboradores, afinal, aquela máxima que diz “funcionário feliz e valorizado trabalha melhor” nunca foi tão verdadeira, e a estratégia do Employee Value Position está justamente ligada a isso, já que é voltada para o trabalho de branding e marketing internos.
Mas, afinal, o que significa Employee Value Proposition, ou EVP, e como é possível aplicá-lo dentro da sua empresa? Continue por aqui que nós vamos te explicar tudo.
O EVP está intimamente ligado ao branding da sua empresa. Ele define tudo aquilo que é percebido na relação entre o colaborador e a empresa, com destaque para aquelas qualidades que a tornam única. É essa estratégia que ajuda a entender os pontos fortes e as fraquezas de uma empresa. Por isso, as informações trazidas pelo Employee Value Proposition são muito valiosas para diversas decisões estratégicas para a área de Recursos Humanos e para o negócio como um todo.
Um EVP bem comunicado, ajuda, por exemplo, a tirar as empresas da tal “guerra de talentos” e atrair profissionais alinhados com a sua cultura, apaixonados pelo seu jeito de ser, mesmo que esse jeito não seja perfeito. Afinal, no fundo, os talentos não querem perfeição, eles querem um diferencial.
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O Employee Value Proposition e o branding interno
O documento tem importância fundamental na hora da empresa elaborar o seu branding interno. Isso porque o Employer Value Proposition reúne os valores e percepções positivas dos candidatos e colaboradores da empresa. Ele ajuda, com esses dados, na definição do seu negócio como marca empregadora, apontando os seus diferenciais e identificando quais são as necessidades dos tipos de profissionais que ela deseja atrair e manter no seu time.
Essas informações precisam ser trabalhadas para, num segundo momento, serem divulgadas de forma adequada para as suas equipes e demais talentos que deseja atrair. E é aí que começa o Employer Branding.
Ao fazer essa análise, é preciso ter em mente que atrair e reter talentos exige além de oferecer bons salários. Existem muitos outros valores envolvidos nesse processo e tidos pelas equipes como, muitas vezes, mais importantes que o salário em si. Quanto mais positivos e reconhecidos estes atributos e valores são, menor a taxa de absenteísmo e turnover, mais economia é feita no orçamento de RH e melhor é a experiência dos colaboradores.
Como identificar o Employeer Value Proposition da sua empresa?
Esse processo pode ser elaborado por meio de ferramentas, estratégias e práticas. Tenha em mente que a construção de um documento de valor precisa identificar e descrever de forma clara a cultura organizacional da sua marca. Esse processo deve incluir a colaboração de diferentes setores como colaboradores, liderança, RH, candidatos e até clientes e investidores. Toda informação deve vir dessas pessoas, que detém a percepção real sobre o diferencial da organização.
A ideia é encontrar e apontar os diferenciais da empresa e entender o que faz com que trabalhar nela seja muito mais que um simples emprego: seja uma experiência. Empresas famosas como o Google, Facebook, Instagram, entre outras desempenham esse papel de forma muito clara. São ambientes e estratégias focadas no bem-estar do funcionário. E, por que, mesmo sem saber sobre os salários pagos por essas empresas, tantas pessoas sonham trabalhar nelas? Porque se trata de uma verdadeira experiência, onde o bem-estar do funcionário é levado em consideração com muita seriedade. Desde os espaços físicos até a experiência vivida pelo profissional.
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Pontos que devem ser considerados ao montar o Employer Value Proposition
- Pesquisas de clima e ENPs: ferramentas como estas podem dar uma ideia geral de como anda a satisfação dos colaboradores com a empresa. No entanto, por serem muito abrangentes, trazem apenas resultados quantitativos. Por isso, será mais difícil chegar a conclusões detalhadas.
- Auditoria digital: esse processo passa por duas etapas principais. Primeiro, analise sites de avaliação de empresas para ver o que estão falando da sua organização e qual a nota geral atribuída. Além disso, confira o que a concorrência está fazendo, veja os conteúdos e posicionamento das empresas mais bem avaliadas ou com uma boa reputação da marca empregadora.
- Grupo focal: essa é a melhor ferramenta qualitativa para definir o Employer Value Proposition. Faça algumas reuniões com colaboradores de diferentes departamentos, que estejam na empresa há pelo menos 2 anos e tenham boa performance e motivação. Tente passar por diferentes processos da jornada do colaborador e entender o que é mais interessante e positivo em cada aspecto da empresa. O conjunto de respostas irá te ajudar a chegar na sua proposta de valor.
- Converse com a liderança: por conta das avaliações de desempenho e do contato direto com os colaboradores, a liderança pode ter feedbacks e insights valiosos.
- Feedback de candidatos que abandonaram o processo: para os candidatos que foram até fases mais avançadas, solicite uma rápida chamada para entender o que fez eles desistirem da empresa. Para os outros, envie formulários e pesquisas com perguntas-chave. Essa é uma forma de entender os pontos de melhoria e oportunidades no Employee Value Proposition.
O Employee Value Proposition na prática
Com o desejo de atrair e manter talentos, muitas empresas acabam investindo em glamourosas campanhas e ações de contratação, mas que, no fundo, não as representam. Pessoas são atraídas por aquilo que brilha os olhos, que diferencia, por empresas que possam oferecer a elas experiências únicas. É aí que entra o Employer Value Proposition
Segundo o LinkedIn, empresas com forte posicionamento de marca empregadora possuem até 3,5 vezes mais aplicações nas duas oportunidades de trabalho e o turnover dos colaboradores chega a ser 11% menor nas empresas que possuem boas propostas de valor. Se sua empresa ainda não construiu o seu Employee Value Proposition, está na hora de pensar seriamente no assunto.
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