O setor de Recursos Humanos passou por diversas transformações nos últimos anos. Antes acostumados a uma série de burocracias e processos operacionais, os profissionais não lidavam com tantas estratégias organizacionais hoje exigidas devido às mudanças no mercado de trabalho. Entre as transformações radicais que ocorreram está o planejamento estratégico de RH, uma vez que diz respeito ao ativo mais importante de uma empresa: o capital humano.
Por ser uma prática relativamente nova nos ambientes corporativos, nem sempre os profissionais sabem exatamente como fazer o planejamento estratégico de RH. O problema é que, quando isso acontece, o colaborador fica muito distanciado da realidade da empresa, tendo dificuldades de estabelecer um vínculo afetivo que é fundamental para o engajamento dele no time.
Essa desconexão entre funcionário e organização é um dos principais fatores que influencia na elevada taxa de turnover (rotatividade) que os empreendimentos enfrentam em tempos de mercado competitivo. De mesmo modo, não ter um bom planejamento estratégico de RH atrapalha na hora de atrair novos talentos, deixando a empresa atrás da concorrência quando o assunto é a contratação de profissionais qualificados.
Para entender, de uma vez por todas, como fazer um bom planejamento estratégico e contribuir definitivamente para o crescimento da equipe como um todo, o profissional de RH deve ficar atento aos seguintes critérios:
- Mapear todos os processos do departamento;
- Fazer um levantamento dos objetivos e necessidades do setor;
- Investir em ações de endomarketing;
- Entender o perfil dos colaboradores e identificar as necessidades e expectativas;
- Criar maneiras de incentivar e engajar os funcionários
Neste artigo vamos mostrar como aplicar cada uma das estratégias acima e qual a contribuição delas para o planejamento estratégico de RH. Boa leitura!
O que é o planejamento estratégico de RH?
O RH estratégico é o que busca as melhores maneiras de lidar com as equipes de trabalho, utilizando dados reais para tomar decisões acertadas e aumentar a performance do time.
O novo olhar sob o RH, e o novo olhar que ele projeta para os demais funcionários, também se difere do operacional, pois ajuda nas estratégias da empresa e opina diretamente sobre elas, participando ativamente de todo o processo de planejamento estratégico e de tomada de decisões.
Muito mais do que contratar, o novo RH, junto à direção das organizações, traça metas de curto, médio e longo prazo.
E qual o resultado desse trabalho em conjunto? Maior produtividade, efetividade organizacional, melhorias no ambiente de trabalho e engajamento com os colaboradores.
Qual a importância do planejamento estratégico de RH?
Para promover um ambiente de trabalho mais saudável e eficiente, como vimos, o planejamento estratégico de RH pode ser essencial. O planejamento serve para atrair e reter talentos, fortalecer a comunicação interna, possibilitando uma visão abrangente do negócio.
Entre outros benefícios de adotar o planejamento, estão a redução da taxa de rotatividade, pois os funcionários querem crescer junto com o empreendimento e almejam ficar a um tempo superior a seis meses no cargo, a redução de custos, pois com a tecnologia e a estratégia de RH permite visualizar exatamente em que setores é possível economizar e onde é necessário investir mais recursos, aumento da produtividade, pois os colaboradores se sentem parte da empresa, e promoção da comunicação corporativa, uma vez que uma boa comunicação estabelece, atende e até supera as expectativas dos clientes e da própria organização.
Não dá para ficar sem planejamento, não é mesmo? Por isso, separamos algumas práticas que você deve ter se deseja conquistar um bom planejamento estratégico de RH.
Como fazer um planejamento estratégico de RH?
Para fazer o planejamento que vai mudar o cenário da sua empresa, tornando-a mais eficiente, produtiva e organizada do ponto de vista competitivo, você, gestor organizacional, precisa se habituar com algumas rotinas que devem ser realizadas sempre que possível. Quais são elas?
Mapear todos os processos do departamento
O primeiro passo para montar um planejamento estratégico de RH de qualidade é traçar com clareza todos os processos do departamento, além de ter certeza dos objetivos a serem alcançados. Isso irá ajudar, e muito, na hora de pensar nas ações necessárias para conquistar as metas do planejamento.
Só assim a gestão de pessoas saberá quais medidas são mais apropriadas para um alinhamento entre empreendimento e capital humano.
É que não adianta querer mudar algo se você não sabe como isso está sendo feito no momento do planejamento, certo? Só pode propor mudanças quem entende do processo, sem achismos.
Faça um levantamento dos objetivos e das necessidades do setor
Depois que você entendeu e explanou para o restante da equipe o funcionamento do departamento e quais processos precisam de melhorias, é hora de pensar nos objetivos, que visam transformar os principais gargalos da operação.
Escute seus colaboradores, veja de que forma eles acham que o trabalho deles poderia ser otimizado, quais tecnologias adquirir e onde apostar. Nunca tome decisões unilaterais, uma vez que quem lida com o dia-a-dia do departamento são os colaboradores da área.
Invista em ações de endomarketing
Mais do que nunca o endomarketing é essencial para tornar uma empresa competitiva e com um ambiente saudável para se trabalhar. Se antes o foco era construir a imagem para fora, hoje é indispensável na imagem de dentro. Isso porque funcionários felizes com o seu local laboral costumam indicar a empresa para outros talentos, ou mesmo fazer a famosa propaganda “boca a boca” dos produtos e serviços oferecidos, uma vez que vestem de verdade a camisa da empresa.
Mas, como, afinal, fazer isso? Invista em treinamentos e auxílio educação, presenteie os funcionários em datas comemorativas, considere construir um sistema de pontuação em que, conforme o colaborador atinja metas, ele acumula benefícios, como day off, ou a não-obrigatoriedade do uniforme, por exemplo.
Não hesite em proporcionar momentos de lazer e descontração para os seus funcionários. Um breakfast ou happy hour de vez em quando não vai mal, não é? Priorize atividades que exijam a presença de trabalho em equipe e dinâmicas de grupo.
Entenda o perfil dos seus colaboradores e identifique as suas necessidades e expectativas
Em uma empresa convivem os mais diversos tipos de pessoas: solteiros, casados, mãe, pais, filhos, estudantes. Cada um deles têm sonhos e metas diferentes para a vida. Às vezes, é preciso olhar a fundo a realidade dos colaboradores para entender qual é o gatilho de engajamento.
Será que é somente o caminho profissional, ou a pessoa também está buscando algum crescimento pessoal, como superar antigos obstáculos internos? Um bom acompanhamento e planejamento estratégico de RH conseguem identificar e auxiliar os colaboradores, traçando metas para suas carreiras e vidas, tornando-os mais engajados e felizes com o local de trabalho.
Crie maneiras de incentivar e engajar os funcionários
Como explicitado acima, o endomarketing é uma ótima ferramenta para o planejamento estratégico de RH. No entanto, existem outras formas de incentivar e engajar os funcionários, além de atrair e reter talentos qualificados para a empresa.
São os famosos benefícios corporativos que acompanham a remuneração, mas que são ainda mais importantes quando o salário não é tão atraente. Alguns exemplos que podemos citar são: vale-transporte, vale-alimentação, auxílio-educação, comissão, convênio médico e odontológico, entre outros.
O mais interessante é que são esses benefícios que, muitas vezes, podem se moldar com a realidade de cada funcionário, por isso a relevância de entender o perfil de cada um. Algumas pessoas possuem carro e acham mais válido o vale-combustível do que o vale-transporte. Já pensou que no seu planejamento estratégico de RH, este é um recurso a ser considerado?
É estudando cada aspecto e todos os fatores do seu capital humano que você terá munição para construir o melhor plano de ação para melhorar os resultados da sua empresa.
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A Trio Card é uma empresa parceira do departamento de recursos humanos, porque possibilita uma diversidade de benefícios corporativos capazes de mudar a relação da empresa com os seus colaboradores, deixando-a mais saudável e produtiva.
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