Zelar e averiguar como anda o funcionamento do veículo faz parte do trabalho do gestor, o que chamamos de vistoria. Porém para que a revisão seja executada com excelência o gestor precisa seguir a checklist de veículos.
A checklist é a forma de organizar os parâmetros que serão observados e padronizar o processo de vistoria. Ela é uma importante ferramenta de qualificação das operações de uma frota, por minimizar riscos com acidentes, quebra de veículos e multas.
Quando estabelecida com êxito, a ferramenta contribui para o alcance de resultados mais positivos como redução de falhas, problemas mecânicos, autonomia sobre a frota e redução de custo.
Veja neste artigo como a checklist de veículos coopera com esse resultado e como fazer para aplicá-la na organização. Além de conhecer uma nova ferramenta que otimiza todo o processo.
Por que fazer o checklist de veículos?
O checklist de veículos é uma ferramenta básica para a gestão de frota, a sua aplicação é indispensável para a segurança da equipe. Em qualquer área é imprescindível que haja um controle que permita a verificação das tarefas executadas. Assim como a verificação de tarefas executadas, no planejamento, para prevenir riscos e avaliar resultados.
Essa atividade é feita pelos condutores antes de seguirem as suas rotas, a vistoria é realizada cotidianamente e com o checklist como roteiro para o seguimento do procedimento com excelência.
O procedimento não é algo ultrapassado, pelo contrário, seguir o checklist é uma forma de apoio na organização da manutenção preventiva, cooperando com a segurança por meio de prevenção de várias falhas que são resolvidas antes do motorista seguir a rota com seu veículo.
Seus Principais Benefícios são:
Como uma ferramenta ampla para o gerenciamento da frota, o checklist de veículos acompanha a situação dos principais componentes do veículo. E suas principais vantagens são:
- Facilita o processo de manutenção dos veículos;
- Garantia de informações com frequência;
- Prevenção de falhas mecânicas;
- Precisão na identificação de problemas;
- Apoio na organização e gerenciamento de dados;
- Diminuição das incidências de multas.
Assim, uma lista de conferência bem formulada para avaliar ítens automobilísticos de segurança e manutenção dos veículos evitam falhas e faltas prejudiciais aos condutores.
O impacto de não manter o checklist
A tradicionalidade do mercado de frota já está familiarizado com a ferramenta, a caderneta e a caneta surgem como parte do material do gestor, que executa seu trabalho, mas não com a agilidade que precisa, o que gera atrasos nas entregas.
Com isso, grande parte dos gestores desconhecem a possibilidade de otimizar o serviço com um bom sistema de gerenciamento de frota. Algo que alavanca os resultados do setor, otimizando e agilizando processos como o de checklist de veículos.
Empresas que não aplicam a ferramenta na frota costumam apresentar alguns erros com facilidade, como:
- Alto índice de falhas mecânicas;
- Dificuldade no processo de manutenção preventiva;
- Carência de informações;
- Menos controle e organização;
- Demora na identificação de problemas.
Não é sobre a frota não funcionar sem a checklist de veículos. É sobre a frota ficar melhor com ela. Assim garantindo mais agilidade, fluidez e segurança.
Como fazer o checklist de veículos 2.0
Se a lista de conferência tradicional já apresentava diversas melhorias para o setor, com a sua evolução as coisas ficam bem melhor. O checklist de veículos 2.0 auxilia na manutenção de veículos da frota, reduzindo custos e desenvolvendo a segurança dos condutores.
Entre as principais vantagens do checklist 2.0 estão:
- Apoio na manutenção preventiva;
- Proteção jurídica (multas e infrações);
- Análise de avaria do veículo;
- Informações constantes para o gestor;
- Mais organização e controle dos dados.
Atualmente a possibilidade de utilizar checklists digitais através de softwares e aplicativos mobile é uma realidade. Nesse modelo, a lista de conferência acontece por um aplicativo no smartphone ou tablet.
Além disso, no sistema de gerenciamento se tem a possibilidade de armazenar fotos do veículo, ter informações em tempo real sobre abastecimentos e manutenções, nota fiscal digital e automática, entre outros.
Hoje é possível utilizar checklists digitais através de softwares e aplicativos mobile. Dessa forma, o checklist é realizado em um app no smartphone ou tablet. Além das informações de um checklist de papel, no aplicativo é possível armazenar as fotos do veículo, ter a garantia do horário que o checklist foi aplicado, verificar a localização GPS e assinar o documento digitalmente.
Faça o checklist de veículos da frota com o apoio do Plus Frota
Quando a frota conta com uma gestão atualizada e voltada para a utilização das ferramentas de apoio e novas soluções, os resultados são sempre os melhores. Atualmente existem os sistemas de gestão de frota, que dão o apoio necessário para o gestor.
Através dessas aplicações se tem acesso a informações da frota em tempo real. Assim que o abastecimento ou a manutenção é paga com o cartão do motorista, a nota fiscal do posto credenciado e todos os dados da operação são enviados para o sistema do gestor.
Assim o checklist de veículos fica mais fácil e rápido de ser executado, restando ao gestor as vistorias mais técnicas, como do estado do pneu ou situação do motor.
Agilize o processo da checklist de veículo com o sistema de gerenciamento Plus Frota e melhore os resultados da sua frota. Fale com especialista e confira.