Os impactos do Coronavírus afetaram drasticamente a forma como estávamos todos acostumados a viver. As medidas de contenção de transmissão da doença fez com que as pessoas ficassem mais em casa e, com isso, bares, restaurantes e comércio em geral tiveram que intensificar o delivery. Porém, isso não descarta a necessidade de cuidados na hora de realizar a entrega em casa garantindo a segurança de colaboradores e clientes.
Esse serviço hoje se tornou uma necessidade para todos os segmentos. Portanto, no conteúdo de hoje você vai saber o que fazer para garantir um delivery seguro em tempos de coronavírus.
Porque é preciso cuidado na entrega em casa
O que se sabe até então é que a principal forma de contágio da Covid-19 se dê por contato com pessoas ou superfícies infectadas. Justamente por esse motivo está indicado manter distanciamento social, evitar aglomerações e higienizar as mãos sempre que possível.
Mesmo que o cliente não se desloque até o estabelecimento, o contrário acontece: seu entregador irá levar pedidos em mais de uma residência. Sem os cuidados necessários pode acabar infectado ou até mesmo infectar outras pessoas.
Os estudos mais recentes sobre o coronavírus, segundo a OMS, identificaram que uma pessoa é capaz de transmitir a doença mesmo estando assintomática. Ainda não se sabe ao certo exatamente com que frequência isso ocorre, mas há essa possibilidade.
Então, qualquer medida que possa evitar os riscos de contágio devem ser adotadas para evitar que mais pessoas sejam infectadas. Portanto, para ajudar sua empresa nós trouxemos alguns procedimentos que podem ser adotados em qualquer tipo de negócio.
Priorize pagamentos eletrônicos
Essa é uma das maneiras de reduzir a necessidade de contato entre entregador e consumidor. Se o pagamento for realizado de forma eletrônica, através de um link de pagamento, por exemplo, não haverá necessidade do uso de maquininha de cartão ou manuseio de dinheiro. Além disso, quando feito dessa maneira a entrega ocorre de maneira muito mais ágil.
Oriente seus entregadores
É fundamental orientar os entregadores – assim como outros colaboradores – sobre a importância de manter os cuidados. Quando forem realizar a entrega em casa é necessário manter ao menos um metro de distância do cliente. Caso o pagamento não seja eletrônico o entregador deverá higienizar as mãos e a máquina utilizada na cobrança.
Também é essencial falar sobre não comparecer ao trabalho se houver qualquer sintoma de coronavírus e buscar orientação junto aos órgãos de saúde. Caso isso ocorra, é necessário monitorar os colaboradores e identificar caso mais algum funcionário apresente sintomas similares.
Cuidado com embalagem e bolsa de entrega
Manter os cuidados de higiene pessoal não adianta nada se não houver atenção com as bolsas e embalagens dos pedidos. Se o entregador apoiar alguma delas em uma superfície que não tenha sido devidamente higienizada, pode haver contato com algo infectado.
Além de orientar o profissional responsável pela entrega em casa é preciso fornecer os equipamentos e materiais de higiene. Nem sempre é possível lavar as mãos, então fornecer álcool 70% para seus entregadores é o mínimo que você deve fazer.
Para serviço de entrega terceirizado
Você deve se certificar de que a empresa contratada se preocupa tanto quanto você tomar as medidas necessárias para prevenção. É claro que fica mais difícil fazer esse controle, mas essa é uma das maneiras de garantir a segurança de seu consumidor. O coronavírus, infelizmente, ainda é uma realidade e os cuidados não devem ser negligenciados.
Mantenha seus clientes bem informados
Muitas pessoas se sentem inseguras em pedir entrega em casa por não saberem quais os cuidados estão sendo tomados. Por isso, mantenha seu cliente ciente sobre o que seu estabelecimento está fazendo para garantir a segurança em seu delivery. Utilize os canais de comunicação para criar essa aproximação e esclarecer como o processo interno está sendo feito para evitar o contágio do vírus.
Ao invés da incerteza, tente demonstrar aos seus clientes o quanto é muita mais seguro fazer um pedido com entrega em casa do que ir retirar no balcão, por exemplo. De forma simplificada forneça informações sobre como os consumidores devem proceder no momento da entrega. Você pode:
- Emitir um comunicado sobre a importância de descartar as embalagens assim que receber o produto. Se o seu ramo for alimentício, oriente seu cliente a transferir o alimento para um refratário pessoal e quando possível reaquecer o alimento.
- Sugerir um local para receber a entrega em casa: se for possível diga ao seu cliente que ele tenha um lugar específico para receber as entregas. Até mesmo uma cadeira ou banco de apoio pode ser utilizado para o que o entregador apenas deixe o pedido, sem necessidade de contato.
- Incentive o pagamento online: mesmo que você ofereça meios eletrônicos para realizar a cobrança de seu cliente, não custa nada reforçar o quanto isso é importante neste momento. Fale sobre a praticidade e segurança das transações online e incentive que essa seja a modalidade de pagamento utilizada.
O delivery se tornou um grande aliado, tanto das corporações quanto dos clientes, que podem continuar contando com a praticidade de receber seus produtos e mercadorias em casa. Entretanto, todo esse processo, por mais que já se estenda por meses, continua trazendo inseguranças por envolver a saúde de todos.
Por isso, tome as medidas necessárias para garantir a segurança de de seus colaboradores e clientes. Assim, você dará continuidade em suas operações realizando entrega em casa sem deixar de se preocupar com o bem maior: a vida das pessoas.