Os maiores aprendizados da pandemia para as empresas

Os maiores aprendizados da pandemia para as empresas

Não há como negar: a pandemia impactou diretamente as pessoas e o meio corporativo. Todos, sem distinções, precisaram readequar suas vidas e rotinas para o que hoje é chamado de “novo normal”. Mas, em meio a tantas mudanças, principalmente às empresas conseguiram tirar alguns aprendizados da pandemia. Um novo posicionamento, uma nova forma de atuar e uma nova maneira de olhar para suas operações. 

O cenário de incertezas que atropelou processos e impôs alterações em todo o fluxo trouxe alguns ensinamentos.

No post de hoje falaremos a respeito daqueles que acreditamos ser os maiores aprendizados da pandemia. Confira abaixo! 

1. O Home Office pode ser muito eficiente  

Sim. Precisamos começar com esse ponto já que durante muito tempo o trabalho remoto foi visto com insegurança por muitas empresas. Mesmo ganhando força no meio corporativo e se tornando uma tendência essa modalidade de trabalho ainda era um diferencial. De repente, sem mais nem menos, a situação ocasionada pelo coronavírus direcionou todas as atividades possíveis para o home office

Mesmo aqueles empresários que temiam essa situação, seja por medo do impacto no rendimento dos funcionários ou em relação a segurança de dados, tiveram que modificar seu posicionamento e aderir a “novidade” para dar continuidade em suas operações. 

Segundo dados da Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas adotaram o teletrabalho como estratégia durante a pandemia. Destas, 67% indicaram dificuldades em implantar o home office.

O mesmo estudo também indica que dessa dificuldade, 34% estavam relacionadas a familiaridades com ferramentas de comunicação. Outros 34% ao comportamento dos funcionários ao acessarem os ambientes virtuais e 28% sobre a atuação das áreas de tecnologia da informação. 

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Porém, mesmo diante de todos estes percalços iniciais 50% das empresas disseram que a experiência com o teletrabalho superou as expectativas e 44% diz ter ficado dentro do esperado. Além disso, 63% de todas as empresas do estudo pretendem manter o home office de forma parcial ou total entre seus funcionários. 

Com isso, é possível perceber que, apesar da insegurança, de um modo geral as corporações tiveram boas experiências com essa modalidade. É claro que para isso foi necessário planejamento, tanto dos colaboradores quanto dos gestores, em relação à infraestrutura e método de trabalho.

Foi preciso estabelecer e gerenciar todas as variáveis desse cotidiano. Tudo para garantir que o padrão de comunicação, entrega e comprometimento das equipes fossem mantidos.

2. A tecnologia sempre será uma ótima aliada 

Esse é outro ponto importantíssimo que deve ser mencionado como um dos aprendizados da pandemia. Com a necessidade de isolamento, tudo se voltou ainda mais para internet. Desse modo, as companhias descobriram na tecnologia um importante canal de vendas, relacionamento com clientes, otimização de processos e comunicação interna. 

Porém, de acordo com os dados citados anteriormente todas as dificuldades estavam, de certo modo, atreladas a tecnologia.

Provavelmente, as empresas participantes do estudo o uso de ferramentas e recursos online não era uma realidade. A falta de familiaridade e problemas de comportamento demonstram certa inexperiência com uso de tecnologia na rotina corporativa.

Aliás, não fosse pelas opções de ferramentas disponíveis para facilitar a rotina e criar aproximação em um momento de distanciamento social, dificilmente seria possível ter sucesso no home office. Já que é preciso ter acesso facilitado a todas as informações importantes da empresa de forma centralizada, por exemplo. Nesse sentido, contar com o suporte de um sistema de gestão online pode ser fundamental. 

Além disso, as atividades de cada colaborador precisam estar claras e com prazos e observações bem definidos. Como fazer esse controle sem o suporte de uma ferramenta online de gerenciamento de projetos?

E para os casos em que se trabalha com entrega, como fazer sem um sistema de delivery e pagamento facilitado? Como manter o relacionamento com os clientes sem WhatsApp ou Redes Sociais em tempos de pandemia?

Tudo está relacionado a tecnologia! Um dos grandes aprendizados da pandemia foi ter a certeza de que ela sempre é uma grande aliada,  principalmente em momentos de mudanças. 

3. Humanização no meio corporativo ainda importa, e muito! 

Aprendizados da pandemia

Ter um olhar mais humanizado, principalmente pelo RH com seus funcionários, já era comentado no meio corporativo. As relações no meio de trabalho, principalmente durante a pandemia, precisam de um posicionamento mais flexível. 

Mesmo que haja uma necessidade muito grande em dar continuidade nas operações e fluxo da empresa não se pode esquecer do maior capital: as pessoas!

São os colaboradores que fazem a roda girar e colaboram, direta ou indiretamente, para o sucesso do seu negócio. Entretanto, cada um tem sua realidade, limitações, competências, qualidades e comportamentos.

Mesmo que seja importante olhar para o todo, também é fundamental olhar para cada um dos funcionários de forma individual. Alguns podem estar mais fragilizados emocionalmente, o que é extremamente normal diante de tantas alterações. Outros podem ter uma rotina mais agitada com filhos em casa, por exemplo.

É indispensável oferecer o suporte necessário neste momento. Cada um irá reagir de uma maneira às diferentes situações. E agora, mais do que nunca, os gestores precisam olhar para seus funcionários e enxergá-los, antes de tudo, como indivíduos. 

Quando um profissional percebe que a empresa se preocupa com o seu bem-estar, automaticamente se sente valorizado e costuma ter um rendimento ainda melhor. 

Saiba como motivar colaboradores através de benefícios 

A própria falta do contato físico, olho no olho, pede que exista uma postura diferenciada de gestores e profissionais de RH. Por ser tudo remoto, pode ficar uma sensação de afastamento e impessoalidade.

Portanto, cuidar de seus colaboradores é uma das grandes estratégias para reter e preservar esses talentos vitais para as corporações. 

Aproveite todos os aprendizados da pandemia 

Maiores aprendizados da pandemia

Assim como dissemos mais acima que cada colaborador tem sua realidade, o mesmo serve para as empresas. Nós trouxemos esses três aprendizados da pandemia com objetivo de contribuir para o enfrentamento deste momento com mais tranquilidade. 

Avalie cada um deles e veja como sua empresa está se posicionando quanto às atividades home office, uso de tecnologias e como tem auxiliado seus colaboradores diante de tudo isso. 

Cada empresa poderá tirar uma lição diferente sobre esses aprendizados da pandemia e aplicar melhorias em sua rotina, baseada nesse contexto. 

Aqui na Trio Card, por exemplo, nós aplicamos algumas medidas estratégicas para superar as barreiras que surgiram por conta do coronavírus. Todas elas pensadas para garantir que colaboradores e clientes fossem minimamente impactados por essa nova realidade. Assim, não perdemos em nenhum momento a qualidade e excelência de nossos serviços. 

E por aí, o que sua empresa está fazendo com os aprendizados da pandemia? 

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