Se você é do setor logístico ou é responsável pelos veículos corporativos, é possível que em algum momento já tenha se perguntado qual o momento ideal para fazer a renovação de frota, não é mesmo?
Essa é uma dúvida muito pertinente, especialmente se considerarmos que uma frota com veículos desgastados compromete a capacidade de atuação da empresa.
Além disso, contar com veículos corporativos velhos ou extremamente degradados compromete o fluxo da operação, oferece riscos para a vida dos motoristas e causa diversos prejuízos e gastos – muitas vezes desnecessários.
No entanto, como avaliar a hora certa de trocar a frota? Existem sinais que indicam o momento ideal para a substituição dos veículos? E mais: quais fatores os gestores devem considerar diante dessa possibilidade?
É o que responderemos a seguir, ao longo deste post. Para realizar essa análise, separamos quatro indicativos que devem ser considerados:
1. Os veículos passam constantemente por manutenções corretivas
Se os veículos corporativos necessitam de muitos reparos ou substituições de peças, este pode ser um sinal de que não estão mais sendo rentáveis para o negócio.
Nesse sentido, é verdade que fazer a manutenção preventiva é uma ótima maneira de manter os veículos em bom estado e retardar o desgaste da frota.
No entanto, é fundamental que o gestor considere que o desgaste provocado pelo uso contínuo dos veículos é um fator inevitável, que deve ser posto “na ponta do lápis”.
Portanto, por mais que a empresa faça um acompanhamento regular do nível de desgaste, a constante necessidade de manutenções corretivas pode indicar que chegou a hora de trocar a frota, substituindo os veículos antigos.
2. Depreciação
Mesmo em uma compra particular, o veículo passa a ser desvalorizado desde o momento em que sai da loja, não é verdade?
Por isso, é natural que a frota, bem como qualquer outro automóvel, sofra depreciação e perca valor de mercado com o passar do tempo.
O problema é que a depreciação da frota impacta negativamente nos custos da empresa, porque contribui para o aumento da necessidade de manutenções e do consumo de combustível dos automóveis.
Por se tratar de um patrimônio corporativo, é fundamental que o gestor acompanhe a depreciação sofrida pelos veículos da frota.
Assim, ela não evoluirá a ponto de impedir que a empresa tenha, ao menos, algum retorno financeiro com o valor de revenda dos veículos.
3. Modelo dos veículos
O modelo de veículo inicialmente escolhido nem sempre será o mais indicado para dar continuidade aos serviços prestados pela operação.
Na gestão de frota, tudo se transforma rapidamente e é essencial se certificar de que permanecer com o mesmo tipo ou modelo de veículo é a melhor estratégia para a empresa.
Até mesmo porque, com o avanço tecnológico, é muito comum vermos lançamentos de veículos mais modernos, econômicos e com recursos inovadores.
Toda essa inovação contribui para o uso de menos combustível e para a redução do desgaste a longo prazo das peças. No entanto, é provável que a frota fique sempre desatualizada.
Para isso, a única saída é renovar, investindo anualmente na aquisição de novos veículos. A questão é que essa tática representa um aumento significativo nos custos da empresa e, por isso, deve ser planejada a longo prazo para não ser restringida pela disponibilidade de financiamento.
4. Resultados de KPIs diferentes do que o esperado
Além de reduzir custos e melhorar o desempenho da frota, o uso de indicadores de performance, ou KPIs, pode impactar substancialmente a eficiência e a assertividade da prestação de serviços da sua empresa.
Afinal, um consumo muito acima da média resulta em alto custo com combustível, um dos principais vilões orçamentários da gestão de frotas.
Por isso, mensurar os principais KPIs é primordial para avaliar de forma realista o desempenho de cada veículo. Ao identificar os resultados que estão aquém do esperado, será possível investigar as causas e dar início à solução que for necessária.
Se a alteração nos resultados de KPIs for uma situação recorrente, o responsável pelo setor deverá redobrar sua atenção, pois talvez seja a hora de renovar a frota corporativa. Assim, utilizando os KPIs adequadamente, a empresa poderá encontrar o momento ideal para realizar a troca dos veículos.
Tenha uma visão detalhada de gestão com o Plus Frota
Fazer o controle minucioso de todos os processos que envolvem os veículos corporativos é um desafio enorme, principalmente para os gestores que não possuem informações centralizadas.
É claro que isso não impede a empresa de alcançar, pelo menos, alguns dos resultados desejados. O que não altera o fato que a coleta manual dessas informações exige muito trabalho dos profissionais da gestão. Além de consumir um tempo que seria precioso para fazer o acompanhamento regular do nível de desgaste da frota.
É por isso que a melhor saída para esse cenário é apostar em ferramentas inovadoras e eficientes, que otimizem os processos do setor.
O Plus Frota, por exemplo, é um sistema completo e integrado de gestão de frota que alcança desde o abastecimento, manutenção e recolhimento de notas até o pedágio. Além disso, garante mais eficiência ao administrador e traz ganhos gradativos mediante a conservação e otimização do desempenho dos veículos.
São inúmeras as vantagens oferecidas pelo nosso software, através de seus quatro módulos exclusivos
1. Gestão de manutenção
Possibilita o controle online de todas as manutenções preventivas e corretivas dos veículos da empresa, com chances de reduzir os gastos.
Além disso, também conta com a função “gestão de orçamentos”, que permite a realização de cotações diretamente com as oficinas credenciadas.
2. Gestão de abastecimento
Controla em tempo real as despesas de abastecimento e performance dos veículos, a partir de parâmetros de inconsistências e restrição definidos pelo gerente.
3. Gestão de Notas Fiscais
Permite que as despesas sejam processadas automaticamente via sistema, contabilizadas por estabelecimento, cidade e produtos consumidos, resultando em uma gestão simples e facilitada.
4. Tag para pedágio
Oferece as melhores condições de pagamento para sua frota passar sem filas pelos pedágios de todo o país.
E o melhor: tudo isso na palma da sua mão, através do nosso App Gestor Plus Frota.
Prático, não é mesmo? Então não perca tempo!
Se você quer acompanhar a frota através de relatórios, ter mais agilidade nas consultas, ter mais transparência nos gastos do setor e mais mobilidade pelas estradas do país, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.