O mercado de trabalho no Brasil vem passando por mudanças significativas nos últimos anos, desde formatos de trabalho, passando por jornadas mais flexíveis até o comportamento dos trabalhadores. Pesquisas recentes apontam que o salário não é mais o ponto fundamental na hora da escolha por uma vaga de emprego. A nova geração de talentos dá mais importância aos benefícios que aos salários na hora de aceitar uma proposta de trabalho. Como atrair e reter talentos é um dos principais desafios do mercado de trabalho, a oferta de benefícios passou a ser um importante diferencial competitivo nas empresas.
Foi-se o tempo em que o salário era a única variável que os profissionais olhavam antes de aceitar um emprego. As mudanças no mercado de trabalho e a nova geração de trabalhadores mudaram os parâmetros. Por isso, criar uma boa política de benefícios para funcionários, que vá além de recompensas financeiras, é uma das estratégias para atrair e reter talentos, gerando um diferencial competitivo nas empresas.
Podemos entender benefícios corporativos como vantagens que uma empresa oferece a seus colaboradores. Alguns exemplos comuns são vale-refeição, descontos em lojas conveniadas, plano de saúde, ginástica laboral, vale-combustível, entre outros. Mas, antes de definir o que oferecer, as empresas precisam entender o que os profissionais procuram e como essa oferta impacta no rendimento dos colaboradores. Tais benefícios se transformaram em um diferencial competitivo nas empresas e eles podem ser fundamentais na hora de atrair ou reter talentos.
Os benefícios como diferencial competitivo das empresas
Uma recente pesquisa realizada em parceria com a empresa Offerwise, reforçou essa importância como diferencial competitivo nas empresas e como esse quesito tem ganhado cada vez mais protagonismo nas relações profissionais. Com 503 entrevistados, o levantamento com trabalhadores CLT, busca entender suas relações com os benefícios recebidos em suas empresas e os fatores de decisão associados a eles. Quando o assunto é mudar de emprego ou escolher entre propostas, 77% dos respondentes afirmaram que a empresa fornecedora dos benefícios é um fator considerado na tomada de decisão. Na relação “salário x benefícios”, 54% dos colaboradores preferem “melhores benefícios a melhores salários”.
As empresas que oferecem os melhores benefícios acabam sendo avaliadas positivamente pelos colaboradores. Para 84% dos entrevistados, as empresas que oferecem benefícios se importam mais com os colaboradores. Esse dado está relacionado diretamente à vontade que os colaboradores têm de permanecer na empresa: 85% dos entrevistados desejam continuar em empresas que concedem benefícios.
Outra pesquisa conversou com 109 profissionais de Rh mostra como os benefícios estão estritamente ligados à retenção de talentos. De acordo com o levantamento, 53% dos respondentes consideram que a maior dificuldade da área é reter talento e 62% afirmaram que a adoção de benefícios flexíveis melhorou a retenção de talentos na empresa. Outro número importante é que 99% dos entrevistados disseram que a oferta de benefícios de forma flexível trouxe mais flexibilidade tanto para a corporação quanto para o colaborador, além de aumentar o diferencial competitivo nas empresas.
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Benefícios ajudam, e muito, na retenção de talentos
À medida que contratar e manter funcionários talentosos se torna mais difícil para muitas organizações, os profissionais de Recursos Humanos precisam buscar diferenciais competitivos nas empresas que atendam às necessidades de seus colaboradores. Neste cenário, oferecer benefícios flexíveis pode ser uma das maneiras mais eficazes para que o candidato escolha a sua empresa e se mantenha nela.
Antes de avaliar uma proposta de emprego, um profissional qualificado considera alguns fatores que vão além do salário. Dessa maneira, oferecer bons benefícios pode ter um efeito direto nas taxas de retenção da sua empresa.
Isso porque, quando uma organização oferece incentivos que seus funcionários realmente valorizam, fica evidente o apreço do empregador para com o empregado. O que, por sua vez, leva à motivação.
Com isso, sua equipe tende a se tornar mais engajada com o trabalho e, portanto, mais propensa a permanecer na empresa. Especialmente se os colaboradores puderem escolher benefícios que atendam às suas necessidades.
Hoje há no mercado uma ampla gama de cartões-benefício que podem ajudar a aumentar o diferencial competitivo das empresas. Entre eles há os cartões refeição e alimentação, cartão-combustível, cartão cesta básica, os cartões para a premiação por mérito e desempenho, cartão-presente, entre muitos outros. Além de atuar para aumentar o diferencial competitivo das empresas, esses cartões facilitam, e muito, a vida de gestores e profissionais.
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