O que você sente no ambiente corporativo: um clima leve ou mais tenso? Seus funcionários estão estressados ou parecem motivados? Qualquer gestor de RH em algum momento deve fazer essa reflexão. Pois, o comportamento dos colaboradores no local de trabalho pode ser um reflexo do nível de satisfação que eles sentem. A boa notícia é que as respostas para esses questionamentos você encontra se souber como fazer uma pesquisa de clima organizacional de maneira assertiva. Muitas vezes, por fazerem as perguntas erradas, os gestores não conseguem fazer uma análise realista sobre o que os funcionários pensam sobre a corporação.
Esse tipo de pesquisa geralmente é aplicada em formato de questionário, com perguntas sobre a empresa. Depois, as informações extraídas são analisadas para entender de que forma a cultura organizacional interfere no ambiente de trabalho.
Isso é muito importante por proporcionar que os líderes encontrem maneiras de explorar os pontos fortes e melhorar os fracos. Isso pode acontecer por meio de ações, mudanças ou treinamentos. Na verdade, há diversas estratégias que podem ser adotadas.
Mas, nada disso fará sentido se os gestores não souberem como fazer uma pesquisa de clima organizacional. A criação do questionário precisa ser bem direcionada e abordar as questões certas. Se não, mesmo elaborando a melhor estratégia, o resultado da avaliação não transmitirá a realidade.
E como fazer uma pesquisa de clima organizacional?
A maneira como o questionário será feito deve considerar manter o anonimato para garantir que todos se sintam à vontade para responder. Aliás, isso é algo que pode interferir, pois com medo de serem identificados, os funcionários podem acabar não sendo tão sinceros. É interessante pensar em assuntos como ambiente físico, oferta de benefícios, relacionamento com a liderança, comunicação interna, desafios, reconhecimento, trabalho em equipe, etc. É preciso diversificar para poder visualizar o local de trabalho como um todo, de acordo com a percepção dos funcionários.
De modo geral, uma pesquisa deve seguir os seguinte passos:
1. Definir o objetivo central
Não tem como fazer uma pesquisa de clima organizacional precisa, se o propósito de sua aplicação não for bem estabelecido. Para chegar a uma definição clara, foque sempre nas questões que precisam de melhorias. Apenas vivenciando o dia a dia e prestando atenção nas notícias da ”rádio corredor”, já é possível identificá-las. Utilize essas informações para pensar no que pode estar causando incômodo nos colaboradores.
Eles reclamam da estrutura? Do salário? Do relacionamento com os seus gestores? Direcione as perguntas para que seja possível analisar a opinião deles sobre essas situações.
2. Pense em perguntas estratégicas
Pense sempre em perguntas estratégicas que vão ajudar a entender onde a empresa está errando e quais os impactos disso. O mesmo vale para os acertos, que também influenciam de alguma forma o ambiente de trabalho.
Para saber por onde começar, podemos colaborar com algumas ideias:
- A remuneração oferecida é adequada às funções que exerço;
- O pacote de benefícios oferecido atende a minha necessidade/expectativa;
- Tenho um bom relacionamento com meus colegas de trabalho;
- Tenho acesso a informações sobre mudanças no meu processo de trabalho;
- Sinto que a empresa me valoriza e reconhece meus resultados;
- Considero minha demanda adequada às minhas horas de trabalho;
- A empresa investe no meu aprendizado e crescimento profissional;
- Estou satisfeito com a minha função;
- Confio na qualidade dos serviços/produtos da empresa;
- O ambiente físico é apropriado;
- Possuo os recursos necessários para trabalhar.
São apenas ideias, contudo, elas podem ser analisadas e elaboradas de acordo com a realidade e necessidade de cada negócio. Uma forma de avaliar o nível de satisfação sobre as perguntas, é utilizar uma escala de 0 a 5, por exemplo. Sendo zero um baixo índice e 5 o ponto máximo de contentamento.
Também é válido deixar um espaço em branco para que os colaboradores possam fazer observações caso queiram contribuir ainda mais.
3. Incentive a participação
Saber como fazer uma pesquisa de clima organizacional, mas não incentivar a participação não leva a nada. Se poucos colaboradores participarem, não será possível fazer uma análise minuciosa e aplicar as melhorias necessárias.
Incentive os líderes e gestores a conversar com suas equipes e explicar o quanto é importante que eles respondam ao questionário, para o seu próprio bem. Afinal de contas, a partir do momento que é possível visualizar e corrigir as falhas, todos saem ganhando. O ambiente de trabalho se torna mais leve, harmonioso e os próprios funcionários aumentam o seu nível de satisfação com o local em que atuam.
4. Divulgar os resultados e esclarecer o que será feito
Seja qual for o resultado, é fundamental compartilhar com a equipe. Para aquilo que for satisfatório, tente demonstrar o que será feito para manter esse nível de satisfação.
Assim como para os casos negativos. Nesse caso, é ainda mais importante deixar claro que serão adotadas medidas para melhorar a situação. Isso demonstrará ter valido a pena dedicar um tempo para responder as perguntas. Além disso, os profissionais se sentirão seguros e valorizados por saber que a empresa se preocupa com o seu bem-estar.
5. Continue compartilhando informações
Depois de analisar e divulgar os resultados, é hora de agir. A maneira como a corporação vai lidar com esses dados, também garante que a pesquisa organizacional seja eficiente. Como é possível observar, a opinião dos colaboradores é fundamental. Aproveite isso e peça sugestões sobre o que eles acham que poderia ser feito para contornar os pontos fracos. Reúna as ideias, e avalie quais fazem sentido e poderiam ser aplicadas.
Essa é uma maneira de manter os funcionários mais motivados, por saberem que são ouvidos e são importantes para o processo de desenvolvimento da empresa.
Agora que já sabe como fazer uma pesquisa de clima organizacional, siga nossas dicas e aplique em sua empresa. Todos serão beneficiados, independentemente do departamento, cargo ou função desempenhados.