Controle de pneus da frota: você faz em sua empresa?

Controle de pneus da frota: você faz em sua empresa?

Fazer o gerenciamento de uma frota de veículo requer muito planejamento e controle. Afinal de contas, os gestores precisam observar muitos variáveis para garantir o bom desempenho dos veículos da empresa. Uma das atividades do setor está relacionada ao controle de pneus da frota, já que estão diretamente relacionados aos custos com os veículos e segurança dos motoristas. 

O consumo de combustível é uma das maiores despesas do setor, mas os gastos com pneus também. Por isso, no artigo de hoje falaremos sobre a importância do controle de pneus da frota e como você pode fazer essa gestão corretamente. 

Porque fazer o controle de pneus da frota 

Esses componentes naturalmente já estão expostos a desgastes e impactos que os danificam. Contudo, se o controle de pneus da frota é feito de maneira correta há menores chances de esses danos afetarem o desempenho de seus veículos.

O primeiro e mais importante dos motivos de cuidar desses itens é, sem dúvida, a segurança dos motoristas. Aliás, não é errado dizer que os pneus estão entre os mais importantes quando o assunto é esse. São eles que suportam toda carga e absorvem todos os impactos.

Além disso, diferente do que muitos pensam, eles são tão essenciais quanto os freios na hora de parar o veículo. 

Além da questão da segurança existe também a situação dos gastos com pneus. Quando não recebem a devida atenção, o custo fica atrás apenas dos gastos com abastecimento de frota. Aliás, o estado dos pneus pode inclusive influenciar no consumo de combustível. Essas despesas desnecessárias poderem ser evitadas se os itens estiverem em condições adequadas. E até mesmo o desempenho dos veículos se mantém dentro do esperado. 

Para economizar, é importante considerar algumas alternativas para aumentar a vida útil dos pneus. Abaixo separamos algumas para colaborar com a sua gestão. 

1 – Oriente seus motoristas 

Decidimos começar por esse, que talvez seja um dos mais importantes na hora de prolongar a durabilidade dos pneus. Se os usuários dos veículos não tiverem ciência sobre a importância de conservá-los dificilmente o controle de pneus da frota será eficiente. 

Antes de qualquer coisa exponha o quanto eles são essenciais para a própria segurança do condutor. Depois oriente sobre direção defensiva. Pode parecer estranho, mas isso afeta diretamente os pneus. Nos casos de motoristas que dirigem de forma mais agressiva, as frenagens e acelerações constantes colaboram para potencializar esses desgastes. 

2 – Verifique calibragem dos pneus 

Manter os pneus com a calibragem correta é outro ponto primordial. Quando não feita de maneira devida faz com que haja desgaste irregular, o que consequentemente diminui a vida útil do pneu, põe a segurança em risco e afeta a performance do veículo. Se estiverem com menor calibragem que o indicado exigem mais do motor. E isso consequentemente acarreta no aumento do consumo de combustível. 

Para saber qual o nível indicado de pressão basta consultar as informações contidas no manual. Os valores podem ser diferentes dependendo o tipo de carga transportada. Por isso, preste atenção e siga as recomendações do fabricante.

Calibre os pneus com frequência: mesmo que estejam bem vedados sempre haverá algum tipo de perda de pressão. 

3 – Alinhamento e balanceamento em dia

Esses dois pontos são fundamentais, pois garantem maior estabilidade do veículo. O alinhamento serve para garantir que o carro não esteja puxando para um dos lados. Já o balanceamento evita trepidações que causam os famosos desgastes irregulares dos pneus. 

Sempre quando houver algum impacto é importante fazer esses ajustes. O alinhamento corrige a suspensão para que os pneus fiquem retos, alinhados ao volante, e o balanceamento faz com que as rodas girem no próprio eixo, sem bambear.

4 – Realizar o rodízio dos pneus 

Fazer o rodízio é outra estratégia interessante na hora de fazer o controle dos pneus.  Desse modo, todos irão passar por desgaste uniforme, já que ficarão por um tempo em cada eixo. Com isso, é possível prolongar a vida útil e adiar um pouco a necessidade de troca. 

É importante consultar as indicações sobre o rodízio para os modelos de sua frota, porque a forma correta de fazer pode variar de acordo com o tipo de pneu e tração do veículo.

5 – Não esqueça de cuidar o Tread Wear Indicator (TWI)

O TWI é uma marcação utilizada para auxiliar a identificar a hora de trocar os pneus, essa marca fica localizada entre os sulcos. Quando o pneu está novo ela é mais baixa que os frisos da borracha. Ao longo do tempo elas atingem a mesma altura que os desenhos. Na verdade, os desenhos é que atingem a altura do TWI e isso quer dizer que os pneus estão desgastados pelo uso. 

Com isso, há menor aderência ao solo, o que pode causar até mesmo acidentes. Se essa marca ficar em contato com o chão quer dizer que o nível máximo de desgaste do pneu foi atingido. Nesses casos é preciso substituí-lo imediatamente. 

E como é possível fazer o controle dos pneus com eficiência? 

Acima nós listamos algumas táticas simples mas que podem ser muito úteis para aumentar a durabilidade desses componentes. Mas você deve estar se perguntando: como fazer o controle dos pneus com eficiência? 

Bem, na verdade incluir os pneus em sua frota gerencial não é tão misterioso assim. Até mesmo porque se você mantiver as revisões e manutenções sempre em dia, dificilmente terá problemas relacionados a eles. Já que sempre terá um profissional mais especializado olhando diretamente para questões relativas aos pneus dos veículos corporativos.

Ele poderá detectar a necessidade de fazer rodízio e indicar quanto tempo de vida útil ainda resta aos pneus antes da próxima troca. Nessa visitas periódicas você pode aproveitar e verificar se o alinhamento e balanceamento estão corretos.

Aliás, os sistemas online de gestão de frota  são capazes de controlar a média de consumo dos veículos, os gastos e intervalos de manutenções. Gerenciar as informações sobre os carros corporativos é mais preciso, pois as informações ficam armazenadas e centralizadas em plataformas de fácil acesso.

Através dos relatórios que é possível extrair desses softwares você pode comparar os resultados de desempenho e observar caso algum dos carros não esteja se saindo muito bem. 

Como as manutenções preventivas já estão previstas, automaticamente o controle de pneus da frota será mais efetivo e você começará a ter mais planejamento sobre as despesas com esses itens. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *