Um conceito que vem sendo muito abordado ultimamente é o People Experience (ou Employee Experience). O conceito engloba um conjunto de estratégias desenvolvidas para cuidar da experiência que os colaboradores têm dentro da organização, o que inclui o ambiente físico da empresa, o tecnológico e, inclusive, o cultural. Ele é um dos pilares fundamentais das organizações de sucesso. Nesse artigo, nós vamos te mostrar em detalhes o que é, como funciona e quais são os benefícios desse conceito para a sua empresa. Quer saber mais sobre o People Experience? Então continue lendo esse artigo.
Esse conceito agrega tudo o que faz parte do universo do colaborador dentro da empresa. Para isso, leva em conta o que os colaboradores observam, sentem e pensam durante seu horário de trabalho e sua trajetória na empresa como um todo. Ou seja, o People Experience é uma abordagem que avalia a experiência geral de cada funcionário.
É claro que os padrões ideais variam de empresa para empresa e de pessoa para pessoa. Afinal, cada organização conta com suas próprias particularidades, metas e necessidades. Isso guia, também, o que a empresa espera dos colaboradores. Mas o People Experience é uma via de mão dupla: os colaboradores também têm expectativas específicas perante a companhia.
O People Experience analisa, justamente, essa intersecção entre a perspectiva do colaborador e a da empresa. Dessa forma, quanto mais alinhadas estiverem essas diferentes visões, melhor será a experiência de todos os envolvidos.
O assunto já é foco de diversos estudos realizados por instituições renomadas de todo o mundo. Também é aplicado nas empresas líderes de mercado, como o Google, que é considerado por muitos um dos melhores lugares para se trabalhar.
No Brasil, contudo, o termo People Experience é relativamente novo. Muitas vezes, mesmo quando utilizado, o conceito ainda esbarra na falta de conteúdo e referências. Por isso, para realmente enriquecer a experiência das suas equipes, é fundamental entender a fundo a evolução do People Experience.
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O People Experience nos conduziu à era da experiência
Vivemos no que podemos chamar de Era da Experiência. Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo, o valor de providenciar experiências positivas para os colaboradores é inquestionável. Estamos falando do aumento na taxa de retenção, no estabelecimento de marca empregadora, na facilidade para atrair talentos, etc.
O People Experience se tornou tão importante no mundo atual que extrapola os limites do ambiente organizacional. Empresas que tratam bem seus colaboradores acabam ganhando pontos com o público em geral. Dessa forma, a experiência dos colaboradores torna-se, também, um diferencial competitivo no mercado.
O People Experience é fundamental para assegurar que os talentos da empresa estão em sintonia com a cultura organizacional e o direcionamento do negócio no mercado.
Não são apenas as boas estratégias de marketing e vendas que garantem um resultado de excelência para o negócio. O People Experience tem um papel fundamental, pois o engajamento de um time pode ser determinante.
Em um grupo de colaboradores satisfeitos será mais fácil conduzir os processos e implementar políticas e diretrizes, pois o sentimento de pertencimento, possibilita melhor adequação aos processos e atividades na rotina de trabalho.
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Como contribuir para uma boa experiência do colaborador?
Para que o People Experience seja considerado bem-sucedido é importante que os colaboradores tenham sentimentos positivos, sobre aspectos variados na empresa — remuneração, benefícios, ambiente, clima organizacional, possibilidades de carreira, desenvolvimento das habilidades e competência.
Durante toda a vivência organizacional, os colaboradores interagem, interna e externamente, sempre formulando conceitos, sobre as práticas da sua e de outras empresas, comparando inclusive os diferenciais oferecidos em cada uma delas.
Em um ambiente saudável, que estimula constantemente o desenvolvimento, com foco na motivação e engajamento, mesmo que outras empresas ofereçam além do que um talento tem hoje, certamente ele fará considerações importantes, antes de pensar na migração. Ou seja, um trabalho focado no People Experience contribui para a retenção de talentos, um desafio atual para as empresas.
É nesse momento que todas as práticas da sua empresa serão colocadas em xeque, com avaliação criteriosa do quanto ele significa para a empresa e se, de fato, representa uma peça importante dentro do negócio.
People Experience: como colocar em prática agora mesmo?
1. Dê voz aos colaboradores
O primeiro passo para construir a experiência do colaborador é ouvir o público interessado. Ou seja, você precisa dar voz aos colaboradores e permitir que participem ativamente do processo, priorizando suas opiniões e necessidades.
Para isso, é importante ter uma comunicação aberta e ferramentas que viabilizem a pesquisa direta com os funcionários. E mais importante ainda, colocar em prática o feedback recebido para melhorar a experiência dentro do ambiente de trabalho constantemente.
2. Mapeie a jornada do colaborador
Entender o caminho que o colaborador percorre na sua jornada profissional dentro da empresa é muito importante. Desde o processo de recrutamento, treinamento, processo seletivo para promoção até o desligamento, deve estar muito claro a estratégia do setor de RH.
Um bom exemplo é o Onboarding de novos colaboradores. É fundamental que, ao chegarem na empresa, todos se sintam bem recebidos e pertencentes ao ambiente de trabalho. Uma boa maneira de fazê-lo é através de um Kit de Boas-vindas Personalizado com a marca da empresa.
3. Valorize e estimule os colaboradores
O People Experience funciona, acima de tudo, para incentivar os colaboradores por meio de experiências positivas. Por isso, os funcionários devem sentir satisfação nas atividades executadas e valorização, ao mesmo tempo em que são desafiados e instigados a crescer. A meritocracia é a melhor forma de conseguir isso. Sempre reconheça o empenho dos seus liderados. Uma oportunidade de fazer isso é usando a gamificação.
A meritocracia é uma forte aliada para que empreendimentos captem os melhores funcionários. Mas não basta dar boas oportunidades de crescimento e recompensar os bons. É preciso criar um ambiente propício para uma competição saudável e igualitária. Sempre que possível faça com que as boas ações sejam reconhecidas e recompensadas.
4. Invista em benefícios
A manutenção dos profissionais na empresa deve ser trabalhada por algo além do salário pago ao final de cada mês. As gerações Y e Z valorizam empresas que proporcionam mais qualidade de vida. Trabalho home office, jornada e benefícios flexíveis são exemplos de como agregar valor para melhorar a experiência do colaborador.
É importante também que a empresa se mostre presente em momentos importantes do colaborador, como datas comemorativas, aniversários, nascimentos, e também em momentos nos quais o funcionário precisa de apoio, como na perda de entes queridos.
O People Experience é importante para fidelizar os colaboradores e otimizar o trabalho da corporação, bem como aprimorar inúmeros indicadores. Invista na experiência dos seus colaboradores e aplique essa metodologia de sucesso!
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