Se os profissionais de RH são os primeiros a receber e a acolher os novos colaboradores, eles também são os últimos a encontrá-los antes de uma demissão. Como em toda profissão há bônus e ônus, a despedida certamente é um momento de desafio para os gestores. Assim, somente com a demissão humanizada é possível lidar com essa situação de maneira mais leve e saudável.
Para começar, vale dizer que demitir nunca é fácil, nem para o demitido, nem para quem demite, independente do motivo. Isso porque, por trás de cada desligamento, existem famílias, sonhos e expectativas. O mais difícil, aliás, é que, em muitos casos, as demissões não acontecem por má conduta do funcionário por erros graves em relação à prestação de serviços. É bastante comum que o ato seja provocado por assuntos alheios ao colaborador, como em casos de cortes de gastos e crises financeiras, sendo a diminuição da folha de pagamento a melhor saída para o momento.
Quando a dispensa for dessa natureza, deixe isso claro para o profissional. Isso ajuda a conservar um bom relacionamento posterior, resultando em uma futura recontratação. Ademais, ex-colaboradores satisfeitos com a empresa pelas quais trabalharam elevam a confiança dos demais profissionais, valorizando-a.
Porém, quando estiver relacionado ao profissional em si, é importante que os gestores saibam como dar esse feedback de uma forma adequada, sempre levando em consideração a empatia, tentando compreender de forma emocional (mas também racional) como a pessoa que está sendo demitida se sente diante dessa situação.
Essas atitudes são muito importantes, pois uma empresa que se preocupa com a sua reputação como marca empregadora deve considerar o momento do desligamento, já que isso também ajuda a fortalecer o nome da empresa. O ambiente organizacional é muito vigiado atualmente, de forma que ele precisa transparecer boas práticas na ruptura do contrato.
Para isso, a melhor maneira de realizar um desligamento é trabalhar com o que chamamos hoje no mundo dos recursos humanos de demissão humanizada. A essa altura, você pode estar se perguntando: Mas , afinal, o que é essa tal de “demissão humanizada”?
O que é a demissão humanizada?
Bem, a demissão humanizada é trazer à tona empatia e respeito à pessoa demitida, no momento da demissão e posterior a ele. É conduzir o desligamento de maneira cuidadosa, respeitosa e com o máximo de cuidado com a estabilidade emocional da pessoa demitida.
Para que isso seja possível, a demissão é realizada de maneira justificada. Isso significa que a empresa explica detalhadamente quais são as causas do desligamento, mas de maneira cuidadosa. Todo o procedimento exige que o empregador priorize o respeito pelo funcionário e por toda trajetória percorrida durante o período de vigência empregatícia.
Ao longo deste artigo você vai aprender a aplicar a demissão humanizada a partir das seguintes atitudes:
- Conversar com o colaborador individualmente;
- Dar feedback sobre o período em que o colaborador esteve na empresa;
- Ser transparente sobre todas as etapas do processo de desligamento;
- Se possível, escrever uma carta de recomendação.
Esperamos que com essas dicas você consiga ressignificar o momento da rescisão tanto para o colaborador quanto para a organização e para os funcionários que continuam na equipe. Boa leitura!
Por que aplicar a demissão humanizada?
Bem, existem diversos motivos. Hoje, mais do que nunca, se tem consciência nos ambientes corporativos de que é preciso valorizar o ser humano por trás do colaborador que desempenha suas funções cotidianamente para a empresa.
Além do mais, nunca se trata apenas do funcionário e sim de tudo que ele carrega consigo, como família, sonhos e objetivos profissionais. A ruptura de um ciclo traz algumas inseguranças e, até a pessoa se restabelecer, uma demissão pode ser um evento traumático.
Nesse sentido, ter zelo pelo profissional cria um ambiente mais saudável na sua empresa e mostra para os seus pares que a sua organização se preocupa com o capital humano, tornando-a mais competitiva e um lugar pelo qual vale a pena trabalhar.
Além disso, é possível, com a demissão humanizada, manter um diálogo com o colaborador dispensado, pois, em muitos casos, ele pode ser realocado no futuro ou contribuir com a empresa de outras formas, seja como prestador de serviços autônomo ou mesmo como consumidor.
Dessa forma, você está colaborando para a Employee Experience como um todo dos colaboradores, uma vez que a demissão também faz parte da experiência na empresa. De nada adianta ter uma empresa super preocupada com os colaboradores enquanto eles são ativos, mas na hora da despedida fazer isso da pior forma possível, não é mesmo?
Para que você consiga executar uma estratégia adequada de demissão humanizada, separamos algumas dicas a seguir. Confira!
Dicas para adotar a demissão humanizada nas empresas
Se você, gestor de RH, entende a importância de adotar a demissão humanizada na sua empresa, mas não sabe por onde começar, não se preocupe. Pensando em te ajudar nisso, vamos mostrar algumas condutas que devem ser aplicadas para que o colaborador receba e lide com essa notícia da melhor maneira possível.
Seguindo nossas dicas, você, enquanto portador dessa notícia complicada, também ficará mais confortável e menos incomodado de ter que explicar a situação, afinal, sabemos que muitas vezes as relações de trabalho viram verdadeiras amizades, mas que você não pode deixar de fazer o que é certo para sua empresa no momento. Caneta e caderno na mão? Vamos lá!
1- Converse com o colaborador individualmente
A primeira dica para uma demissão humanizada diz respeito à forma de comunicar a mensagem. O colaborador afetado deve ser o primeiro a saber da notícia. Por isso, não dê chance para boatos na empresa, pois isso cria um ambiente de ansiedade em que o funcionário não sabe o que esperar.
Priorize uma conversa franca, transparente e, de preferência, presencial. É como um fim de um relacionamento, o melhor é falar “olhando nos olhos” da pessoa, não é? Isso demonstra que você se importa com o colaborador, evitando ruídos e pensamentos como “não sou nada para empresa”, ou “sou apenas um instrumento”, por exemplo.
2- Dê feedback sobre o período em que o colaborador esteve na empresa
Essa parte é muito importante! Na hora da demissão é comum que a autoestima do colaborador fique abalada, especialmente a autoestima intelectual. Sempre parece que o problema é com ele, que não fez o suficiente ou que não foi um bom profissional. Mas, como sabemos, muitas vezes, o motivo da demissão não tem nada a ver com isso.
Por isso, dê um bom feedback sobre o tempo em que o funcionário esteve na organização. Cuidado: não seja genérico! Prepara-se para essa conversa e resgate momentos em que a participação do colaborador foi essencial para o bom desempenho das atividades. Isso certamente fará com que ele se sinta reconhecido, apesar da notícia desafiante do momento.
3- Seja transparente sobre todas as etapas do processo de desligamento
Tenha cuidado na hora de dar a notícia, mas não postergue o que precisa ser dito. Seja transparente, explique os motivos e o que acontece na sequência. Deixe o trabalhador ciente de seus direitos, o que ele deve buscar a partir daquele momento.
Dependendo do regime de contratação, existem uma série de benefícios que o colaborador pode contar. Explique com clareza todos eles. Assim, o colaborador não irá se sentir desamparado em um momento de turbulência.
4- Se possível, escreva uma carta de recomendação
Quando se encerra um ciclo, começa outro, não é? Para o ex-colaborador é hora de procurar um novo emprego. É preciso submeter-se a entrevistas e processos de recrutamento. Nessas circunstâncias, uma boa carta de recomendação do líder de uma organização pode fazer toda a diferença.
Se for possível, se ofereça para escrever uma carta de recomendação com as principais qualidades e competências do colaborador e como ele pode contribuir para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Além de ajudar na autoestima do colaborador desligado, você estará dando um empurrãozinho para que a vida profissional dele continue fora da sua empresa e que ele não fique tanto tempo sem um bom emprego.
Com a Trio Card, você ganha tempo para se dedicar à demissão humanizada!
Depois de entender o que é a demissão humanizada e conferir as principais dicas para colocar isso em prática, você deve ter percebido que é preciso tempo e preparação emocional para lidar com um momento tão delicado como esse, não é?
Por isso, com a Trio Card você, enquanto RH, tem todo o apoio necessário para se dedicar a essas questões. Com um sistema de gestão de benefícios corporativos eficiente, que envolve cartão alimentação, vale-combustível, convênio, cartão premiação, refeição, e muito mais para a satisfação dos seus colaboradores e da sua empresa, você cria um planejamento estratégico de RH de muita qualidade!
Só assim você ganha tempo suficiente para se dedicar aos desafios, como a demissão humanizada, e para traçar estratégias que viabilizem um desligamento mais saudável e menos traumático tanto para o colaborador demitido quanto para o funcionamento da organização como um todo.
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