Logística para e-commerce: quais são os desafios com o crescimentos dos marketplaces

Como está o planejamento de sua logística para e-commerce? Você sentiu alguma dificuldade devido ao aumento das vendas pela internet por conta da pandemia? Essas perguntas são pertinentes se considerarmos que essa situação mostrou a importância da logística para as empresas que fazem entregas. É certo dizer que as vendas online já apresentavam uma crescente significativa no mundo corporativo e que isso apenas foi potencializado por conta da situação do coronavírus. Com isso, cada vez mais as gigantes do marketplace investem na captação de novos parceiros para realizar as entregas de suas mercadorias.

carrinho de compras com caixas de produtos, representando o logística e-commerce

Porém, a falta de gerenciamento da frota que faz a entrega do produto pode resultar em prejuízo. E isso, é claro, traz impactos tanto para a produtividade quanto para a expansão da empresa. Para evitar esse tipo de situação e facilitar o trabalho, os sistemas de gestão são cada vez mais necessários nas rotinas dos gestores de frotas.

Agilidade e eficiência: alguns dos desafios da logística para ecommerce 

O mercado de entregas precisa se profissionalizar para atender grandes empresas como o Mercado Livre e Amazon – gigantes do marketplace. E sabe o que essas empresas buscam em seus parceiros? Entregas ágeis e eficientes de suas encomendas.  Com isso, aquelas empresas que não estiverem com um sistema de gestão de frota ajustado e moderno poderão ficar de fora nesta concorrência.  

O Mercado Livre, por exemplo, fechará dezembro contratando 150 carretas para realizar suas entregas. Segundo informações divulgadas por Leandro Bassoi, vice-presidente do Mercado Envios, braço de logística do Mercado Livre. Aliás, para que se saiba, a empresa contrata transportadoras de médio e pequeno porte para realizar o serviço. 

Já a Amazon chega no Brasil com a Amazon Logistics e trabalha de uma forma diferente. A empresa norte americana vai terceirizar a sua marca para empresários que aceitem fazer um investimento inicial R$ 45 mil para estar apto a entregar suas encomendas. Segundo os dados da Amazon, é indicado  que as empresas parceiras operem 20 a 40 veículos em média. Ou seja, há bastante oportunidade de crescer o negócio, não é mesmo? 

Mas, se você realmente pretender se jogar e aproveitar essa possibilidade de expandir e atender a essas – e outras gigantes do marketplace – é preciso  que o controle da frota seja feito de maneira muito assertiva. 

E como é possível adequar a minha frota ter competitividade nesse mercado? 

Para atender este mercado que não para de crescer, existem vários sistemas de gestão para auxiliar no controle total sobre sua frota. 

A falta da tecnologia nas empresas de logística faz o gestor ficar refém dos motoristas para poder completar o seu trabalho no final do mês. Quase sempre os condutores esquecem de pedir as notas fiscais de abastecimentos. Sem falar na demanda de tempo dos colaboradores para fazer a tabulação dos gastos dos veículos no final do mês.

Combustíveis, pedágio, vale pedágio, roteirização e recolhimento de notas fazem parte da rotina dos gestores de frota independente do tamanho da empresa. Trabalhar com estes fatores na base das requisições e planilhas preenchidas manualmente absorvem um tempo crucial que, via de regra, faz com que o setor seja mais operacional do que estratégico.

Para resolver estes problemas e agilizar os processos, a tecnologia entra em campo. As ferramentas disponíveis permitem controlar em tempo real os abastecimentos e saber em qual praça de pedágio está o caminhão, por exemplo, liberando os colaboradores do setor para desenvolverem outras atividades vitais para o setor de logística. 

Essas soluções inclusive colaboram para redução dos erros humanos e o gestor consegue observar onde estão os principais gargalos de sua frota para poder corrigi-los. Também é possível fazer comparativos de desempenho entre os seus veículos e seus motoristas. Assim, você consegue mensurar como a sua frota se comporta, o que é indispensável, já que custos além dos previstos podem prejudicar o retorno esperado Se o custo for muito alto, pode ser que o valor cobrado para realizar o transporte não compense. 

É fácil implantar esse sistema para potencializar a logística para e-commerce? 

dois colaboradores alinhando a logística e-commerce

A implantação de um sistema de gestão de frota tem que ser feita gradativamente e de forma contínua. Isso é importante para que todos os envolvidos entendam sua participação no processo. 

O treinamento da equipe é fundamental para o desenvolvimento da ferramenta no setor, pois todos têm que entender as funcionalidades do sistema para utilizá-las com eficiência. Com o sistema rodando, o gestor ganha agilidade no processo de gerenciamento de sua frota e consegue uma maior eficácia de sua equipe.

Mas, não basta apenas a empresa começar a utilizar um sistema destes, se não mudar a mentalidade de seus colaboradores. Uma vez que estas ferramentas existem para facilitar e agilizar o trabalho, evidenciando a importância da logística para e-commerce no processo de entrega das mercadorias.

Como o Plus Frota pode ajudar nesse processo 

O Plus Frota é um sistema de gerenciamento que possibilita o entendimento de sua frota. Sabendo exatamente como ela funciona é possível até mesmo melhorar o desempenho dos veículos corporativos. 

O gestor tem acesso ao painel de controle na tela de um smartphone ou de um computador, agilizando a resolutividade das demandas da empresa. 

Outras funcionalidades do Plus Frota são o acesso a relatórios de desempenho da frota, separação dos centros de custo, consumo dos veículos, pedágio válido em todo o território nacional e recolhimento de notas, além da possibilidade de integrar o sistema ao seu rastreador em uma única tela. 

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A possibilidade de ter todos estes serviços em uma única operadora torna o trabalho mais ágil. Isto porque o gestor não precisa contratar a gestão de abastecimento com uma empresa, pedágios com outra e ainda ficar encarregado de fazer o recolhimento de notas com os próprios colaboradores. 

O Plus Frota não para na busca por otimizar o trabalho logístico das empresas de transporte. Por meio do entendimento das necessidades de nossos clientes, estamos cada vez mais aprimorando o nosso sistema. 

Na maioria das vezes o problema de um gestor de frota equivale a necessidade apresentada por outro profissional. Com essa sensibilidade de escutar e atender o mercado, em breve lançaremos novidades como a modernização da plataforma, inclusão do serviço de vale pedágio, o CIOT e o MDFe, para comodidade dos gestores. 

Fique de olho em nossas redes sociais. Com nosso sistema a sua logística para e-commerce certamente será muito mais tranquila. 

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