Quais soft skills e hard skills analisar no recrutamento?

soft skills e hard skills

O que deve ser levado em consideração na hora do recrutamento, aspectos técnicos ou interpessoais? Quando se fala de soft skills e hard skills, esse é um dos questionamentos mais comuns. 

A contratação de um novo talento é de grande influência para os futuros resultados da corporação. Uma das principais fontes de renda e produção são os colaboradores, por isso é de suma importância que seus conhecimentos e valores estejam alinhados com os da empresa. 

Entre um profissional PHD de personalidade difícil e um graduando que apresentou sinais socioemocionais positivos, qual seria o escolhido por você para a vaga? Qual seria a melhor decisão a ser tomada? Confira a seguir. 

Soft skills e hard skills: o que são?

Os conceitos soft skills e hard skills são relativamente novos para o setor de recursos humanos. Ambos são empregados na seleção de talentos, identificando pontos técnicos e interpessoais. É importante conhecer e saber aplicar essas ferramentas de RH ao selecionar os  candidatos ou mensurar habilidades de colaboradores.

Relevantes para a tomada de decisão mais assertiva, ajudam a identificar o profissional que mais se adequa para a vaga, levando em consideração suas qualidades. O método avalia e identifica competências técnicas e comportamentais a partir do que se espera para o novo funcionário. 

Soft Skills, o que são?  

Soft skills são traços comportamentais, habilidades interpessoais que apontam como o candidato pode agir e se portar diante dos desafios do cargo. Assim, ajuda o recrutador a ter uma ideia de como o indivíduo se comportaria, se relacionaria e lidaria com os outros. 

Avaliar essas características e quantificá-las são tarefas  mais difíceis, pois leva mais tempo para atividades, questionários e entrevistas com o candidato. São várias qualidades que podem ser identificadas através da técnica.

Conheça algumas soft skills positivas para a contratação:

  • Comunicação interpessoal;
  • Resiliência;
  • Trabalho em equipe;
  • Liderança;
  • Orientação para resultados;
  • Flexibilidade.

O que são Hard Skills?

Hard skills são as habilidades técnicas do candidato, obtidas ao longo de sua formação e profissionalização. Ao contrário da soft skills, essas características são mais fáceis de serem identificadas e mensuradas em uma entrevista, pois geralmente estão  presentes no currículo. 

Sendo assim, a hard skills pode ser aprendida e aperfeiçoada  por meio de cursos, oficinas, palestras, estudos, workshops e outros. Até os dias de hoje, essas características são as que mais são avaliadas pelos recrutadores. 

São consideradas hard skills:

  • Graduação;
  • Cursos técnicos;
  • Workshops;
  • Pós-Graduação
  • Habilidades ligadas a tecnologia;
  • Conhecimentos práticos.

Mas e aí, você já sabe quais deles têm mais peso na contratação? Entre soft skills e hard skills, qual você determinaria como prioridade? 

soft skills e hard skills

Entre Soft Skills e Hard Skills, qual levar em consideração?

Acontece que entre soft skills e hard skills há um peso diferente na avaliação para a contratação de um novo funcionário. É difícil identificar qual delas  apresenta mais relevância e assertividade na seleção. Como vimos, a hard skills é mais fácil de ser mensurada, enquanto a soft skills exige mais trabalho para ser definida.

Com isso, sabe-se que as habilidades técnicas podem ser adquiridas ao longo da profissionalização do candidato, já seus valores pessoais são características próprias, desenvolvidas ao longo da vida, que fala muito sobre a sua relação com os colegas e o superior no trabalho. Além disso, em uma disputa acirrada pela vaga determina-se levar em consideração as habilidades interpessoais, elas falam muito mais sobre o candidato do que os seus títulos.

As soft skills costumam ser avaliadas por meio de dinâmicas de grupo, painéis, estudo de caso, questionários e outros. As habilidades técnicas são analisadas por meio de testes, questionários e outras práticas.

Afinal, entre soft skills e hard skills, qual levar mais em consideração? É lógico que cada caso é um caso, mas tenha em mente que habilidades técnicas podem ser facilmente aprendidas, enquanto as socioemocionais, não estando em dia, só terapia para lidar com a situação. Entre um graduado esforçado, dinâmico, comunicativo e um PHD de personalidade difícil, qual vai cooperar mais com a empresa? Faça sempre a escolha baseada em ambas métricas, priorizando soft skills no final das contas. 

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