O que deve ser levado em consideração na hora do recrutamento, aspectos técnicos ou interpessoais? Quando se fala de soft skills e hard skills, esse é um dos questionamentos mais comuns.
A contratação de um novo talento é de grande influência para os futuros resultados da corporação. Uma das principais fontes de renda e produção são os colaboradores, por isso é de suma importância que seus conhecimentos e valores estejam alinhados com os da empresa.
Entre um profissional PHD de personalidade difícil e um graduando que apresentou sinais socioemocionais positivos, qual seria o escolhido por você para a vaga? Qual seria a melhor decisão a ser tomada? Confira a seguir.
Soft skills e hard skills: o que são?
Os conceitos soft skills e hard skills são relativamente novos para o setor de recursos humanos. Ambos são empregados na seleção de talentos, identificando pontos técnicos e interpessoais. É importante conhecer e saber aplicar essas ferramentas de RH ao selecionar os candidatos ou mensurar habilidades de colaboradores.
Relevantes para a tomada de decisão mais assertiva, ajudam a identificar o profissional que mais se adequa para a vaga, levando em consideração suas qualidades. O método avalia e identifica competências técnicas e comportamentais a partir do que se espera para o novo funcionário.
Soft Skills, o que são?
Soft skills são traços comportamentais, habilidades interpessoais que apontam como o candidato pode agir e se portar diante dos desafios do cargo. Assim, ajuda o recrutador a ter uma ideia de como o indivíduo se comportaria, se relacionaria e lidaria com os outros.
Avaliar essas características e quantificá-las são tarefas mais difíceis, pois leva mais tempo para atividades, questionários e entrevistas com o candidato. São várias qualidades que podem ser identificadas através da técnica.
Conheça algumas soft skills positivas para a contratação:
- Comunicação interpessoal;
- Resiliência;
- Trabalho em equipe;
- Liderança;
- Orientação para resultados;
- Flexibilidade.
O que são Hard Skills?
Hard skills são as habilidades técnicas do candidato, obtidas ao longo de sua formação e profissionalização. Ao contrário da soft skills, essas características são mais fáceis de serem identificadas e mensuradas em uma entrevista, pois geralmente estão presentes no currículo.
Sendo assim, a hard skills pode ser aprendida e aperfeiçoada por meio de cursos, oficinas, palestras, estudos, workshops e outros. Até os dias de hoje, essas características são as que mais são avaliadas pelos recrutadores.
São consideradas hard skills:
- Graduação;
- Cursos técnicos;
- Workshops;
- Pós-Graduação
- Habilidades ligadas a tecnologia;
- Conhecimentos práticos.
Mas e aí, você já sabe quais deles têm mais peso na contratação? Entre soft skills e hard skills, qual você determinaria como prioridade?
Entre Soft Skills e Hard Skills, qual levar em consideração?
Acontece que entre soft skills e hard skills há um peso diferente na avaliação para a contratação de um novo funcionário. É difícil identificar qual delas apresenta mais relevância e assertividade na seleção. Como vimos, a hard skills é mais fácil de ser mensurada, enquanto a soft skills exige mais trabalho para ser definida.
Com isso, sabe-se que as habilidades técnicas podem ser adquiridas ao longo da profissionalização do candidato, já seus valores pessoais são características próprias, desenvolvidas ao longo da vida, que fala muito sobre a sua relação com os colegas e o superior no trabalho. Além disso, em uma disputa acirrada pela vaga determina-se levar em consideração as habilidades interpessoais, elas falam muito mais sobre o candidato do que os seus títulos.
As soft skills costumam ser avaliadas por meio de dinâmicas de grupo, painéis, estudo de caso, questionários e outros. As habilidades técnicas são analisadas por meio de testes, questionários e outras práticas.
Afinal, entre soft skills e hard skills, qual levar mais em consideração? É lógico que cada caso é um caso, mas tenha em mente que habilidades técnicas podem ser facilmente aprendidas, enquanto as socioemocionais, não estando em dia, só terapia para lidar com a situação. Entre um graduado esforçado, dinâmico, comunicativo e um PHD de personalidade difícil, qual vai cooperar mais com a empresa? Faça sempre a escolha baseada em ambas métricas, priorizando soft skills no final das contas.
Agora que você já sabe como fazer um recrutamento mais assertivo, que tal atrair mais talentos oferecendo mais benefícios variáveis para seus colaboradores. Na Trio Card temos cartões de alimentação, refeição, combustível e muitos mais. Fale com um especialista e confira.