Escolher as pessoas certas para compor a sua equipe é uma etapa essencial para o desenvolvimento da empresa. Isso porque além das competências técnicas necessárias para o desempenho de uma função, os colaboradores precisam ter habilidades emocionais para lidar com os desafios do dia a dia e com a diversidade do local de trabalho. Nesse sentido, o processo seletivo que utiliza os recursos do recrutamento humanizado pode ser uma ótima opção para auxiliar profissionais da área na hora de encontrar os melhores talentos.
Neste artigo você vai entender o que é o recrutamento humanizado, para que serve, quais os objetivos e como aplicá-lo nas suas próximas entrevistas e dinâmicas.
O que é o recrutamento humanizado?
Pense na seguinte situação: dois profissionais se candidatam à sua oportunidade. Um deles possui uma vasta experiência na área e apresenta um extenso currículo de cursos e certificados importantes do mercado. No entanto, na hora de realizar uma dinâmica ou de justificar sua escolha pela vaga, ele não demonstra empatia pelos outros concorrentes, nem parece engajado com a marca da sua empresa.
É então que você olha para o segundo candidato: ele não tem tantos certificados, mas apresenta boas competências técnicas. O seu ponto forte, entretanto, é a relação interpessoal, a boa comunicação e a empatia com os demais participantes. Se considerar o recrutamento humanizado, certamente verá o potencial dele para colaborar e crescer junto com a sua empresa.
O recrutamento humanizado força o olhar do recrutador para além das especializações, da formação e da instituição de ensino, promovendo o reconhecimento do valor de cada pessoa. Essa mudança de pensamento retira a tensão do momento, que pode comprometer o desempenho de tantos bons profissionais pura e simplesmente por nervosismo na hora da entrevista. Assim, o recrutamento humanizado evita alguns futuros problemas como contratações em que:
- Os profissionais não apresentam a cultura organizacional da empresa;
- Os funcionários estão distantes do posicionamento da empresa;
- Os colaboradores não estão dispostos a aprender porque acham “que já sabem tudo” sobre a sua área de atuação;
- Os funcionários não conseguem ser bons colegas de trabalho e deixam o ambiente pesado.
Por que adotar o recrutamento humanizado?
Como vimos, o recrutamento humanizado é um posicionamento aliado às diversas atitudes e práticas do recrutador diante das suas entrevistas e dinâmicas de seleção para a admissão de novos talentos. Essa mudança de postura em relação aos métodos tradicionais de seleção permite, muito além de evitar contratações equivocadas, como as que citamos acima, encontrar profissionais mais alinhados com o propósito das vagas.
Isso acontece porque os candidatos em questão se sentem mais à vontade para demonstrarem quem realmente são, apresentando características que um currículo não é capaz de mensurar, como: boa comunicação, simpatia, empatia, boa relação interpessoal, comprometimento, solidariedade, bom humor e muitos outros adjetivos cruciais para uma boa convivência. Afinal, é com as pessoas do trabalho que passamos grande parte do nosso tempo, não é? Nos dias difíceis, são as pessoas com esse tipo de personalidade que irão agregar para a solução dos problemas.
Além dessas questões específicas, o recrutamento humanizado também possibilita benefícios para a imagem e funcionamento geral da empresa, que será reconhecida por ter processos seletivos interessantes e que cuidam da saúde mental dos candidatos, algo tão falado nos dias de hoje. Alguns outros benefícios deste modelo de benefício são, portanto:
O recrutamento humanizado também é um diferencial que ajuda na hora de atrair talentos, uma vez que a competitividade do mercado está em alta. Desse modo, os profissionais passam a enxergá-la como uma boa opção para desenvolver sua carreira. Isso automaticamente contribui para que candidatos com o perfil desejado se apliquem para as vagas ofertadas.
Esse número é determinado pela frequência com que os colaboradores entram e saem do time em um período de tempo. Se a rotatividade for muito alta, a tendência é que o restante da equipe esteja ou fique insatisfeita, uma vez que toda vez que um colaborador entra é necessário um processo de adaptação e, quando ele sai, gera uma desestabilização momentânea no setor.
A prática colabora para o Employee Experience, ou experiência do colaborador, um novo conceito que busca oferecer uma imagem positiva e de satisfação para os funcionários, proporcionando um ambiente cultural, físico e tecnológico adequado e de qualidade, o que aumenta a produtividade da equipe.
- Banco de Talentos
Se você cria uma proximidade com os candidatos e faz com que eles desejem trabalhar na sua empresa por sentirem ser um ambiente agradável, você consegue deixar um canal aberto de comunicação com profissionais qualificados, mas que não foram aprovados em um primeiro processo. Assim, o seu Banco de Talentos se torna ainda mais funcional e precioso para futuras contratações.
- Facilidade para negociar contrato
Quando a sua aposta é reconhecida e valorizada pelo funcionário, você tem mais chances de conseguir negociar o modelo de contrato ou mesmo valores e benefícios. Isso porque ele se sente acolhido e parte da cultura da empresa. Ele realmente deseja trabalhar no local e está aberto a conversas e adaptações.
Bom, agora que você, profissional de Recursos Humanos, já sabe da importância e dos benefícios do recrutamento humanizado, confira as dicas que separamos para você iniciar a prática já na sua próxima seleção!
Dicas para tornar o Recrutamento Humanizado e mais produtivo:
A maioria das dicas para um recrutamento humanizado está relacionada com aquela máxima: faça para os outros o que gostariam que fizessem com você. Em outras palavras, é tratando bem seus candidatos que você terá colaboradores satisfeitos e de qualidade no futuro. É assim, por outro lado, que você vai identificar as melhores habilidades emocionais necessárias para a sua equipe. Afinal, você também sabe como é participar de um processo seletivo, não é?
Então, vamos lá!
Dica 1: Tenha empatia e seja amigável
Cuidado na hora de fazer perguntas! Não seja invasivo e não faça questionamentos que podem constranger ou humilhar os candidatos. Atente-se apenas às questões que dizem respeito ao processo seletivo. Se perceber que a pessoa entrevistada ficou “sem jeito”, seja amigável e troque de assunto. Lembre-se: o recrutamento humanizado é sobre deixar todo mundo confortável com o processo.
Dica 2: Dê feedbacks para os candidatos não aprovados
Quando alguém se candidata para uma vaga, muitas vezes cria expectativas, se envolve, oferecendo tempo, saúde emocional e mesmo competências técnicas para participar do processo seletivo. Ao terminar as dinâmicas e entrevistas, os candidatos ficam ansiosos pela resposta, mesmo que ela seja negativa, pois, assim, eles já podem ir atrás de uma outra oportunidade. Portanto, sempre comunique os candidatos sobre as suas decisões e, se possível, explique o por que não foram aprovados. Assim, eles podem melhorar e tentar novamente.
Dica 3: Seja transparente
Explane sobre todos os processos da seleção. Demonstra, dessa maneira, quais são os objetivos de cada etapa, o que você espera dos candidatos. Deixe claro tudo que eles precisam saber sobre a vaga e sobre a empresa. O ideal é que eles já saibam, desde o início, questões como salário, horário e demais benefícios.
Dica 4: Busque entender as expectativas e a condição do candidato
Sem invadir o espaço do candidato, com uma abordagem tranquila, busque entender o que o candidato busca com a vaga e as suas pretensões na empresa. Ele tem vontade de crescer hierarquicamente? Ele está engajado com o propósito da organização? Ele entende que nem sempre a rotina de trabalho será fácil? Busque saber um pouco sobre a vida pessoal e a condição do candidato também. Assim, você saberá como oferecer os melhores benefícios e plano de carreira para cada colaborador.
Por exemplo: seu funcionário precisa de vale-transporte ou vale-combustível? Prefere Vale Alimentação ou Vale-refeição? Esses são alguns dos tópicos que você pode descobrir.
Dica 5: Jamais descarte um candidato por suas características físicas ou econômicas
Parte de exercer um recrutamento humanizado é entender que o trabalho pode ser uma oportunidade de autonomia e empoderamento para muitas pessoas que enfrentam problemas familiares ou financeiros. Jamais desclassifique alguém competente por questões como cor, sexo, orientação sexual, origem social e maternidade. Nunca se esqueça: pessoas comprometidas e qualificadas estão em todos os lugares!
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