Employer Branding: o que é e como o RH pode aplicar

Você já ouviu falar em employer branding? Esse conceito vem ganhando espaço dentro das empresas. Por quê? Além de encantar os seus clientes, é ele quem tem a missão de conquistar os funcionários. Essa percepção aconteceu por conta da alta competitividade existente em busca dos melhores profissionais. 

Afinal de contas, eles são peças fundamentais para colaborar com o crescimento do negócio e ajudar a se destacar no mercado. Mas, claro, isso só será possível se a corporação for capaz de despertar o interesse de bons candidatos e reter os talentos que já possui

É justamente isso o que essa nova metodologia se propõe a fazer. Por meio de um conjunto de estratégias, é possível reforçar os pontos positivos e fortalecer a imagem da companhia. Desse modo, os profissionais passam a enxergá-la como uma boa opção para desenvolver sua carreira. Isso automaticamente contribui para que candidatos com o perfil desejado se apliquem para as vagas ofertadas.

É uma abordagem interessante, não é mesmo? Então, se quiser se aprofundar mais sobre essa poderosa ferramenta de construção de equipes de alta performance continue a leitura. 

Afinal, o que exatamente é o employer branding

Se você é profissional de RH, deve saber que atualmente oferecer apenas uma boa remuneração já não é o suficiente. É preciso ir além para conseguir atrair e reter os talentos na empresa. Esse algo a mais, portanto, pode ser considerado employer branding. Aliás, esse termo significa, em tradução literal, reputação da marca empregadora. 

Desse modo, crie maneiras de incentivar a produtividade internamente e valorizar os profissionais. Até mesmo porque a atração, retenção de talentos e redução da taxa de rotatividade são alguns dos desafios da rotina do RH. Ou seja, a partir do momento que a empresa investe na satisfação dos colaboradores, se torna mais fácil superá-los. 

Abaixo destacamos quatro vantagens do employer branding

  1. Otimiza os processos de recrutamento e seleção, já que as contratações se tornam mais efetivas; 
  2. Melhora o reconhecimento da marca por ser uma empregadora destaque, aumentando naturalmente a visibilidade;
  3. Facilita a criação de equipes de alta performance;
  4. Promove motivação e engajamento dos colaboradores. 

E como o RH pode aplicar o employer branding na empresa?

Primeiramente, qualquer conceito ou estratégia nova a ser implementada na empresa precisa ser muito bem planejada. Desse modo, não seria diferente ao adotar o employer branding. 

Por isso, nós trouxemos algumas dicas que podem ser úteis na hora de aplicar esse conceito. Confira a seguir: 

1. Identifique o perfil de profissionais desejado 

Antes de qualquer coisa, estabeleça o perfil de candidato ideal para a corporação. Ao fazer essa análise, considere as necessidades da empresa para os diferentes cargos possíveis. Assim, o próprio RH mapeia o seu público e avalia se os profissionais da equipe acompanham essa realidade. 

A partir disso, é possível buscar mais informações sobre o que atrai esse tipo de público. 

2. Planeje o que será ofertado como atrativo 

Depois de entender e mapear o perfil ideal, defina o atrativo para despertar o interesse desses profissionais. Baseado no perfil dos candidatos, pense nas seguintes perguntas: 

  • O que o público-alvo considera na hora de escolher entre uma empresa e outra? 
  • O que seria visto como um diferencial?
  • O pacote de benefícios disponibilizado supre as necessidades?
  • Como os funcionários da corporação se sentem com o que é oferecido na empresa? 

Como dissemos, se basear em salário e cargo já não é o suficiente para a empresa ser vista como uma boa empregadora. Por isso, é importante olhar para outras questões. Os interesses têm se modificado e a empresa precisa atentar-se para não perder espaço no mercado. 

3. Trabalhe em conjunto com o marketing 

Não adianta identificar o perfil ideal e planejar os atrativos se essa informação não chegar aos interessados. O departamento de marketing pode ser um excelente aliado para criar campanhas nesse sentido. 

Eles saberão como atingir os profissionais de forma eficiente. Além disso, as redes sociais contribuem com a reputação da empresa. Assim como os recrutadores observam o comportamento dos candidatos nesses canais, o inverso também ocorre.  

Temos algumas dicas para isso: 

  • Mantenha as redes sociais atualizadas;
  • Tente compartilhar conteúdos sobre o dia a dia da empresa;
  • Exponha informações sobre a cultura organizacional; 
  • Incentive os funcionários a participarem de alguns conteúdos para o blog 
  • Poste os depoimentos nas redes sociais contando como é trabalhar na corporação. 

Reforce a reputação da sua marca como empregadora e desfrute dos benefícios 

O employer branding é uma ferramenta muito interessante para fortalecer a reputação da empresa. Atender as necessidades dos funcionários é cada vez mais necessário para garantir encantamento e satisfação com o local de trabalho. Além, é claro, de chamar atenção de novos talentos. 

Nesse sentido, que tal oferecer um pacote de benefícios mais elaborado? Um vale-alimentação com valores um pouco acima do ofertado, por exemplo, já pode ser visto como um diferencial. 

Outra oportunidade são as bonificações e premiações que valorizam o desempenho dos funcionários. Para isso, existem hoje em dia os cartões prêmios, destinados para esse tipo de incentivo. Eles dão autonomia para os colaboradores utilizarem recursos extras da empresa como bem entenderem. 

Na Trio Card, temos um portfólio completo com diferentes cartões que podem contribuir para a empresa pensar mais estrategicamente em seu employer branding. Fale conosco e solicite mais informações sobre nossos produtos. 

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