Inbound Recruiting: o que é e como o RH pode aplicar no recrutamento

Nós já falamos aqui no blog mais de uma vez sobre a importância de criar mecanismos para atrair e reter talentos na empresa  e conseguir montar uma equipe de sucesso. Mas, o que nós não falamos ainda, é que existe uma nova maneira de fazer isso. O Inbound Recruiting é um novo conceito que chegou para revolucionar a maneira como as corporações podem chamar a atenção dos profissionais que almejam conquistar. 

Se interessou em entender melhor como funciona? Então, continue a leitura do artigo em que nós explicaremos tudo o que você precisa saber sobre essa nova tendência. 

currículo de um candidato

O que é o Inbound Recruiting? 

Quando uma empresa faz a contratação de um profissional que não tem o perfil desejado, acaba tendo custos com treinamentos e demissões que geram impactos para a organização. Mas, não somente o lado financeiro é impactado. Você, profissional de RH, sabe exatamente o tempo e empenho dedicado para encaixar novas peças no quebra cabeça.  

Isso, infelizmente, é uma realidade enfrentada na rotina do departamento pessoal. Por conta disso, se faz cada vez mais necessário encontrar maneiras de garantir que os candidatos se encaixem naquilo que se espera. Afinal de contas, não basta apenas ter qualificação para exercer a atividade proposta. É preciso que se dê bem com a equipe e esteja de acordo com a cultura organizacional da empresa. 

E é aí que o Inbound Recruiting pode ser um grande aliado. Sua origem se deu a partir do Inbound Marketing, uma estratégia de marketing muito utilizada hoje em dia. Para que você entenda sobre essa nova metodologia, é importante, primeiro, saber qual o princípio da estratégia que motivou sua criação. 

O Inbound Marketing, também conhecido por Marketing de Atração, tem como objetivo principal atrair a atenção dos clientes e fidelizá-los. Por meio da geração de conteúdos de qualidade, desperta o interesse e atinge o seu público-alvo. Com isso, ao invés de a empresa ter que ir atrás do cliente (Outbound Marketing), ele quem chega até o negócio e descobre o que a organização tem a oferecer. No caso do inbound, a produção de conteúdos relevantes é a chave do sucesso. 

Portanto, o Inbound Recruiting segue essa mesma lógica. Mas, ao invés de atrair clientes, o foco é chamar atenção do candidato. Assim, ele é quem vai optar (ou não) por trabalhar na empresa, por ter se identificado com o que tem a oferecer. 

E como, de fato, é utilizado no recrutamento? 

A metodologia de Inbound Recruiting visa gerar engajamento para que os profissionais se interessem pela empresa e passem a vislumbrá-la como empregadora. Ou seja, de maneira proativa, o candidato se relaciona com a corporação e busca oportunidades de acordo com o seu perfil. Quando o processo acontece dessa maneira, entende-se que a pessoa interessada já se identifica com a organização e, com isso, tem maiores possibilidades de retenção, caso seja contratada. 

Assim como no marketing existe o que conhecemos por “jornada de compra”, no processo de inbound recruiting, temos a “jornada do candidato”, que funciona mais ou menos assim: 

Grupo de pessoas pesquisando vagas de emprego
Leia também: 5 indicadores de RH para utilizar na empresa 

Atração (aprendizado e descoberta)

É nesse momento que você vai ter a primeira interação com os candidatos. Os conteúdos dessa fase da jornada vão ensinar a pessoa sobre a empresa: o que faz, quais seus valores e missão. Como uma apresentação que tem por objetivo encantar os profissionais. 

Algumas ideias do que a corporação pode fazer:

  • Direcionar ao site para que saibam mais sobre os produtos, mercado de atuação e sobre a empresa em si;
  • Levar até a página específica de carreiras para que possam entender os projetos, oportunidades e o perfil dos colaboradores;
  • Criação de conteúdos sobre plano de carreira, treinamentos, dia a dia da empresa via redes sociais, blogs, email marketing; 
  • Materiais ricos, como e-books, com dicas sobre como trabalhar na empresa e o que se espera dos profissionais.

Consideração da marca e conversão 

Depois que os candidatos reconhecem a marca, passamos para a segunda etapa do Inbound Recruiting. Considera-se, a partir daqui, que o candidato tenha se sentido atraído, de alguma forma, na etapa anterior. Tendo se identificado com a marca, começa realmente a considerar a organização com uma possibilidade para aprimorar a sua carreira. 

Nesse momento, a comunicação deve objetivar manter o engajamento com a empresa para que o candidato continue interessado. É fundamental nutrir com informações relevantes, para estreitar esse laço inicial e garantir que eles realmente tenham interesse. Seria como uma espécie de filtro para que a organização possa avançar nos próximos passos. 

Nessa etapa, algumas estratégias podem ser: 

  • Materiais direcionados para cargos e áreas de atuação específicas que a organização oferece;
  • Relatos de funcionários sobre como é trabalhar na empresa;
  • Convite para participar de eventos ou cursos realizados (se forem pagos, vale oferecer algum tipo de desconto). 

Aqueles que continuam se relacionando, estão de fato, considerando a marca como uma oportunidade profissional. É importante que esses conteúdos gerados, de alguma forma, extraiam informações sobre os candidatos. Assim, a empresa poderá ser ainda mais assertiva em suas comunicações posteriores. 

Aplicação

Nesse momento é que o funil vai ficando cada vez mais estreito. Aqueles que foram impactados pelos processos anteriores, continuaram a se relacionar com sua futura empregadora. E cabe a empresa começar uma comunicação mais direta sobre como fazer a aplicação para alguma vaga da organização. 

Alguns exemplos de interação dessa jornada: 

  • Envio de oportunidades de vagas;
  • Formulários de candidatura;
  • Informações sobre o processo seletivo;  
  • Disponibilização de canais de contato mais direto para um relacionamento mais próximo. 

Contratação 

Aqui, a empresa chegou onde gostaria. Nessa etapa é importante ter transparência para que toda a estratégia de Inbound Recruiting não vá por água abaixo. 

Esse é o momento em que o RH passa a ter um contato direto com o candidato. É fundamental que seja uma experiência positiva e que acompanhe toda a comunicação feita anteriormente.

Nem sempre os candidatos que chegam até aqui farão parte do quadro de funcionários da empresa. E independentemente se forem ou não contratados, é importante mantê-los encantados, para que apliquem em oportunidades futuras. Outro ponto importante, é que sabemos que a experiência desses profissionais pode ser compartilhada com outras pessoas. Se for negativa, a probabilidade de a organização gerar um “detrator” da marca é muito grande. E ninguém quer ter a reputação manchada, por conta de um feedback mal dado, não é mesmo? 

Essa fase do Inbound Recruiting pode incluir: 

  • Ligações, emails ou encontros com os recrutadores; 
  • Feedbacks (completos) sobre as etapas do processo seletivo;
  • Troca de informações sobre como o candidato se sentiu até ali, ao interagir com a marca. 

De uma maneira mais resumida e direta, podemos dizer que a metodologia consiste em:

  • Atrair talentos por meio de conteúdos;
  • Convertê-los e nutrí-los para que se tornem possíveis candidatos;
  • Instigá-los a fazer a aplicação para alguma vaga; 
  • Contratá-los (ou não) e mantê-los encantados pela marca de qualquer maneira. 

Quais os benefícios de adotar o Inbound Recruiting?

Uma coisa é certa: está cada vez mais difícil chamar atenção dos profissionais devido a competitividade e ofertas disponíveis no mercado. Além disso, muitas vezes os candidatos que chegam até a empresa, não estão de acordo com o perfil esperado. 

Analisando perfil de candidatos.

Portanto, o Inbound Recruiting pode ser um ótimo aliado para que a organização consiga atrair os talentos certos. Essa metodologia possibilita que cheguem até o processo seletivo, profissionais que se encaixam nas oportunidades oferecidas e que se identificam com a cultura organizacional.  As contratações, quando ocorrem, são mais assertivas e há uma probabilidade maior de reduzir a taxa de turnover, já que esses profissionais são encantados pelo local em que trabalham. 

Além disso, o tempo que a empresa dedica para recrutar é menor do que quando feito por meios tradicionais, pois os candidatos já chegam mais preparados por saberem o que a organização espera deles. 

Sem contar, é claro, que o Inbound Recruiting colabora para promover a empresa no mercado e aumenta a probabilidade de novos interessados a procurarem pensando em sua carreira.  

Agora que você já entendeu melhor sobre o Inbound Recruiting, que tal começar a aplicar em seus processos de recrutamento e seleção?  

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