Quantas vezes você já realizou uma entrevista com um candidato que parecia perfeito e na hora de comunicar a sua aprovação no processo seletivo ouviu a seguinte resposta: “Agradeço muito a oportunidade, mas encontrei algo mais de acordo com o meu perfil”? E quantas outras você perdeu um excelente profissional de sua equipe por ter “recebido uma proposta melhor”? Bem, se você é profissional de RH é fato que alguma dessas situações já esteve presente em sua vida. Isso ocorre principalmente pela alta competitividade e demanda por esses profissionais tão requisitados. Então, se você já sentiu essa dor na pele, é bem importante saber como atrair e reter talentos na empresa e finalmente conseguir formar a sua equipe de sucesso.
E como nós sabemos o quanto essas peças são fundamentais para o crescimento do negócio, separamos algumas dicas simples para ajudar você a atrair e manter os talentos já existentes nas corporações.
Antes de tudo: por que é um desafio atrair e reter talentos?
Atrair e reter talentos é um grande desafio enfrentado no mundo corporativo. A alta demanda de mercado por profissionais qualificados e diferenciados faz com que haja escassez na hora de encontrar esse perfil. Essa busca por talentos acontece pelo simples fato de que o bom funcionamento das corporações depende diretamente da dedicação, do empenho e da capacidade dos seus funcionários. Assim como o insucesso da empresa pode estar diretamente relacionado à qualidade do trabalho desenvolvido pelos seus colaboradores.
O capital humano é, sem dúvida alguma, o bem mais importante de uma corporação e, por isso, cada vez mais as empresas investem esforços para encontrar os melhores profissionais e integrá-los à sua equipe. Com isso, existe uma alta competitividade que faz com que as empresas tenham que buscar mecanismos de atrair e reter talentos na corporação. E por conta disso, em muitos casos chamar a atenção desses profissionais é uma tarefa complicada, da mesma forma que mantê-los em sua equipe também é. Isso ocorre porque as ofertas estão cada vez mais atrativas.
Desse modo, ter diferenciais para oferecer a esses talentos se torna cada vez mais essencial para garantir que esses profissionais optem pela sua empresa, ao invés da concorrência.
Contudo, adotando algumas dicas simples, como as que trouxemos abaixo, essa atração e retenção pode ser bem mais assertiva. Confira quais são:
1. Tenha um plano de carreira
Qual o principal objetivo de um profissional? Crescer e se destacar para que alcance bons resultados dentro das empresas. Considerando isso, o que poderia ser mais desmotivador do que saber que não há oportunidade de crescimento dentro da corporação? É mais ou menos como o sentimento de remar incansavelmente e não chegar a lugar algum. Os talentos, ou seja, aqueles profissionais diferenciados, se interessam mesmo em saber até onde podem chegar. Sabendo que há essa possibilidade, cada vez mais se empenham e se dedicam para que alcancem o seu crescimento e desenvolvimento profissional.
2. Fortaleça a imagem interna da empresa
Você já parou para pensar que antes mesmo de ter uma imagem bem consolidada externamente é fundamental ter uma imagem fortalecida dentro da empresa? Saber o que seus funcionários pensam sobre o local em que trabalham, saber como se sentem e criar mecanismos para que cada vez mais se identifiquem com a corporação é uma excelente maneira de manter os talentos já existentes e de quebra, atrair a atenção de futuros colaboradores para a empresa.
Os profissionais muitas vezes passam a maior parte do tempo de seu dia dentro da empresa. É fundamental que eles sintam prazer em fazer parte da equipe e que o ambiente corporativo os faça terem certeza da escolha certa, afinal de contas, como dissemos anteriormente, a concorrência está sempre disposta a atrair esses talentos também.
3. Ofereça benefícios corporativos
Sim. Essa também é uma forma muito eficiente de atrair e reter talentos para a empresa. Pois, ao contrário do que muitos pensam, os benefícios são vistos como um diferencial. Desse modo, muitas vezes o pacote oferecido pode ser decisivo para que um candidato escolha trabalhar em determinada corporação. A empresa que oferece as melhores vantagens sempre estará um passo à frente da concorrência e, com isso, conseguirá conquistar os talentos mais do que as empresas que oferecem apenas o salário e os benefícios obrigatórios, por exemplo.
Leia também: Como Motivar Colaboradores com Cartões de Benefícios
Aliás, os pacotes de benefícios corporativos foram criados justamente como uma estratégia para a redução do turnover (rotatividade) de funcionários. E quanto maior a diversificação dessas ofertas, mais engajadas as equipes são.
Por exemplo, se você oferece benefícios relacionados à alimentação, você pode dar a opção de que os funcionários dividam esse valor entre cartões aceitos em supermercados e cartões aceitos em restaurantes, por exemplo. E nos casos de colaboradores que não utilizam transporte coletivo, ofereça a possibilidade de um vale combustível.
Além desses benefícios mais conhecidos, existe a possibilidade de cartões aceitos em farmácias, cartões de premiação, cartões de cesta básica, enfim. Há muitas possibilidades que você pode utilizar como forma de atrair e reter talentos. Basta saber escolhê-los e buscar entender quais fazem mais sentido para esse perfil de profissionais que você quer ter em sua empresa.
E como você sabe, a Trio Card é uma empresa especializada em gestão de benefícios e pode ajudar a sua empresa com essa questão. Assim, o RH tem mais agilidade e praticidade na hora de oferecer diferenciais para atrair e reter talentos indispensáveis para o sucesso da corporação.