O treinamento para motoristas é de extrema importância para as empresas que trabalham com frota. Preocupar-se com essa questão faz parte da rotina dos gestores, pois os condutores são fundamentais para garantir o sucesso da operação.
Contudo, para que realmente desempenhem sua função de acordo com as expectativas, precisam receber as devidas orientações. Essas, por sua vez, contribuirão para que a corporação tenha o melhor proveito da sua frota, além, é claro, de preservar a segurança de todos envolvidos.
Acontece que nem sempre as empresas sabem exatamente quais treinamentos oferecer. Nesse sentido, quanto mais informações os gestores tiverem sobre o perfil dos condutores, mais assertivo o planejamento dos treinamentos será.
Uma das maneiras de fazer essa identificação é tentar responder às seguintes perguntas:
- Quais os pontos falhos dos meus motoristas?
- Que tipo de treinamento seria eficiente para corrigir essas falhas?
São perguntas muito simples, mas que levam a uma reflexão aprofundada. Se os gestores se propõem a identificar os pontos de melhoria, conseguem prestar atenção naquilo que precisa ser modificado. Muitas vezes, esses pontos passam despercebidos por conta da correria do dia a dia.
Afinal de contas, existem diversas atividades que fazem parte da rotina e é natural ter que priorizar uma ou outra. Porém, adiar o treinamento para motoristas pode não ser uma boa escolha. De certo modo, eles também estão representando a empresa, e uma conduta errada pode prejudicar a imagem da corporação.
Para ajudar você nessa missão, separamos 5 treinamentos para motoristas que podem ser interessantes. Mesmo que posteriormente identifique necessidades mais específicas, ao menos já terá uma ideia de por onde começar. Confira a seguir:
1. Direção defensiva
Esse, sem dúvida, é um dos mais importantes. Apesar de todos saberem o quão fundamental é dirigir com cautela, não custa reforçar essa orientação. Muitas vezes, os motoristas que já tem experiência na estrada acabam adquirindo alguns vícios na direção. Nesse sentido,um curso de direção defensiva se torna fundamental. Já que é a partir disso que haverá segurança e o uso correto dos veículos corporativos.
Aliás, você deve saber que, desde 2004, a Resolução nº 168 do Contran estipula a obrigatoriedade desse curso em alguns casos. Como ocorre com os motoristas de transporte de passageiros e carga para evitar acidentes.
Contudo, é preciso considerar muito mais do que a obrigação, pois existe um ganho muito grande para a empresa em oferecê-lo. A capacitação dos motoristas, mesmo não sendo obrigatória, garante a segurança de todos os envolvidos, promove bem-estar e evita transtornos.
Além disso, de quebra, contribui para a redução de custo. As multas causadas por uma má condução trazem prejuízos, assim como não dirigir corretamente aumenta o consumo de combustível.
2. Treinamento para motoristas sobre as leis de trânsito
Esse, na verdade, é quase complementar ao de direção defensiva. Quando os motoristas têm clareza sobre as regras de trânsito, juntamente com boas práticas de direção, tudo fica mais tranquilo. É importante falar sobre as leis de trânsito, pois existem regras específicas para caminhões e veículos de carga.
Além disso, recentemente o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por algumas modificações. Dentre elas, algumas podem impactar de forma ainda mais direta os motoristas de frota.
Validade da CNH, pontuação das infrações, alteração no exame toxicológico e curso preventivo de reciclagem são algumas delas. Portanto, mesmo que todos tenham conhecimento sobre as regras de trânsito, não custa repassá-las de tempos em tempos. Desse modo, todos terão certeza de estarem cumprindo com as suas obrigações.
3. Conhecimentos básicos sobre o veículo
Isso vale especialmente para empresas que possuem frota pesada. Apesar de os motoristas serem habilitados para dirigir caminhões, cada veículo possui especificidades próprias. Por isso, fornecer treinamentos para motoristas de cunho mais técnico que abordam questões básicas de mecânica oferece domínio completo sobre o veículo.
Para situações em que o deslocamento for mais longo, é importante fazer orientações ainda mais pontuais. Verificar o nível de água no radiador, óleos do motor e da direção, calibragem dos pneus, funcionamento dos freios, verificação dos faróis e lanternas…
O ideal é ter um checklist sobre esses itens e falar sobre cada um deles nos treinamentos. Claro que isso também é importante para frotas leves. Mas, de certa forma, acabam tendo um nível de complexidade menor.
4. Treinamentos sobre a utilização dos veículos
Nós já fizemos um conteúdo explicando o porquê de ter uma política de frota. Mas não basta apenas criar um documento com as regras de utilização se os gestores não explicarem elas. É importante que a cada nova contratação de motorista exista um treinamento a respeito.
Nesse momento é válido falar:
- Para que o veículo deve ser usado
- Quando pode ser utilizado;
- Quais colaboradores podem conduzir os veículos;
- Que velocidade é permitida;
- Calibragem adequada dos pneus;
- Boas práticas de direção;
- Conservação, manutenção e limpeza dos veículos;
- Penalidades internas em caso de descumprimento das normas de trânsito;
- Direcionamento em caso de intercorrências;
- Práticas de abastecimento: tipo de combustível permitido e referências de postos.
Essas e outras informações devem constar na política de frota. Contudo, como dissemos, é importante esclarecer item a item aos motoristas. Quanto mais clara e completa for a informação, maior será a probabilidade de que eles sigam o que é determinado.
5. Uso de tecnologias
O último treinamento para motoristas que queremos indicar está relacionado ao uso de novas tecnologias. Cada vez mais existem ferramentas e recursos que podem ser utilizados para facilitar a rotina de gestão de frota. No entanto, para que elas sejam eficientes, é preciso que todos os envolvidos saibam como utilizá-las.
Podemos citar como exemplo o nosso software, o Plus Frota. Ele é muito intuitivo e seu manuseio é extremamente simples. Mas os motoristas também precisam ter o entendimento da ferramenta para extrair o máximo que ela tem a oferecer.
Diferentemente de alguns concorrentes, nosso produto foi desenvolvido para otimizar a rotina dos gestores e dos condutores. Por isso oferecemos, além do acesso online, um aplicativo destinado aos gestores e outro de uso exclusivo dos condutores.
Assim, tanto a gestão dos abastecimentos quanto a gestão de manutenção podem ser feitas pela palma da mão.
Para saber mais sobre o App Gestor Plus Frota, assista ao vídeo abaixo:
Ou, se preferir, entre em contato com nossos consultores e solicite mais informações sobre as funcionalidades do sistema. Teremos enorme prazer em ter sua empresa como cliente!