Rotatividade de funcionários: como influencia no nível de satisfação?

Você sofre com a rotatividade de funcionários em sua empresa? Também conhecida por turnover, determina a frequência com que os colaboradores entram e saem da corporação. Sabemos que essa situação gera custos com as demissões e com as novas contratações, sem falar nas questões burocráticas, não é mesmo?

Além disso, há diversos outros tipos de transtornos decorrentes, principalmente quanto à produtividade. Com o entra e sai constante de funcionários, o cargo em questão não tem o desempenho esperado para o bom andamento da organização e impacta diretamente no desempenho da equipe como um todo. 

rotatividade-de-funcionarios
A rotatividade de funcionários influencia diretamente na satisfação pela empresa.

Portanto, um dos pontos mais importantes: identifique o que causa essa alta rotatividade de funcionários e evite que continue acontecendo. Muitas vezes ao notar que os colaboradores não percemanecem por muito tempo em um cargo específico ou na corporação de um modo geral, podemos concluir a relação direta com o nível de satisfação que eles têm pela empresa, sabia?

Se os profissionais não sentem que a empregadora supre suas necessidades, tanto em relação a carreira quanto no âmbito pessoal, dificilmente se mantém por um longo período nesses locais. Por isso, mantenha uma análise recorrente da rotatividade de funcionários e entenda o problema em sua raiz. 

Para facilitar seu entendimento, abaixo listamos os principais fatores que contribuem para que isso aconteça e que talvez você identifique na sua carreira profissional ou na de colegas.

Problemas com a liderança causam rotatividade

Infelizmente, ter problemas com a liderança é uma realidade para a maioria dos trabalhadores e é um dos pontos que contribui para o aumento da rotatividade de funcionários. Atualmente, muito se fala sobre a diferença entre líder e chefe, não é mesmo? 

Os fatores para distinguir um perfil e outro são decisivos para o quão satisfeito um colaborador está. Por exemplo: nos casos em que o chefe é autoritário e apresenta um comportamento mais explosivo, dificilmente o relacionamento com os subordinados é bom. Até mesmo porque essa figura, a do chefe, deveria ser a de alguém que inspira e serve como exemplo a seguir. 

Aliás, uma das funções do verdadeiro líder é motivar a equipe e colaborar para o crescimento dos funcionários, incentivando-os a atingirem o seu potencial máximo. Quando essa relação não é pautada pelo respeito e pela admiração, automaticamente os colaboradores podem se sentir desmotivados. E como você sabe, um profissional com esse sentimento pela empresa não desempenha o seu papel com a excelência desejada.   

Falta de um plano de carreira 

Alguma vez você já sentiu estar fazendo algo que, no fim das contas, não vai levar a lugar algum? É quase a mesma sensação de estar perdido, rodar muitos quilômetros e depois retornar ao mesmo ponto. 

De um modo figurativo, é quase esse o sentimento das pessoas que trabalham em um local que não oferece um plano de carreira. É como se sentissem que, por mais esforços que façam, nada irá adiantar. A maioria dos profissionais procuram trabalhar em um local que, conforme o seu desempenho, possa conquistar o seu crescimento dentro da corporação

Quando não há essa perspectiva de crescimento, é quase como se um balde de água fria fosse lançado sob a dedicação deste colaborador. Isso é algo que contribui diretamente para a rotatividade de funcionários, já que a tendência é procurar por uma empresa que realmente proporcione um plano de carreira que permitirá o sucesso profissional. 

Baixa remuneração e falta de atrativos no pacote de benefícios 

O último motivo que contribui para alta rotatividade de funcionários e talvez seja o principal: baixa remuneração e falta de atrativos no pacote de benefícios. Além da carreira de sucesso, as pessoas, obviamente, buscam a oportunidade de suprir suas necessidades e poder desfrutar da qualidade de vida.

Quando os profissionais recebem salários não compatíveis com as suas funções, certamente sentirão necessidade de encontrar por um local que os remunere de acordo com o mercado. No caso da falta de atrativos no pacote de benefícios, a lógica é mais ou menos a mesma. 

Muitas empresas costumam dar aos funcionários somente aquilo que é tido como obrigatório, e isso não pode ser visto como um diferencial, já que é apenas um direito. Além disso, nem sempre os benefícios corporativos atendem à necessidade dos profissionais que integram o quadro de funcionários. 

Se a sua empresa tem, em sua maioria, pessoas jovens, solteiras e sem filhos, como seria atrativo oferecer um auxílio creche, por exemplo? Se o que é oferecido não supre as expectativas e necessidades, certamente irão buscar por corporações que consigam atender suas demandas. No exemplo citado, ainda considerando esse mesmo perfil, oferecer programas de ajuda de custo com estudos talvez fosse mais interessante. 

Tenha cuidado na escolha dos benefícios e evite a rotatividade

Mas para isso, o departamento de Recursos Humanos precisa ter cuidado na hora de escolher o pacote de benefícios. Trace o perfil dos profissionais, pesquise sobre suas preferências, acompanhe as tendências do mercado e vá além do básico é uma estratégia que evita esse tipo de insatisfação.  

Falando nisso, a Trio Card possui um portfólio completo de benefícios corporativos que agradam os colaboradores. Além disso, nossa experiência de mercado nos permite prestar um atendimento diferenciado em um formato mais consultivo. Com isso, nosso time de especialistas orienta e colabora com uma tomada de decisão assertiva. 


Fale com um de nossos consultores agora mesmo. Você não precisa mais sofrer com a alta rotatividade de funcionários. É só investir em um pacote de benefícios atrativos e ajustar os outros pontos identificados.

rotatividade-de-funcionarios
Conte com a Trio Card para diminuir a sua rotatividade de funcionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *