7 dicas para economizar no abastecimento da frota

O preço dos combustíveis é altamente variável ​​e tem ficado excessivamente mais caro desde o final de 2021, com altas consecutivas em 2022. Essa instabilidade de preços gera impactos negativos para todos os setores onde o uso de veículos é necessário, pois o custo do abastecimento da frota chega a representar 70% das despesas. Essa realidade exige que a gestão redobre a atenção e administre os custos, de modo a evitar o colapso da empresa que tenta não refletir esse valor para o cliente. 

abastecimento da frota

Diante dessa perspectiva menos otimista, o melhor a fazer é criar mecanismos para economizar. E se você gerencia uma frota e entende o desafio de otimizar o uso de combustível em uma operação, pode estar se perguntando: que medidas devo tomar para melhorar o consumo e reduzir os custos de combustível?

Com os preços em alta, o desafio de contabilizar as despesas com combustível no final do mês se intensifica. Por isso, queremos dar algumas dicas para evitar que isso afete o seu negócio. 

Dicas para economizar no abastecimento da frota 

Em uma operação ativa, a solução sempre está em várias frentes. Aqui estão 7 maneiras de otimizar o consumo de combustível e levar sua operação para o próximo nível:

1. Controle o abastecimento da frota com precisão 

Qualquer empresa que administra uma frota de veículos enfrenta uma despesa recorrente em combustível. Essa despesa representa um importante pilar na estrutura de custos, por isso, deve ser gerenciada da forma mais eficiente possível.

Existem medidas óbvias que podem ser adotadas em relação aos custos de combustível, como ter o fornecedor mais adequado ou localizar os postos de gasolina mais baratos em suas rotas. Contudo, existem outras medidas que você pode não ter considerado e que também ajudarão a reduzir esse custo:

  • Estudar suas rotas para que sejam mais rápidas e exijam menos quilômetros resultará em menor consumo de combustível;
  • Promover a condução eficiente pode levar a uma economia de combustível entre 5 e 10%;
  • Tenha ferramentas para evitar fraudes de combustível, que é comum e muitas vezes passa despercebido.

Os veículos estarem em boas condições também o ajudará a consumir menos combustível. Por exemplo, a calibragem incorreta da pressão dos pneus resultará em mais gastos com abastecimento da frota.

Ao associar esses métodos às próximas dicas, você poderá reduzir o orçamento ou manter uma estabilidade mesmo com a alta implacável nos preços.

Leia mais: Conheça 4 motivos para investir na roteirização da frota

2. Crie uma política com regras de utilização dos veículos

Elaborar uma política de frota ajuda a empresa a estabelecer um conjunto de orientações sobre a utilização dos veículos corporativos. O documento reúne os procedimentos e normas para o uso dos automóveis de forma correta, preservando a integridade dos condutores, bem como o patrimônio da empresa. 

Existem pontos que não podem faltar nesse tipo de documento, como a capacitação dos condutores, conservação dos veículos, direitos e deveres das partes, orientações em casos de intercorrências e etc. Garantindo esses fatores, a empresa evita a depreciação acelerada dos veículos e ainda contribui para a redução dos custos com o abastecimento da frota.

3. Promova a condução eficiente entre sua equipe

A formação de condutores de veículos é um investimento. Promover a condução segura e eficiente se traduz em menor consumo de combustível, menor desgaste do equipamento e menor risco de infrações.

Leia mais: Treinamento para motoristas da frota: conheça 5 para aplicar na empresa

Uma ferramenta de gestão de frotas permite configurar dashboards que possibilitam:

  • Reduzir os erros na estrada;
  • Distribuir seus motoristas de acordo com suas métricas e habilidades;
  • Monitorar os veículo e o motorista através de relatórios de rastreamento.

4. Identifique as más práticas

As más práticas não apenas fazem uma empresa de transporte perder dinheiro, como também têm um impacto negativo na satisfação do cliente. Ambos os fatores prejudicam a produtividade e são incompatíveis com uma boa gestão. No geral, essas práticas ruins incluem ações como estas:

  • Condução ineficiente;
  • Roubo de combustível ou fraude no carregamento de combustível;
  • Uso não autorizado de veículos.

O gestor precisa conseguir descobrir fraudes e ser capaz de agir a tempo de tomar medidas urgentes. Uma das mais comuns dentro do uso não autorizado de veículos de transporte é o excesso de quilometragem, ação que não só aumenta o consumo de combustível, como também aumenta o desgaste dos componentes (pneus, freios, etc.) e encurta os prazos de manutenção.

Saiba como adotar boas práticas no gerenciamento de frota 

5. Crie um plano de manutenção de frota

Como citamos acima, a troca de componentes e a manutenção dos veículos são pontos fundamentais que garantem a performance esperada e mantêm o desempenho dentro da média. Essas ações podem evitar avarias mais graves (e onerosas), prolongar a vida útil dos automóveis e reduzir o risco de acidentes.

Nesse sentido, é melhor prevenir problemas antes que eles ocorram. Por isso é aconselhável apostar na manutenção preventiva da sua frota corporativa e ter as melhores soluções de gestão que o notifiquem sobre revisões, eventuais avarias ou manutenções programadas.

Ter veículos em perfeitas condições evitará oscilações na eficiência de suas operações, aumentará a segurança de seus trabalhadores e reduzirá custos de abastecimento da frota.

Leia mais: Plano de manutenção de frota: como elaborar o da sua empresa

6. Acompanhe os valores praticados pelos postos

Acompanhar os preços praticados nos postos de gasolina que os motoristas frequentam, permite que o gestor identifique as melhores ofertas e direcione os abastecimentos para determinado local. 

Isso impede que os condutores façam os abastecimentos em locais que lhes parece mais conveniente, evitando prejuízos, pois se o veículo for abastecido com combustível adulterado, por exemplo,  pode causar problemas mecânicos a longo prazo. 

Ou, então, se não houver uma pesquisa prévia de preços, é provável que existam gastos além dos previstos com combustíveis. 

7. Implemente um software de gestão de frota

A alta e a oscilação dos preços dos combustíveis são variáveis ​​que cada empresa deve considerar. Por esta razão, é uma grande vantagem poder controlar o consumo de combustível de maneira eficaz com o apoio de um sistema de gestão de frotas.

Através do monitoramento constante e detalhado de todas as cargas de combustível, você poderá obter controle e análises que permitem tomar boas decisões para cada automóvel.

O sistema poderá fornecer relatórios completos sobre o monitoramento do uso de combustível e diferenciar os casos em que é necessário intervir e aqueles que não são.

Os módulos de gestão de combustível permitem a utilização mais rentável de cada litro adquirido, contribuindo, assim, não só para a economia da empresa, mas também para a poupança de energia e para a melhoria da relação com o meio ambiente.

Trio Card fornece o software ideal para gerenciar sua frota de veículos e reduzir custos com combustível

O Plus Frota é uma solução de gestão de frota eficiente e inovadora: através da geolocalização de veículos, conecta os dados de sua frota ao seu sistema de informação, mantendo todos os dados e relatórios de seus automóveis ao alcance da mão, onde quer que você esteja.

Graças às aplicações utilizadas pelo sistema, todos os usuários, motoristas, ou gestores, podem acessar informações carregadas em tempo real sobre qualquer tipo de processo: cargas de combustível, quilometragem, rotas percorridas. Qualquer tipo de documento pode ser visualizado instantaneamente.

No módulo de abastecimento da frota, um dos principais do sistema, os gestores encontram:   

  • Maior controle de gastos com abastecimento, serviços de manutenção e pedágio;
  • Possibilidade de redução de custos;
  • Análise de indicadores de desempenho da frota;
  • Monitoramento da frota em tempo real.

Assim, será possível qualificar qualquer anomalia antes que ela se torne um problema grave para a empresa. Para saber como multiplicar a rentabilidade da operação, graças ao acesso rápido e simples à informação precisa, fale com um dos nossos consultores. Estamos prontos para te ajudar!

sistema de controle para frotas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *