Sua empresa sofre com o absenteísmo no trabalho? Se as faltas ou atrasos são recorrentes, é importante que o RH verifique os motivos pelos quais isso tem ocorrido com frequência.
Existem diversos fatores que podem contribuir para a ausência dos funcionários. Em alguns casos, aliás, pode estar relacionado até mesmo a algum tipo de insatisfação do colaborador com a corporação. Por isso, é fundamental que haja um acompanhamento por parte dos gestores para que possam atuar de forma preventiva nessas situações. Pois, qualquer baixa no quadro de funcionários pode trazer impactos diretos à produtividade da empresa.
Quais as principais causas do absenteísmo no trabalho?
Considera-se absenteísmo no trabalho, qualquer falta ou ausência por motivos justificados ou não. De um modo geral, as causas mais comuns são:
Problemas de saúde
Esse é um dos principais motivos. Além da própria incapacidade gerada por alguns problemas de saúde, podemos contabilizar as ausências por consultas médicas, afastamentos, indisposições. Mesmo que não estejam diretamente relacionadas ao trabalho, fazem parte da vida dos profissionais e interferem em sua rotina como um todo.
Porém, algumas delas podem sim estar atreladas ao ambiente corporativo. Vamos supor, por exemplo, que um de seus funcionários se afaste por dores na coluna. Se ele exerce uma função que sobrecarrega essa região, pode contribuir para que tenha que se afastar por conta de uma lesão. Isso pode ser ocasionado até mesmo pela má postura em seus postos de trabalho.
Mas, claro, existem outras doenças totalmente inerentes ao exercício da profissão, que podem contribuir com esse cenário. Como é o caso do diabetes, doença silenciosa que acomete mais de 13 milhões de pessoas em nosso país.
Uma maneira de reduzir essas ausências, então, é promover campanhas de saúde nas empresas que reforcem e incentivem esses cuidados.
Nesse ponto, não podemos deixar de incluir a atenção à saúde mental, que se mostra cada vez mais importante. O índice de doenças emocionais provenientes do ritmo intenso, pressões constantes, jornadas de trabalho prolongadas, acúmulo de funções, também contribuem para a incidência do absenteísmo no trabalho. Mas, não somente isso. Problemas pessoais também podem acabar se misturando e promover uma instabilidade emocional nos funcionários.
Nesse sentido, estar atento aos sinais e olhar para essas questões, pode ajudar a reduzir as faltas dos colaboradores por conta desse motivo.
Desmotivação
Quando um funcionário se sente desmotivado em seu ambiente de trabalho, automaticamente pode perder o interesse em sua atividade.
Essa insatisfação, faz com que o colaborador não sinta mais vontade nem prazer em desempenhar a sua função. O que pode ocorrer por diferentes razões.
- Falta de feedbacks dos gestores;
- Clima organizacional inadequado;
- Falta de perspectiva de crescimento;
- Ausência de plano de carreira e salários;
- Metas abusivas;
- Não reconhecimento;
- Problemas de relacionamento interpessoal.
Quando o funcionário está desmotivado, pode ir em busca de uma nova oportunidade, mais de acordo com a sua expectativa. Com isso, acaba se ausentando, em muitas ocasiões, até mesmo para participar de novos processos seletivos.
Uma maneira de evitar que isso aconteça, é investir em medidas para manter a equipe motivada e engajada. Como, por exemplo, oferecer um pacote de benefícios diferenciado, promover campanhas de incentivo, premiar os colaboradores pelo desempenho e estabelecer um plano de carreira claro e tangível.
Se os funcionários souberem que existe a possibilidade de crescer na corporação, certamente o índice de satisfação irá aumentar. Com isso, automaticamente eles irão se esforçar ainda mais para conquistar o que almejam.
Processos de recrutamento e seleção falhos
Sim. Esse também pode ser um dos motivos do absenteísmo no trabalho. Quando o processo de recrutamento e seleção é falho, a empresa pode acabar contratando funcionários sem o perfil da empresa.
Vamos supor, que por falta de uma avaliação mais minuciosa, o RH tenha contratado para uma atividade operacional um profissional comercial. Não quer dizer que não dê certo, mas se o perfil for muito comercial, pode acabar não se adaptando a sua nova função. Automaticamente, o funcionário pode se sentir frustrado e ter um rendimento aquém do esperado.
Outra coisa que ocorre muito, é a empresa prometer benefícios corporativos e outras vantagens, mas não ser claro quanto às regras. Alguns empregadores, na hora de atrair a atenção dos candidatos, anunciam o plano de saúde. Porém, não são transparentes desde o início em dizer que é preciso passar pelo período de experiência ou que é necessário pagar coparticipação, por exemplo.
Isso acaba, de certo modo, impactando as expectativas depositadas naquela oportunidade. Principalmente, quando um desses pontos foi o decisor entre uma empresa ou outra.
Por isso, no momento dos processos de recrutamento e seleção, é indispensável que exista transparência do início ao fim.
Observe os sinais de absenteísmo no trabalho
Prestar atenção aos sinais é a maneira mais eficiente de lidar com isso. A partir da observação, a empresa pode identificar os motivos e intervir, quando possível, para reduzir a ocorrência das ausências.
Nem todos os motivos podem ser contornados pelo RH. Mas sendo um dos papéis do departamento cuidar dos seus colaboradores, até mesmo palavras de apoio podem ser importantes.
Para os casos de problemas de saúde física e emocional, principalmente. Porém, são situações que influenciam a vida das pessoas como um todo e, muitas vezes, reconfortar essas pessoas pode fazer enorme diferença na vida delas.
Para os casos em que há o que ser feito, é uma oportunidade de olhar mais para alguns processos internos e para os colaboradores. Assim, é possível modificar alguns posicionamentos, caso necessário, para manter seus talentos atraídos pela empresa.