Quem é gestor sabe que o gerenciamento de uma frota corporativa envolve uma série de custos, como manutenção, licenciamento, seguros, impostos, etc. Uma possibilidade inteligente, que muitas empresas estão adotando para reduzir essas despesas, é investir na terceirização da frota. No entanto, aqui no Brasil, a maior parte das locadoras entregam os veículos com tanque cheio e esperam recebê-los do mesmo modo. Portanto, seja a frota terceirizada ou não, o fornecimento de combustível para o deslocamento dos motoristas é de responsabilidade da empresa contratante. Diante disso, o que você pode fazer para reduzir os custos da frota, aumentar a praticidade e garantir o controle dos abastecimentos? É simples: contar com o cartão coringa que o sistema Plus Frota oferece.
Abaixo, você vai descobrir dicas importantes para permanecer dentro do orçamento. Boa leitura!
Sua frota possui alta rotatividade?
A alta rotatividade na frota não é uma característica exclusiva das frotas terceirizadas. Na verdade, empresas que preferem atuar com veículos próprios também passam por situações que desafiam o controle assertivo de combustível. Isso vale até mesmo para as organizações que contam com o apoio de cartões de abastecimento vinculados a sistemas de gestão de frota.
Esses cartões, além de dificultar o cometimento de fraudes, centralizam as informações de abastecimento em um só lugar e proporcionam mais segurança aos motoristas. Isso porque elimina a necessidade de guardar e entregar notas fiscais para a empresa, assim como não expõe o motorista ao risco de se deslocar levando quantias em espécie.
Mesmo com todas essas vantagens, na maioria das vezes, quando as empresas possuem frota própria, cada cartão fica vinculado a um veículo e sua placa. Ou seja: o cartão que pertence ao veículo de placa X só poderá abastecer o veículo de placa X, nunca o de placa Y. Essa medida é importante, pois garante a segurança das informações dos veículos no sistema. No entanto, não contempla as situações de imprevistos, que podem exigir a troca do automóvel por uma unidade “reserva”. Do mesmo modo, a terceirização não engloba os custos com combustível, que continuam a cargo de quem contrata os serviços.
Esses são os principais casos que o cartão coringa pode solucionar de forma eficaz. Afinal, ainda que o veículo não tenha vínculo direto com sua empresa, é possível contar com o controle gerencial que o Plus Frota oferece. Seja para frota própria ou terceirizada, você pode fazer a gestão dos abastecimentos de qualquer dispositivo e a poucos cliques de distância. É uma opção prática, assertiva e segura, que ajuda sua empresa a estar sempre um passo à frente em relação aos custos de combustível.
O que é um cartão coringa?
O coringa é um cartão utilizado para abastecimento dos veículos reservas ou novos, que ainda não tem cartão próprio. Em outras palavras, quando falamos de cartão coringa, estamos falando de um cartão neutro que pode ser utilizado em qualquer veículo da frota.
Como vimos, algumas empresas terceirizam ou alugam a frota, o que inviabiliza a vinculação do cartão de abastecimento à placa do veículo. No entanto, com nosso cartão coringa, os gestores não precisam ter dores de cabeça com essa questão. Afinal, mesmo para os casos em que existe alta rotatividade de veículos, é possível utilizar o sistema Plus Frota sem transtornos.
Quais as vantagens de contar com um sistema que ofereça essa possibilidade?
Com o cartão coringa do sistema Plus Frota, sua empresa desfruta das seguintes vantagens:
- Praticidade: você pode acessar extrato e saldo do cartão, além de liberar transações através de qualquer dispositivo conectado à internet e também pelo nosso aplicativo de celular. Assim, não é preciso se preocupar com as situações inesperadas que surgem em toda operação.
- Controle: é possível fazer a gestão em tempo real das despesas de abastecimento e da performance dos veículos, a partir de parâmetros de inconsistências e de restrição definidos pelo gerente, como a rede credenciada, por exemplo.
- Segurança: o cartão coringa auxilia a segurança do motorista, eliminando a necessidade de deslocamento com dinheiro em espécie para efetuar pagamentos de combustível.
- Autonomia: com poucos cliques, o gestor pode alterar limites e bloquear os cartões instantaneamente, além de acessar facilmente relatórios de preços e médias praticadas na rede credenciada para fundamentar a tomada de decisões.
O cartão coringa tem acesso a todos os recursos do sistema?
A ótima notícia é que sim, possui! A única diferença do cartão coringa para os nossos demais cartões é que não está vinculado a uma placa específica. No mais, todos os usuários do sistema Plus Frota contam com uma série de funcionalidades, divididas em 4 módulos, que oferecem maior controle de gastos com abastecimento e serviços de pedágio, a possibilidade de redução de custos, a análise de indicadores de desempenho da frota por motorista, além do monitoramento em tempo real.
Quer ir além? Então conheça os principais benefícios para os seus motoristas:
- Segurança total através do bloqueio do cartão em caso de perda ou roubo;
- Agilidade e praticidade na hora de se deslocar e abastecer;
- Ampla rede credenciada de postos;
- Pedágios válidos em todo o Brasil;
- Extrato e saldo em tempo real.
E aí, ficou curioso e quer descobrir como essa solução pode otimizar a gestão de combustível do seu negócio? Então fale agora mesmo com um de nossos consultores e saiba como atrelar a necessidade de abastecimento da sua frota com a flexibilidade do nosso cartão coringa!