Uma empresa que oferece um plano de carreira pode ter como objetivo atender às suas próprias necessidades e às de seus colaboradores. Trata-se de uma estratégia válida, dada a quantidade de benefícios que traz para o crescimento de qualquer negócio. Porém, muitos empreendedores e profissionais de RH não entendem a importância do plano de carreira nas empresas.
Se é o seu caso, não se preocupe, porque você está no lugar certo.
Acompanhe as próximas linhas para tirar todas as suas dúvidas e descobrir como melhorar a atração e retenção de talentos da sua empresa.
O que é um plano de carreira?
Em um negócio, há diversas maneiras de proporcionar segurança e motivação aos colaboradores, e o plano de carreira é uma delas.
O plano de carreira é entendido como o planejamento ou roteiro profissional oferecido pela empresa como oportunidade de crescimento ao trabalhador.
Na prática, funciona como um elemento motivacional para aumentar a satisfação no trabalho e aproveitar a capacidade de aprendizado dos funcionários dentro da organização.
Qual a importância do plano de carreira nas empresas?
A importância do plano de carreira nas empresas se resume à satisfação dos colaboradores no trabalho, pois eles encontram o suporte que precisam para evoluir.
Por parte das empresas, oferecer planos de carreira são estratégias essenciais para reter os trabalhadores e motivá-los.
Ainda mais porque, atualmente, os colaboradores não buscam somente remuneração econômica, mas benefícios adicionais, que são mais valorizados, como o salário emocional.
Diante desse novo mercado, é de extrema importância que a empresa tenha um setor de RH preocupado com a implantação desse planejamento.
O problema é que, em algumas situações, com a correria do dia a dia e tantas tarefas a serem realizadas, nem sempre sobra tempo para estudar estratégias que contribuem para atração e retenção de talentos.
Pensando nisso, montamos um passo a passo para guiar você nessa tarefa.
Como desenvolver um plano de carreira de sucesso?
Os planos de carreira devem ser estruturados de acordo com as necessidades da empresa, sua visão, missão, cultura corporativa e, claro, interesses individuais de desenvolvimento.
Além disso, uma organização não deve esperar promover seus funcionários devido ao tempo de trabalho, mas sim pelo seu desejo e experiência de adquirir novas habilidades.
Desse modo, a empresa deve identificar os cargos que podem ser promovidos e o perfil de cada um, para que os indivíduos saibam o que devem buscar caso queiram alcançar o cargo.
Feito isso, será fundamental que o departamento de recursos humanos divulgue essas novas vagas e seus requisitos. É então que cada indivíduo tem a oportunidade de se projetar com a empresa no futuro.
Uma forma de identificar os colaboradores que desejam se desenvolver ainda mais dentro da empresa é por meio de pesquisas de satisfação e desempenho, onde serão conhecidas as habilidades, conhecimentos e experiências.
A partir disso, os próximos passos serão…
- Determinar os objetivos do plano de carreira, para que atenda às necessidades de ambas as partes, usando algum modelo de desenvolvimento de competências.
Aqui será fundamental reconhecer se está se tratando de um plano de carreira ascendente, ou seja, que envolve a promoção de uma posição. Ou se é um movimento lateral na carreira, onde o funcionário simplesmente adquire mais conhecimento porque foi transferido para um cargo com nível de responsabilidade semelhante.
- Dialogar com o colaborador para conhecer suas expectativas e aspirações. Por mais contraintuitivo que pareça, alguns funcionários concordam com seus empregadores que primeiro lhes são atribuídas as responsabilidades do cargo e depois, se o efeito for visto, o aumento de salário. É por isso que o diálogo é essencial. Não alinhar essas expectativas pode aumentar consideravelmente a perda de talentos e rotatividade dos funcionários.
Outra alternativa é a rotação de cargos para obter uma visão global de como a empresa funciona. Projete o tempo que a implementação do plano exigirá, e algumas datas para avaliar se está sendo funcional ou não. Em pouco tempo, a importância do plano de carreira na empresa ficará nítida, através dos benefícios adquiridos.
Que vantagem a empresa tem em fazer o plano de carreira de seus funcionários?
1. Reter os melhores talentos
Esse é um dos benefícios que mais demonstram a importância do plano de carreira nas empresas. Como poucos negócios oferecem esse incentivo, ele acaba se tornando um diferencial para o funcionário que o encontra na empresa; por isso, diminui a deserção de quem busca constantemente encurtar a distância entre seu perfil atual e a posição desejada. O que acaba se traduzindo em menores índices de rotatividade.
2. Reduzir custos e tempo
Quando um plano de carreira é implementado, o valor salarial de cada função pode ser conhecido pelos trabalhadores e também os custos são minimizados tanto em treinamentos, pois demandam tempo, quanto em futuros processos seletivos.
3. Aprimoramento da imagem
Uma vez que existem pessoas com conhecimento e conexão com a marca, os serviços da empresa são mais efetivamente visíveis, os colaboradores podem agir de acordo com os princípios da organização e projetar maior proximidade com o cliente.
Até mesmo o fato de treinar a equipe irá proporcionar-lhes mais ferramentas para interagir com colaboradores que estão no mesmo mercado, o que fará da empresa uma verdadeira rede de negócios.
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