Vale-combustível: como funciona?

Uma dúvida constante entre gestores organizacionais é a possibilidade da substituição o vale-transporte pelo vale-combustível. Sua aplicabilidade e seus benefícios estão ganhando cada vez mais difusão, visto que é cada vez maior a flexibilidade de horários nas empresas e o investimento na qualidade de vida do colaborador. Vamos ajudá-lo a conhecer melhor esses benefícios através deste post.

Afinal, posso implantar o auxílio-combustível na minha empresa?

Todos os colaboradores são cobertos pelo direito do recebimento do vale-transporte, conforme instituído pela CLT e pela Lei nº 7.418/85, no qual o empregador antecipa aos seus funcionários as despesas relativas ao deslocamento entre residência-trabalho e vice-versa.A empresa pode, sim, opcionalmente custear as despesas do deslocamento ao trabalho através do auxílio-combustível desde que haja acordo entre empregado e empregador neste sentido. Para tanto, deverá o empregado renunciar ao seu direito ao vale-transporte e fornecer ao empregador, mensalmente, os comprovantes de gastos com combustível.

Quais as vantagens do Cartão Combustível?

Caso o empregador forneça o auxílio-combustível através de outras modalidades que não o Cartão Combustível, deverá exigir mensalmente os comprovantes de abastecimento, armazenar esses documentos de legitimação a fim de comprovação do benefício e sua caracterização indenizatória.A grande vantagem do Cartão Combustível Trio Card é que você controla o benefício de forma automatizada, restringindo seu uso especificamente para a sua finalidade em postos de combustíveis não descaracterizando o benefício.Além disso, seu colaborador terá à disposição várias opções de postos de combustíveis para realizar seu abastecimento conforme sua preferência. O cartão é pré-pago e o seu saldo é acumulativo, permitindo, assim, o uso mais racional de seu crédito.

Há incidências de encargos?

O benefício concedido obedecendo os critérios legais e tendo uso dentro de sua finalidade específica não possui natureza salarial e não incidirá sobre a verba de contribuições previdenciárias e tributárias. Desta forma a substituição do vale-transporte pelo vale-combustível é possível mediante ao acordo entre empresa e colaborador.Ofereça como opção de benefícios o Trio Card Combustível em sua empresa, pois além de atender as necessidades de seu colaborador, é possível agregar satisfação e valor à empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *