O conteúdo de hoje é especialmente dedicado para empresas que consomem muito combustível para realizar o seu trabalho. Para começarmos, temos duas perguntas: como está a gestão de abastecimento da frota?
Como seria se a empresa conseguisse economizar R$1.000.000,00 ao ano. Não, você não leu errado! Estamos perguntando sobre 1 milhão de reais a menos com a compra de combustível em 12 meses.
Cerca de R$84.000,00 por mês é uma quantia significativa, não é mesmo? Principalmente se considerarmos que esse valor está relacionado a uma economia. Pode interpretar também como R$1 milhão a mais por ano direcionados para outros fins. Investimentos, aquisições, renovação da frota, qualquer coisa que não seja apenas o abastecimento dos veículos.
De fato, as despesas com combustível costumam ser grandes vilãs, chegando a representar até 70% dos custos do setor. Por isso, é um ponto que costuma trazer dores de cabeça aos gestores que lutam para não extrapolar o orçamento. Aliás, se você é responsável por uma frota e nunca se desesperou porque as contas não batem no final do mês, parabéns. A sua organização é impecável.
Mas sem querer desmerecer ninguém, sabemos que essa não é uma realidade muito comum. Portanto, é provável que já tenha se deparado com o frio na barriga de quem sabe que ultrapassou o orçamento. E o pior, sem ter certeza de como isso aconteceu. Na verdade, até imagina, pois a falta de uma gestão de abastecimento efetiva costuma ser a responsável. De forma mais direta, os controles manuais são os principais causadores desse cenário desesperador.
Quer entender o porquê de fazermos aquelas perguntas lá em cima? Porque estão relacionadas a história de um de nossos clientes – e acionistas. Ajudamos a LOG 9 Transportadora a economizar R$1.000.000,00 ao ano com a compra de combustível. Quer saber como? Confira a seguir.
Como a LOG 9 conseguiu esse feito?
Você deve estar se perguntando como a LOG 9 conseguiu chegar a uma economia tão significativa, não é mesmo? Mas, antes de contarmos, é preciso entender um pouco o contexto. A empresa é uma grande transportadora, por conta disso, seus caminhões costumam rodar milhares de quilômetros para realizar as entregas. Com o alto valor do combustível, consegue mensurar o quanto gastam com abastecimentos? Muito, é claro.
Contudo, o consumo se tornava mais alto por conta de um fator muito comum: controles manuais! Gestores de frota sabem da complexidade desse processo e, quando feito dessa forma, se torna ainda pior.
Na ocasião, os caminhões abasteciam o diesel em postos de gasolina parceiros. O acerto era feito de acordo com a regra de faturamento de cada um deles. Ou seja, não existia um fluxo de caixa controlável dessas despesas, pois não havia um único dia para o pagamento. Por respeitar o prazo de cada posto, se tornava inviável ter um controle mais efetivo sobre essas despesas.
Outra questão que atrapalhava a gestão de abastecimento da LOG 9, era que cada posto praticava um valor distinto. Além do que, com a oscilação do preço do diesel no mercado, era mais difícil prever quanto pagariam pelo litro. Você deve estar acompanhando que cada vez se paga mais caro pelo combustível em nosso país. A cada aumento, quem depende disso para realizar o seu trabalho acaba tendo as finanças de alguma forma afetadas.
Essa era a realidade da LOG 9. Quando soubemos dessa necessidade em ter uma gestão de abastecimento para um maior controle e, consequentemente, economizar com a compra de combustível, sabíamos como ajudar.
Como ajudamos a LOG 9 a economizar R$1 milhão ao ano?
Uma das características comuns dos nossos colaboradores é que prezamos pelo atendimento consultivo. Desse modo, muito mais do que apenas vender nossos produtos, nossa real preocupação é atender às necessidades de nossos clientes. A partir do momento que identificamos as dificuldades, tentamos de todas as formas apresentar as melhores soluções.
Ao se deparar com a história da LOG 9, nossa consultora Gabriela Felisbino percebeu que nós poderíamos modificar o cenário. Com isso, fez contato com nossos parceiros para estudar a viabilidade e sugeriu a compra do diesel a granel.
Para deixar mais claro, o que fizemos foi entrar em contato com o nosso distribuidor de diesel para que ele fizesse a instalação de bombas internas na própria empresa. Nós cadastramos essas bombas, assim como fizemos com qualquer posto, para integrar o pagamento ao nosso sistema. Para que se saiba, o Plus Frota é um software online de gestão que possui um cartão específico para o pagamento de combustível atrelado a ele.
Com isso, ao invés de a LOG 9 fazer os abastecimentos nos postos, os caminhões podem completar o tanque diretamente dentro da empresa. Para isso, contrataram um frentista para realizar o serviço e fazer o controle das bombas.
A compra do diesel a granel é feita com o Plus Frota e todas as transações ficam centralizadas no sistema. O grande segredo da economia é que, ao ser comercializado dessa maneira, o custo do litro é em média R$0,20 a R$0,30 mais barato. Considerando o alto volume de litros consumidos, ao final de 12 meses a economia da LOG 9 é de R$1.000.000,00
Porque é importante ter uma gestão de abastecimento eficiente
Ter controle sobre os abastecimentos possibilita aos gestores ter uma visão realista do consumo de combustível de cada caminhão. Desse modo, ao observar que um está desempenhando melhor que outro, os gestores verificam o que leva isso a acontecer.
Pode ser falta de manutenção, maneira como os motoristas dirigem, estado de conservação ou qualquer outro motivo. Fato é: existem diversas razões que podem ocasionar o aumento do combustível. Mas só é possível ter essa visão quando existe uma gestão de abastecimento completa.
A partir do momento do entendimento real sobre a frota, muitas melhorias podem ser aplicadas. Mas para isso, é importante ir além de simplesmente controlar os abastecimentos. É preciso conhecer realmente como a frota se comporta.
O Plus Frota, aliás, além de contribuir para a redução das despesas com combustível, permite analisar os 5 principais indicadores de frota:
- Quilômetro por litro de cada veículo;
- Custo do km rodado;
- Consumo por veículo e motorista;
- Veículos fora de média;
- Acompanhamento do preço de combustível praticado pelos postos.
Se tiver interesse, indicamos a leitura do ebook completo que fala mais sobre os principais KPI’s e como fazer uma gestão eficiente. Basta clicar na imagem abaixo.
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