Reconhecimento de funcionários: 4 dicas para valorizar o desempenho

reconhecimento de funcionários

Se você é da área de recursos humanos e se envolve nas questões relacionadas ao recrutamento e seleção, sabe que está cada vez mais difícil atrair a atenção dos talentos. A alta competitividade do mercado na busca por profissionais que se destacam se torna quase inevitável. E quando a empresa finalmente tem sucesso e consegue contratações com o perfil desejado, é preciso encontrar maneiras de manter esses profissionais no quadro. E é aí que entra uma ferramenta estratégica que tem feito sucesso: o reconhecimento de funcionários. 

Segundo o Talent Trends Report 2021, divulgado pela Randstad, empresa global de soluções de RH, 47% das organizações estão aumentando os orçamentos destinados ao investimento total em talentos. A pesquisa realizada com 850 profissionais de RH de 17 mercados de todo o mundo revelou que 90% dos empregadores no Brasil afirmam que a aquisição de talentos é uma das principais prioridades de seus líderes de negócios.

E esse aumento de investimento pode ser reflexo da escassez de mão de obra qualificada. Dizemos isso porque no Workmonitor, outro estudo da Randstad, 61% dos líderes brasileiros afirmam ter dificuldade em atrair talentos. 

Isso quer dizer que se você vem enfrentando problemas na hora de contratar, essa não é uma exclusividade sua. E à medida que o gargalo em encontrar os melhores profissionais aumenta, o mesmo ocorre com a competitividade do mercado. Diante disso, como buscar, contratar e reter essas pessoas?

Para tentar ajudar, separamos algumas dicas para que a empresa se destaque frente à concorrência.  Até mesmo porque a chegada do fim do ano é uma excelente oportunidade de olhar para o desempenho dos colaboradores e recompensá-los pelos resultados obtidos, não é mesmo? 

Por que investir em estratégias de reconhecimento de funcionários?

reconhecimento de funcionários

Além de todos os dados apresentados, a simples atitude de reconhecer o desempenho e dedicação dos colaboradores contribui positivamente para aumentar a produtividade, a satisfação e o engajamento da equipe. E tudo isso, é claro, reflete diretamente em um dos principais objetivos do RH: reduzir a rotatividade e reter talentos. 

Independentemente do tamanho da empresa é fundamental que os empregados se sintam motivados, e isso é possível através da adoção de estratégias de reconhecimento de funcionários. 

Existem muitas ideias excelentes para fazer isso, mas separamos algumas para você aplicar na sua empresa, confira: 

  1. Desenvolva uma cultura de valorização

Muitos gestores de RH atrelam a valorização e recompensa dos funcionários às questões financeiras ou ofertas de algum tipo de remuneração variável. O que é muito importante, claro, mas valorizar o funcionário vai muito além disso. 

Elogiar, agradecer e ser gentil quando alguma tarefa for bem executada, por mais simples que seja, vai criando dentro da empresa uma cultura de reconhecimento e valorização até mesmo entre os próprios colaboradores. 

  1. Dê feedbacks e mantenha uma comunicação clara 

Talvez você até tenha estranhado esse item! Mas a grande verdade é que quando os gestores incluem na sua rotina a prática de dar feedbacks, mesmo quando negativos, contribuem para que os colaboradores se sintam seguros. 

No caso dos positivos, é apenas uma maneira de demonstrar que você está realmente percebendo o esforço e dedicação. 

Quando são negativos, por exemplo, além de ajudar o profissional a corrigir certos aspectos, de alguma forma acaba sendo um demonstrativo de que o gestor se preocupa em manter uma comunicação clara e transparente com seus colaboradores. 

  1. Estabeleça um plano de carreira

Imagine só o quão frustrante pode ser para um profissional perceber que mesmo com todo o seu empenho e dedicação não há possibilidade de crescimento. É mais ou menos como a sensação de andar por horas, e perceber que está voltando sempre ao mesmo lugar. 

Em contrapartida, saber que existe um caminho que pode ser trilhado profissionalmente dentro da empresa traz motivação para seguir cada vez mais em busca dos melhores resultados. 

  1. Ofereça bonificações e premiações 

Criar uma política de bonificação financeira como forma de reconhecimento de funcionários é algo que deve fazer parte da estratégia das empresas. Existem diversas formas e critérios que podem permear essa decisão e todas elas devem ser avaliadas para atender (ou até mesmo surpreender) às expectativas dos funcionários, respeitando a realidade da corporação. 

Participação nos lucros, aumento salarial, benefícios corporativos diferenciados, enfim. A remuneração sempre será uma forma assertiva de agradecer e reconhecer o desempenho da equipe. No entanto, é importante prestar atenção no que diz a legislação sobre o pagamento de premiações para evitar descumprir as exigências. 

Uma maneira segura de bonificar, por exemplo, é investir em um cartão destinado a esse fim, como é o caso do Trio Card Premium. 

Confira abaixo os diferenciais do nosso benefício: 

  • Juridicamente seguro: após a reforma trabalhista, as empresas ganharam liberdade e segurança para premiar seus colaboradores.
  • Otimiza processos e reduz custos: não há necessidade de ter que se preocupar com a logística ou sequer com a compra antecipada de brindes, por exemplo.
  • Dá autonomia aos colaboradores: em nossa rede credenciada existem diversas opções de estabelecimentos para atender as mais variadas necessidades de compras. Assim o colaborador define como utilizar o recurso oferecido. 
  • Gestão online: A empresa consegue gerenciar de forma online e facilitada a gestão dos cartões. Além disso, de maneira simples, é possível carregar o cartão na hora em que for preciso
  • Pode ser reutilizado: Sempre que possível, a empresa pode liberar novos valores de recarga, não necessitando realizar a compra de novos cartões todas as vezes que for necessário.
  • Centraliza informações: através do APP e do site da Trio Card, colaboradores e gestores poderão acessar todas as informações referentes ao cartão disponibilizado.
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