Em diversas oportunidades, os gestores se deparam com falta de motivação ou de conhecimento técnico por parte dos funcionários. Nesses casos, muitos tendem a enxergar o problema apenas como uma deficiência do colaborador. Mas a verdade é que o gestor também precisa se preocupar com isso. E uma das formas de fazer isso é pensando na vida do funcionário de uma maneira mais ampla, ou seja, criando para ele (e com ele, claro), um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).
O PDI é uma trajetória que todo bom profissional deve buscar e que precisa ser facilitado pela empresa, afinal, quem colhe os frutos positivos disso são as duas partes envolvidas. Vejamos: o funcionário aprende e cresce pessoalmente, e a empresa tem um capital humano mais qualificado para lidar com os desafios do dia a dia, assim, possivelmente aumentando a produtividade, liderando equipes e contribuindo para o crescimento da empresa como um todo, tanto financeiro quanto como marca empregadora.
Para realizar um Plano de Desenvolvimento Individual é preciso ter um planejamento forte dentro do setor de RH, levando em consideração justamente as características particulares de cada colaborador, mas tendo oportunidade para todos, seja por meio de qualificações constantes, incentivos educacionais, orientações vocacionais e muito mais. Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o PDI e as principais vantagens para empresa e colaborador, além de entender como é possível aplicar esse planejamento na sua organização.
O que é o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)?
O Plano de Desenvolvimento Individual, como antecipamos, é uma prática frequente em muitas empresas, mas muitas delas ainda não conseguem ver todos os benefícios desse planejamento. É o PDI que proporcionará o crescimento pessoal constante dos colaboradores, além do profissional, é claro.
O grande diferencial do Plano de Desenvolvimento Individual é que ele não é focado apenas nas especificidades técnicas do setor, mas busca formar o colaborador como um todo, pensando em habilidades emocionais, como liderança, empatia e como lidar sob pressão, por exemplo.
Além disso, pensar um Plano de Desenvolvimento Individual precisa levar em consideração as particularidades de cada colaborador. Por exemplo: o seu colaborador sabe algum idioma além do português? É uma pessoa mais introspectiva ou mais expansiva? Ele(a) domina todas as ferramentas necessárias para desempenhar sua função com excelência? De nada adianta oferecer cursos genéricos, pois eles não cativarão a equipe e nem farão ela entender as potencialidades do PDI.
LEIA TAMBÉM: Qual a importância do plano de carreira nas empresas?
Quais as vantagens do PDI para empresas e funcionários?
Um medo muito comum entre alguns gestores quando o assunto é Plano de Desenvolvimento Individual é sobre treinar uma pessoa e ela sair da empresa para outra oportunidade. Isso, de fato, pode acontecer, mas o contrário também pode! E acontece muito mais do que você imagina.
Ao ter um PDI, o colaborador percebe a preocupação da empresa com sua carreira, e isso faz com que ele pense duas vezes antes de sair do emprego para outro, pois entende que a empresa é muito mais que apenas um lugar de trabalho rotineiro.
De mesmo modo, esse funcionário, enquanto permanecer na sua empresa, desempenhará as atividades muito melhor, trazendo mais lucro, produtividade, agilidade e constância para o trabalho a ser realizado.
Dentre as vantagens para a empresa, também vale mencionar que, quando uma organização é conhecida por ter um Plano de Desenvolvimento Individual, ela está consolidando seu nome como uma marca empregadora no mercado, atraindo cada vez mais talentos qualificados e realmente interessados na vaga.
Já para os funcionários, as vantagens se somam, sendo elas:
- Aprender a lidar com os desafios;
- Desenvolver liderança;
- Oportunidade de aprender algo novo;
- Construir autoestima intelectual;
- Vencer barreiras;
- Motivação no trabalho;
- Buscar equilíbrio entre vida profissional e pessoal;
- Ajudar equipes a fazer o mesmo, melhorando o bem-estar do ambiente corporativo.
Como a empresa pode atuar para incentivar o Plano de Desenvolvimento Individual entre os colaboradores?
Para incentivar o PDI na empresa, é preciso ter uma comunicação horizontal, onde os colaboradores entendam a real importância de se preocupar com este assunto não somente para o trabalho, mas também para sua vida pessoal. Afinal, nada melhor do que superar aquele obstáculo que se achava impossível, né? O trabalho lida diariamente com questões muito mais complexas que vão muito além de realizar uma simples tarefa.
Nesse sentido, uma boa forma de incentivar o Plano de Desenvolvimento Individual é ter isso consolidado como uma política da empresa. Assim, o colaborador, ao entrar para o quadro de funcionários, já sabe que isso é uma prioridade para os gestores e começará a ver, de fato, as vantagens de adotar um PDI.
Como implementar o Plano de Desenvolvimento Individual?
O Plano de Desenvolvimento Individual pode ser implementado de várias formas, como, por exemplo, capacitações frequentes na empresa, diálogos semanais com cada colaborador em particular, escuta ativa em relação às demandas de cada setor/ funcionário, entre outros. Além disso, funcionam também como ótimas alternativas de implementação: oferecer assistência psicológica, auxílio-educação, desconto em plataformas de ensino, ou ainda, benefícios corporativos voltados para o PDI.
O mais importante, como citado anteriormente, é levar em consideração cada especificidade dos colaboradores, entendendo que cada um enfrenta desafios e possui vontades diferentes, o que inviabiliza um plano genérico e que englobe toda a equipe em um único planejamento.
Leia também: 7 motivos para oferecer benefícios flexíveis aos funcionários
Incentive seus colaboradores com os benefícios da Trio Card
Os benefícios corporativos são uma ótima forma de incentivar o Plano de Desenvolvimento Individual, especialmente se eles forem voltados para educação e formação pessoal de cada colaborador.
Aqui na Trio Card, além da variedade de benefícios como vale-alimentação, vale-refeição ou vale-combustível, quem usa nossa bandeira também usa a bandeira da Personal Card. E é aí que temos uma solução incrível para pensar o Plano de Desenvolvimento Individual: É a Plus Educar!
São mais de 1.300 cursos exclusivos para usuários de cartões Trio Card, e a família do colaborador também pode ser incluída no recurso! Os cursos se dividem em duas categorias:
- Aprimoramento Profissional: são mais de 640 cursos online que englobam áreas como Administração, Gestão, Secretariado, Finanças, Contabilidade e Letras.
- Reforço e Complemento Escolar: as opções vão do Ensino Fundamental ao Enem, passando por estudo de línguas e cursos multidisciplinares. São 728 opções que levarão conhecimento onde e quando você quiser, como cursos de Inglês, Espanhol, Italiano, Filosofia, Informática básica e reforços escolares divididos por série frequentada.
Bom demais, né? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e tenha um Plano de Desenvolvimento Individual forte e atuante na sua empresa!